ITAJAÍ
Entregas dos Correios atrasam na região por causa da greve no fim do ano
Clientes relatam demora acima do normal, mesmo pra encomendas expressas
João Batista [editores@diarinho.com.br]
A greve dos Correios em dezembro de 2025 afetou as entregas neste início de ano em ao menos nove estados que aderiram à paralisação, incluindo Santa Catarina. Na região de Itajaí, clientes relataram que postagens feitas no começo de janeiro ainda estavam paradas no centro de distribuição de Itajaí nesta semana. O tempo de espera ficou acima do normal, mesmo para envios de Sedex.
Uma empresária de Balneário Camboriú contou que fez postagens nos dias 13 e 21 de janeiro, mas as correspondências ficaram paradas em Itajaí. “Ambas paguei envio por Sedex e até agora não foi entregue”, relatou. “Acredito que esse não seja um problema só meu, mas de muitas pessoas. Não temos a quem recorrer, já que os canais dos Correios não dão retorno”, completou.
Continua depois da publicidade
Na agência dos Correios em Balneário Camboriú, a atendente confirmou à cliente que a central de Itajaí estava com muitos atrasos nos despachos e que outras pessoas reclamaram do mesmo problema. Apenas nesta semana, malotes de 12 de janeiro estavam sendo abertos pela loja.
A greve dos Correios se estendeu de 16 a 30 de dezembro de 2025, cobrando reajuste salarial com reposição da inflação. O fim da greve foi ordenado pela Justiça do Trabalho, com aumento de 5,1% sobre salários e benefícios. A empresa anunciou a retomada das atividades operacionais em 31 de dezembro, mas a normalização dos fluxos de entregas seria gradual em todo o país.
Terceirização e mutirão contra impactos da greve
A assessoria dos Correios em Santa Catarina informou ao DIARINHO que, em função da greve no final de 2025, houve acúmulo de carga no início de janeiro de 2026. “Para mitigar eventuais impactos operacionais, a empresa adotou medidas contingenciais que garantem a continuidade dos serviços prestados à população e a regularização dos prazos”, esclareceu.
Em Itajaí, segundo a empresa, uma das unidades já está com 100% da entrega de encomendas em dia. “Também foi realizada contratação de terceirizados para auxiliar no tratamento e entrega dos objetos postais em operação de mutirão durante o próximo final de semana”, disse em nota.
A empresa não deu prazo pra regularização total das entregas na região. Os Correios reforçaram que mantém canais de atendimento aos clientes, pelas centrais 4003-8210 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800-881-8210 (demais municípios).
João Batista
João Batista; jornalista no DIARINHO, formado pela Faculdade Ielusc (Joinville), com atuação em midia impressa e jornalismo digital, focado em notícias locais e matérias especiais.
