DENÚNCIA
Trecho do rio Marambaia é tampado por novo restaurante no centro de BC
Secretaria de Meio Ambiente prometeu fiscalizar situação
João Batista [editores@diarinho.com.br]
Um trecho do rio Marambaia, no centro de Balneário Camboriú, que ainda podia ser visto à céu aberto, foi tampado em obra denunciada como irregular por um morador. A intervenção foi na rua 1201, ao lado do número 91, onde funciona um restaurante que teria sido beneficiado com o “novo espaço”. A prefeitura informou que a denúncia não chegou aos órgãos competentes, mas o caso seria enviado pra Secretaria do Meio Ambiente para fiscalização.
O arquiteto urbanista Gabriel Gallarza, que teve conhecimento da denúncia, destacou que o tapamento do rio vai contra “todo o bom senso quanto ao momento de emergência climática” que o mundo vive.
“Precisamos tomar outra postura, abrir o rio ao invés de fechar. Um futuro de qualidade para a cidade depende de renaturalização dos corpos hídricos, jardins de chuva, cidade esponja, áreas verdes, arborização urbana… e muito mais”, avalia.
Ele lembra que o rio Marambaia, que hoje corre a céu aberto por cerca de 800 metros, desde a rua 2001 até a foz, junto ao molhe da Barra Norte, já foi muito mais caudaloso, formado por diversas lagoas ao longo do trajeto, que vinha desde a região onde é a atual praça Higino Pio, seguida da avenida da Lagoa.
“O que vemos hoje é um canal, pobre, enfraquecido, envenenado pelo esgoto clandestino e emparedado nos fundos dos arranha-céus orgulho da cidade”, critica. Entre as ruas 1001 e 2001, o traçado do rio segue encoberto pelas construções, com alguns pontos visíveis, como no trecho em que houve a obra denunciada.