José Carmo Dias de Oliveira, diretor de emprego e renda da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Sedeer) da prefa, diz que a intenção é atingir um público de 10 mil pessoas só no ano que vem. A sacada é que os alunos não precisam sair de casa pra estudar, já que vão poder apreender o conteúdo através de tele-aulas pelo computador. Outra vantagem é que o horário também é o aluno quem faz, dependendo do seu tempo disponível. Ah! E é tudo digrátis.
Continua depois da publicidade
Vai ter uma pá de cursos
A duração do ensino à distância vai depender do curso escolhido. Alguns terão apenas 30 dias e outros chegarão a um ano de estudos. Todos, garante o pessoal da fundação de Educação Profissional e Administração Pública de Itajaí (FEAPI), que é ligada à prefa e tem a responsa de trocar o projeto Navegador, darão direito a um certificado.
Continua depois da publicidade
O lançamento hoje será às 14h no auditório da prefa, que fica na quadra entre as ruas Alberto Werner e José Eugênio Müller, na Vila Operária. A empresa que tocará o sistema é a Dtcom, especializada em comunicação corportativa e com experiência em ensino à distância para o setor privado.
Tem computador pro povão
Se você chegou até aqui se mordendo todo porque não tem internet em casa e acha que não vai pode aproveitar o arrego do projeto Navegador, não se preocupe. A prefa disponibiliza terminais de computadores pra uso gratuito do povão. Um desses terminais fica na sede da própria Feapi, na rua Tijucas, 511, no centro da city, bem na frente da loja de motocas Toni Center.
O outro é no centro Educacional Pedro Rizzi, na rua Agílio Cunha, 762, no Cidade Nova. Dependendo da programação de atividades da Feap e do centro educacional pro ano que vem, em alguns dias da semana vai dar pra usar os computadores até mesmo à noite.
Veja aí a lista dos cursos
Gostou dessa história de fazer um capacitação estudando em casa? Então veja aí a lista dos cursos à distância que a partir de hoje estão sendo oferecidos pelo projeto Navegador. Se prepare, que a lista já começa grande: redes e mídias sociais, liderança, atendimento eficiente ao cliente, administração eficaz de conflitos, gestão da qualidade total, pensamento estratégico, planejamento estratégico para o varejo, planejamento estratégico e orçamento público, introdução à eletricidade básica, gerenciador de e-mails, relacionamento interpessoal no trabalho, planilhas de Excel, marketing e um tal de HP12C, que é uma técnica de tomada de decisões para assuntos financeiros.
As inscrições podem ser feitas pela internet, no página da Feapi (www.feapi.itajai.sc.gov.br).
Continua depois da publicidade
Bambambãs indicam as melhores oportunidades de carreira em Itajaí
Bagrão da Multilog
A esfera do comércio exterior é muito profícua para os profissionais que queiram seguir carreira. É o que afiança Eclésio Silva, diretor do porto seco Multilog, chefão do sindicato estadual das agências marítimas e dirigente da associação Empresarial de Itajaí (ACII). As dicas de Eclésio também são pra cadeia produtiva do petróleo e do gás. Principalmente no setor da engenharia, afirma. Outro que vai crescer muito é o setor naval, completa, referindo-se em especial à construção de iates de luxo e de embarcações voltadas ao suporte da exploração de petróleo, as tais off shore.
Continua depois da publicidade
Chefão do Porto
Antônio Ayres Santos, superintendente do porto Público de Itajaí, mesmo fazendo questão de dizer que os segmentos portuário e logístico são os principais pilares da economia de Itajaí, admite que as oportunidades de carreira na cidade atingem hoje muito mais negócios que os ligados ao comércio exterior. Não podemos deixar de lado outros setores econômicos que estão em franco crescimento na cidade, a exemplo das indústrias da construção naval, da construção civil e do turismo, bem como a atividade pesqueira, uma antiga vocação econômica do município, observa.
Abobrão da Sedeer
Clayton Batschauer, secretário de Desenvolvimento Econômico, Empresa e Renda (Sedeer) da prefa peixeira, chega a colocar as oportunidades num ranking. A primeira é a cadeia do petróleo e do gás, a segunda é a logística portuária e a terceira é a construção, opina. Ainda pro abobrão da Sedeer, vão pintar chances de bons empregos e de carreiras nas áreas de construção naval ou diretamente ligadas à ela. Junto com a indústria do petróleo e do gás, temos outro novo mercados em expansão na cidade, que é o de um pólo náutico de excelência internacional, lembra.
Continua depois da publicidade