Nas últimas semanas o DIARINHO analisou as notas do Ideb (índice de Desenvolvimento da Educação Básica) das escolas de Itajaí e região para saber como anda a educação por aqui. As notas variam de 2,7 até 6,6 pontos. Na maioria dos municípios a constatação foi a mesma: a educação até a 4ª séria tá bacana e de 5ª a 9ª série o bicho pega. No balanço da educação, a melhor escola da região fica em Bombinhas e a pior em Itajaí.
Continua depois da publicidade
O aprendizado vai além da sala de aula. Essa é a receita empregada na escola Municipal Dona Dilma Mafra, de Bombinhas, que tem diversas atividades extraescolares pra gurizada. O reflexo dessa atenção ...
O aprendizado vai além da sala de aula. Essa é a receita empregada na escola Municipal Dona Dilma Mafra, de Bombinhas, que tem diversas atividades extraescolares pra gurizada. O reflexo dessa atenção especial apareceu nas notas 6,6 da gurizada até a 4ª série e 4,8 pra galera de 5ª a 9ª série, na última prova do Ideb. A notona dos alunos da escola Dilma Mafra é tão boa que supera a meta que o Ministério da Educação e Cultura (MEC) estipulou para o Brasil até 2021, que é de 6,0 pontos.
Continua depois da publicidade
As atividades fora da sala de aula ajudam a aproximar o aluno e os pais da escola. Além disso, atividades como esportes, passeios e aulas de arte ajudam na formação pessoal de todos. Essas ações são realizadas fora do horário de aula, mas só os alunos que têm boas notas podem participar e isso acaba estimulando-os a estudar mais, conta o diretor da escola, José Roberto de Santana.
Além da estrutura física, com direito à biblioteca, quadra de esportes e laboratórios, o acompanhamento permanente feito pelos professores é um dos trunfos da escola da capital do mergulho. Temos uma equipe de professores capacitada, que se atualiza e procura acompanhar cada aluno de perto e assim, podemos perceber se há evolução ou não do ensino, diz a diretora adjunta, Karime Franzói.
Continua depois da publicidade
Escola ruinzona é peixeira
O mau exemplo ficou por conta da escola Estadual Básica Professor Ary Mascarenhas Passos, da city peixeira, que teve a pior média entre todas as unidades escolares da região. A escola do bairro São Vicente tirou 2,7 pro ensino de 5ª a 9ª série. A nota ficou muito abaixo da média nacional, que é de 4,6 pontos.
O DIARINHO procurou a direção da escola pra falar sobre a nota ruinzona, mas ninguém foi encontrado para comentar o assunto. A gerente de educação da secretaria de Desenvolvimento Regional de Itajaí, Clenira Schmitiz, admite não saber os motivos das notas vermelhas e aponta que talvez nada melhore na avaliação deste ano por causa da greve do professores, que durou 62 dias.
Clenira afirma que as escolas estaduais têm vários problemas, mas não consegue explicar quais seriam. Ela diz que está há apenas três meses na gerência e por isso ainda está se inteirando da situação. As escolas estaduais têm vários problemas e estamos tentando solucionar. No ano passado, por causa das notas ruins, várias escolas receberam investimentos do MEC para reforçar o setor pedagógico. Mas este ano tivemos uma greve de professores, então isso também deve ser levado em conta, finaliza Clenira. O DIARINHO tentou falar com a diretora do Ary Mascarenhas durante toda à tarde de ontem, mas não teve sucesso.
O que é Ideb?
O Ideb é uma avaliação do ensino básico no país e leva em conta o rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e médias de desempenho na Prova Brasil. Criado em 2007, o Ideb serve como diagnóstico da qualidade do ensino brasileiro e também como parâmetro das políticas de distribuição de recursos (financeiros, tecnológicos e pedagógicos) do MEC. O teste é realizado de dois em dois anos e a próxima avaliação será no final de 2011. Os alunos da 4ª série e do 9º ano de todas as escolas públicas de educação básica do país passarão pela prova.
Continua depois da publicidade