JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Fabrício voltou militante
O secretário de (des) Planejamento estadual, o muso das bochechas rosadas Fabrício Oliveira (Republicanos), apareceu pra se indignar em manifestação contra a morte do cão Orelha, mas quando prefeito, fez muito pouco pela causa animal
Quem é vivo sempre aparece
Prestes a completar oito longos meses à frente da Secretaria de Estado do Planejamento, o ex-prefeito e muso das bochechas rosadas de BC City, Fabrício de Oliveira (partindo para o Republicanos), resolveu dar o ar da graça no último domingo. Mas não foi para anunciar alguma conquista, projeto aprovado, obra liberada ou recurso destinado a Maravilha do Atlântico.
Passeata
Já tem cadastro? Clique aqui
Quer ler notícias de graça no DIARINHO? Faça seu cadastro e tenha 10 acessos mensais
Ou assine o DIARINHO agora e tenha acesso ilimitado!
Faça login com o seu e-mail do Google:
OU
Se você já tem um login e senha, por favor insira abaixo:
Quem é vivo sempre aparece
Prestes a completar oito longos meses à frente da Secretaria de Estado do Planejamento, o ex-prefeito e muso das bochechas rosadas de BC City, Fabrício de Oliveira (partindo para o Republicanos), resolveu dar o ar da graça no último domingo. Mas não foi para anunciar alguma conquista, projeto aprovado, obra liberada ou recurso destinado a Maravilha do Atlântico.
Passeata
O líder regional, que deveria se posicionar como um verdadeiro membro do executivo estadual, veio participar de passeata em protesto pela morte do Orelha, demonstrando “sua indignação coletiva pela violência cometida contra um animal, para pedir mudança de mentalidade e de legislação”.
Fez?
O vídeo publicado pelo ex-alcaide nas redes sociais dá a entender que o protesto é de meros cidadãos, e que alguém tem que fazer alguma coisa. Agora, a pergunta: Fabrício já fez? Poderia fazer algo agora? Hummmmmm...
Recordar é viver
Em 2024, no último ano de sua gestão na cadeira mais estofada dos altos da Dinamarca, a ONG Viva Bicho enfrentava situação crítica, concentrando todas as demandas da city no resgate, acolhimento e tratamento de animais de rua ou que sofreram maus tratos. Em resumo: em oito anos, nem criar um departamento para o bem-estar animal foi possível. Ué!
Para inglês ver
Saudosistas do período fabricista no comando da praia alagada, ops, alargada, alardeiam que o pop star teria sido o prefeito que mais fez algo pela causa animal, pois sancionou a lei 4436/2020, que dispõe sobre o controle de populações de animais comunitários em BC. O problema é que entre aprovar uma lei e tirar a mesma do papel há um abismo gigantesco.
Vamos aos números
Em um ano de gestão, a prefeitona espevitada, Juju Pavan (PSD), fez mais castrações em mutirões do que o atual bambambã do planejamento estadual em seus oito anos na prefa. Juju fez 707 castrações em diversos bairros e Fafo fez 500 castrações.
Implantados
O orçamento para políticas de bem-estar animal foi ampliado e setores específicos para a política de bem-estar animal (Meio Ambiente) e de combate aos maus tratos aos animais (Segurança Pública) foram, enfim, implantados.
Sempre há o que fazer
É claro que cada gestor, a seu tempo e a seu modo, faz o que pode e dá contribuições. Mais do que natural. O difícil é ver políticas públicas ainda insuficientes para a proteção animal, e, em contrapartida, eventos onde a população demonstra sua revolta e políticos tentam surfar a onda e capitalizar em cima da desgraça geral – que eles mesmos não ajudam a resolver.
Piramidal retoma os trabalhos
Nesta terça-feira, a piramidal casa do povo pexêra inicia o período legislativo com a primeira sessão ordinária, e com expectativa de que o prefeito Robison Coelho (PL) faça o discurso no legislativo pontuando os objetivos do executivo para o ano de 2026.
Faceiros
Nossos heróis do legislativo estão faceiros, tudo por conta do novo sistema de processo legislativo da piramidal casa do povo pexêra. O presidente da piramidal, o entisicado vereador Fernando Pegorini (PL), determinou que não queria mais processos arcaicos e com pastas de papel.
Transparência
Desta forma, o povo ganhou mais transparência nos trabalhos do legislativo, sem a possibilidade de engavetar projetos como acontecia no passado. O processo fica muito mais célere e a conexão entre legislativo e executivo se fortalece.
Economia e meio ambiente
Tudo interligado, com protocolos do poder executivo que acessarão também, tudo via digital, sem precisar ir lá na piramidal pra carimbar. Além de o legislativo estar economizando com gasto de tinta e papel, e contribuindo com o ambiente altamente sustentável. Parabéns, Pegorini!
