A chuvarada e o risco de enchente fez brochar a vontade do povão de Itajaí de ir às compras. Desde semana passada estamos enfrentando uma queda no movimento nas lojas, afirma Bonaldo de Oliveira, o Bona, presidente da Centro Lojas Itajaí, a associação que reúne os lojistas do centro peixeiro. Caiu 30% ou mais, aponta Bona, referindo-se ao movimento dos consumidores que costuma bater perna pela rua Hercílio Luz.
Continua depois da publicidade
O chefão da Centro Lojas não tem dúvidas de que a queda no número de pessoas, principalmente pelo calçadão da rua Hercílio Luz, tá ligada à chuva. Desde que começaram a rolar as informações da ...
O chefão da Centro Lojas não tem dúvidas de que a queda no número de pessoas, principalmente pelo calçadão da rua Hercílio Luz, tá ligada à chuva. Desde que começaram a rolar as informações da chuva, da probabilidade de ter enchente diminuiu o movimento e isto porque as pessoas ficam apreensivas, avalia.
Continua depois da publicidade
A brochada de consumidores no comércio do centro, também aponta Bona, tá ligada a outros fatores. Um deles é o fato de estarmos na segunda-quinzena do mês. O dinheiro no bolso já acabou e aí as pessoas costumam comprar menos, explica. Unido a isso, chegamos nessa segunda-feira (ontem) e os bancos em greve e isso sempre se reflete nas vendas, porque inibe o consumidor a vir pro centro, aponta ainda.
Bona espera que a partir do final desta semana, com o fim da chuvarada e sem mais risco de inundações, o movimento volte ao normal no centro. Além disso, a partir de 1º de outubro, que é daqui a uma semana, o comércio começa a se agitar pra venda do Dia das Crianças, a quarta melhor data pros lojistas peixeiros. O Dia das Crianças costuma ter de 8%a 9% de aumento de vendas em relação aos dias normais, informa Bona.
Continua depois da publicidade