Treta na Emasa
Bastidores da autarquia estão fervendo! A briga entre bagrões e efetivos tomaram novos rumos nos últimos dias, indo parar no Ministério Público! É treta que não acaba mais! De um lado acusações de bagrões preguiçosos e incompetentes, e seus chegados que recebem salários altos para não entregar nada.
Treta na Emasa 2
E do outro lado na autarquia de água & esgoto da Maravilha do Atlântico, efetivos descontentes com os desmandos, relatando danos causados pela atual gestão à autarquia, suposta improbidade e ofensas pessoais. Credo!
Comissão pra todos!
O problema é tão grande que não há clima interno para a realização de qualquer reunião envolvendo a direção e os servidores efetivos. Tudo é resolvido no Ministério Público! Assim não phode, prefeitona dos bairros!
Envasamento de copinho
Cadê a valorização aos servidores de carreira tão falada e prometida em campanha? E olha que quase a totalidade dos servidores recebe por uma comissão remunerada que foi criada para dar um plus no salário. Tem até comissão de envasamento de copinho de água. Pracabá!
Caixa preta!
Nesse vai e vem de denúncias ao MP, teve servidor que abriu a caixa preta da Emasa e mandou ao MP a versão dos fatos, com provas e até prints de conversas que desmentem os argumentos da direção.
Caixa preta 2!
E dizer que a prefeitona gritava aos quatro cantos que iria abrir a caixa preta do governo passado, mas na real quem abriu foram os servidores efetivos da Emasa, desmontando mais uma teoria de que “tudo estava errado e estamos consertando”, como afirma sempre a prefeitona em suas manifestações.
Melhor, melhor do mundo!
Enquanto isso, no país das maravilhas em que vive o melhor do melhor do mundo, Auri Pavan, ops, Pavoni segue com suas afirmações que tudo está maravilhoso, que a equipe está unida, resolvendo os problemas do passado. Sempre esse papo de problemas do passado! E como vai resolver esse problema do presente? Acorda do sonho, Auri!
Acareação, já!
No documento enviado ao Ministério Público, foi solicitada a acareação entre servidor e direção. Ou seja, os efetivos demonstram que estão de saco cheio dessa conversa fiada e da falta de respeito que impera na autarquia. Não bastasse o governo proteger comissionados que ofendem e ameaçam mulheres, agora fica inerte, sem uma palavra para defender o ativo mais valioso que é o servidor público.
Puxas
Por outro lado, no mundo dos puxas – em que se o Auri dá um peido acham lindo e maravilhoso – dizem não saber o que o Auri ainda estaria fazendo na Emasa, manchando a sua carreira pra tentar resolver problemas onde os servidores não estão nem aí pra nada. Será?
Plano Diretor
Por falar em Auri, os linguarudos dizem que ele, mesmo tendo participado da elaboração do último Plano Diretor no governo do galego Spernau, foi deixado de lado no atual governo, nem ouvem a sua opinião, e, quando ouvem, nem dão bola. Por que será?
Vai sair
Dizem os bocudos que o pai do sapatinho, o secretário de Planejamento Carlos Humberto Pai, o Biden de BC, aquele que não conseguiu planejar uma ciclovia decente na avenida do Estado Dalmo Vieira, fala aos quatro cantos pra quem quiser ouvir que só tá na prefa pra aprovar o Plano Diretor e já vai carcar quando for aprovado. Sério?
Papo furado?
Sempre o mesmo papinho: o construtor milionário que quer ajudar a melhorar a cidade e blábláblá. Mas atitudes como essa, se vier a ocorrer, só demonstra que o interesse dos construtores em aumentar a altura dos edifícios sempre estará à frente dos interesses da cidade e da população.
Quem avisa...
Ainda bem que já estou avisando! Os amados vereadores da city da praia alagada, digo, alargada, prestem atenção no Plano Diretor que será encaminhado pra câmara nas próximas semanas. Vocês são responsáveis também pelo futuro da Dubai brasileira.
Só pra posar de bonita? A procuradora Especial da Mulher no legislativo, Ciça Müller (PDT), ficou calada antes e agora, com o retorno do Egovaldo, ops, Evaldo Hoffmann ao governo de BC, mesmo depois de ele dizer que ia “quebrar ao meio” uma líder comunitária
Maes
O ex-chefão da Fundação de Esportes e Lazer e ex-suplente de vereador que assumiu a cadeira estofadinha da piramidal, Paulo Maes, deixou o MDB e ainda não escolheu a sigla onde deve aportar. Consta que Maes anda atuando em BC, e que pensa seriamente em ser pré-candidato a deputado estadual neste ano. E que teria conversas adiantadas com algumas siglas. Hummmmm...
Áudio-bomba
A Dubai brasileira amanheceu com um áudio bombástico circulando nesta segunda-feira, mostrando o motivo pelo qual a prefeita Juliana Pavan convidou o coronel aposentado, Egovaldo, ops, Evaldo Hoffmann a se retirar do cargo de secretário de (in) segurança há quase seis meses.
“Vou te phoder!”
Na publicação de um portal de notícias com mais de 1,2 milhão de seguidores dá para ouvir os xingamentos que Egovaldo proferiu para uma líder comunitária, enquanto era secretário na Dubai maravilha, o mais leve é vou te “phoder”.
Desequilibrado
Como alguém que ocupa um cargo de tamanha relevância em uma das cidades mais importantes do estado e do país fala assim com uma mulher? Egovaldo mostrou um total desequilíbrio para ocupar um cargo público. E, mesmo assim, a prefeita Juliana Pavan resolve nomeá-lo novamente, agora para ser gestor do BC Trânsito. Que vergonha!
Assédio
E para ficar mais ridículo ainda, recebi hoje um vídeo institucional com duas servidoras públicas em um busão, lançando a campanha contra o assédio no ônibus coletivo da BC city, bem no dia da divulgação do áudio do Egovaldo. Seria bom a prefeita avisar pra ele? Ai qui dor!
Silêncio
O que dizer da vereadora viajante e seguidora dos preceitos brizolistas, Ciça Müller (PDT), que é, pasmem, chefona da procuradoria Especial da Mulher na casa do povo da praia alagada, digo, alargada? Tá por fora de tudo ou vai dizer que o colunista é machista por pontuar que ela se cala?
Cara de paisagem
A Ciça Müller é a procuradora Especial da Mulher na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú desde fevereiro de 2025, mas tá fazendo cara de paisagem. Até quando esses cargos serão só de enfeite e para angariar votos das mulheres, porque de efetivo de defesa até agora não vimos nada. Só por Deus!
Será que “subiu pra cabeça” do Décio Lima (PT), ele deixou de ser paz e amor e virou raivinha, esquecendo que a política é a arte do diálogo?
Pegou ar
O episódio da treta envolvendo o poderoso presidente do Sebrae nacional, o itajaiense Décio Lima (PT) e o futebolista Níkolas Reis (PSD), que o entrevistava no podcast Polilógica, ganhou as redes sociais no dia de ontem, a partir do comentário da coluna Jotacê e só evidencia uma coisa: Décio "pegou na corda".
Todinho
Quem assistiu o podcast na íntegra pôde perceber que ideia era um bate-papo leve, pra ouvir a versão do petista sobre vários temas, que incluíam a federalização do Porto, mas o Décio resolveu levar pro campo político/eleitoral, batendo no peito como salvador, dando nos dedos do bolsonarismo local e ignorando uma pá de evidências de que até pode ser assim, mas não é bem assim.
Perdeu a chance
Nitidamente, o Décio perdeu a chance de fazer um discurso do alto e se igualou a tchurma do mais baixo que se vê nas redes sociais. Ao invés de se colocar ao lado da cidade, dos mandatários eleitos, preferiu desdenhar das suas atuações, mesmo a cidade inteira sabendo das boas intenções (e ações) do prefeito Robison Coelho (PL) em favor da manutenção da autoridade pública local.
Piramidal volta ao trampo legislativo nesta terça-feira, com novidades. Novo lead do telão, em votação simulada
Mais uma vez
E não é a primeira vez. Décio tem distribuído processos e promovido picuinhas que não condizem com a altura do cargo que ocupa, nem com sua origem pexêra. Até esse pançudinho escriba, que não tem partido político nem preferência eleitoral na hora de escrevinhar essas linhas, já foi vítima da sua ira.
Dá tempo
Não se trata aqui de uma crítica infundada. O que espera a maioria do povo pexêro é que seus ilustres filhos se unam em favor da cidade, independentemente de partido, e o petista tem se desgarrado dessa lógica por raivinha boba que fica explícita em momentos como este. Mas pode mudar, se quiser.
Frase do dia:
“Não trabalho com a miséria, mas com as pessoas mais pobres. Elas são muito ricas em dignidade e buscam, de forma criativa, uma vida melhor. Quero com isso provocar um debate. A nossa sociedade é muito mentirosa. Ela prega como sendo única a verdade de um pequeno grupo que detém o poder”
Sebastião Salgado
A verdade
Não é pitaco, é fato. Se não houvesse boa vontade do alcaide Robison Coelho (PL) não haveria nem alfandegamento. Desde o início do governo, mesmo com o abismo ideológico entre o governo municipal e federal, o prefeito tem contribuído para o Porto de Itajaí voltar a ser grande. E o mínimo que se espera é um muito obrigado.
Conteúdo Patrocinado
Comentários:
Deixe um comentário:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.