Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Mioto quer projeto para evacuar escolas em emergências


Mioto quer projeto para evacuar escolas em emergências
(foto: divulgação)

O deputado estadual Jair Miotto (União) propôs projeto sobre planejamento prévio e o efetivo treinamento para evacuações emergenciais e de iminente perigo nas escolas. O treinamento poderá ser realizado pelos Bombeiros Militares ou empresas especializadas

 

Um governo firme e forte

Posso discordar de várias decisões ou encaminhamentos da gestão da prefeitona dos bairros, Juju Pavan (PSD). Porém, é inegável que em míseros 11 meses de administração a minha ex-musa ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

 

Um governo firme e forte

Posso discordar de várias decisões ou encaminhamentos da gestão da prefeitona dos bairros, Juju Pavan (PSD). Porém, é inegável que em míseros 11 meses de administração a minha ex-musa da confusão teve mais coco roxo do que os homens que a antecederam no cargo.

 

Reformas a ferro e fogo

Juliana parece decidida a implantar sua agenda reformista, custe o que custar. Com a maioria conquistada na casa do povo, a dama de ferro da city já aprovou a reforma da previdência do funcionalismo; a reestruturação do Funservir; a nova planta genérica de valores; a reforma administrativa que diminui oito secretarias e outras mudanças que foram embarrigadas por décadas. Ufa!

Solução definitiva para o hospital

Não dá para esquecer toda a celeuma envolvendo o Ruth Cardoso. Após demitir a ex-diretora Andressa Haddad, Juju transferiu seu gabinete para o hospital, subiu o tom com o governo do estado e conseguiu o que muitos julgavam impossível: a estadualização plena do Ruth Cardoso. Golaço!

Plano Diretor

Outra medida que já tinha caído em descrédito depois de muita lenga-lenga, foi a revisão do Plano Diretor. Mas a filhota do Sérgio Reis não desistiu, e com o jeito incansável que só ela tem fez o governo andar no seu ritmo e já concluiu a primeira etapa da revisão do PD no primeiro ano. O texto já está na câmara para avaliação, “exclusive”.

Microzoneamento: o desafio

Mas a segunda etapa da atualização do Plano Diretor, que já iniciou, é a que deve dar mais dor de cabeça pra chefona da Dubai city. Isto porque são muitos interesses envolvidos, valorização, especulação... Por isso, o socadinho escriba sugere à prefeitona que abra o zóio e dobre sua atenção. O novo Plano Diretor pode ser motivo de êxito ou de fracasso de sua gestão. Atentai bem!

 

Desembucha JC (foto: Musa dos olhos coloridos)
Desembucha JC (foto: Musa dos olhos coloridos)

 

 

Numa avaliação geral…

Juju está indo bem. Fez uma maioria política baseada em propósitos e tratou de meter o pé na porta no primeiro ano, descascando abacaxis que, se ficam para o fim do mandato, nunca seriam resolvidos. Esse é o papel da principal liderança de uma cidade: pensar mais no futuro do que em política eleitoral e por isso merece aplausos.

Proibição

Já me posicionei há algum tempo sobre a ação interposta pelo PSOL contra a leitura de um trecho da Bíblia pelas excelências excelentíssimas da piramidal casa do povo. Ação que logrou êxito, proíbe que os vereadores leiam trechos da Bíblia na abertura das sessões.

Bobagem

A revelação aqui no DIARINHO e a nota do legislativo de que vão cumprir, assim como estudam um possível recurso à proibição. Apesar da decisão judicial, que deve ser cumprida, continuo afirmando que é uma grande bobagem, afinal, com tantos problemas do dia a dia, o povo do PSOL foca em algo de certa forma banal.

força

A primeira suplente do MDB na casa do povo de BC City, Nena Amorim, reuniu seu grupo de trabalho para reunião de fechamento de ano. Nena fez mais de 900 votos na última eleição e demonstra que continua bem articulada com lideranças de diferentes segmentos, demonstrando ser uma das forças do MDB da city da praia alagada, digo, alargada.

 

A primeira suplente do MDB da Dubai city, Nena Amorim, reuniu seu grupo de trabalho pra fechar o ano (foto: divulgação)
A primeira suplente do MDB da Dubai city, Nena Amorim, reuniu seu grupo de trabalho pra fechar o ano (foto: divulgação)

 

 

G20 

O entisicado e bocudo deputado Ivan Naatz (PL) esteve em missão neste fim de semana em Johanesburgo, na África do Sul, representando a União Interamericana de Parlamentares – Unipa e a Alesc, na reunião de líderes dos países integrantes do G20, as maiores economias do mundo.

Temas relevantes

Em pauta, o acompanhamento de diversos temas relevantes como debates sobre a inclusão digital, justiça climática, transição energética justa e a importância de cadeias de valor resilientes a desastres naturais.

Financiamento sustentável

Naatz cita também que houve destaque para financiamento sustentável, saúde global e a necessidade de fortalecer a governança da água. “Foram discussões inspiradoras que trazem novas ideias para fortalecer políticas no Brasil, especialmente em nossa Santa Catarina”.

Peso estratégico

Atualmente, o G20 representa mais de 80% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, 75% do comércio internacional e 60% da população do planeta. O fórum tem fama e peso estratégico para orientar agendas internacionais.

O caso do “carteiraço judicial” em Floripa

Continua repercutindo nos meios jurídicos e políticos da capital manezinha, assim como também, agora, na mídia nacional, nestas últimas semanas, o caso da juíza de segundo grau M. de M., integrante da Segunda Turma de Recursos do Tribunalão de Justiça (TJSC).

Barrada

Ela estava em vias de ser inscrita na lista tríplice para ser promovida a desembargadora nestas 12 vagas que surgiram depois que a Leléia aprovou o projeto de ampliação, mas acabou sendo barrada numa sessão do Pleno do TJ, no início deste mês, em função de estar sendo alvo de apuração interna da Corregedoria do Tribunal.

 

“A vida nunca está completa sem seus desafios” - Stan Lee

 

Perturbação do sossego

Tudo por conta do envolvimento em uma ocorrência de perturbação do sossego público no prédio onde reside na chiquetosa avenida Beira Mar Norte, em Floripa, segundo Termo Circunstanciado registrada pela Polícia Militar na madrugada do dia 27 de setembro.

Notícia de fato

Segundo relatório do corregedor do TJSC, desembargador Luiz Antônio Fornerolli, lido na sessão do Pleno, transmitida pelo YouTube, inclusive, em resumo consta que uma notícia de fato encaminhada pelo comando geral da PMSC ao judiciário gerou debates internos.

Som

A notícia de fato deu conta de que a magistrada teria atendido de forma alterada aos policiais militares que foram ao seu apartamento, onde acontecia uma festa “com mais de 10 convidados”, depois de uma denúncia de som alto feita por vizinhos e ignorada pelos integrantes da festa que teriam se negado a baixar o som.

Reclamou

A juíza, conforme o relato, ainda teria reclamado da presença dos policiais e que eles deveriam “estar na rua prendendo bandidos e não aqui enchendo o saco”, pois os participantes da festa seriam “pessoas de bem”.

 

O deputado bocudo e entisicado Ivan Naatz (PL) representou a Leléia e a Unipa na reunião do G20 em Johanesburgo, África do Sul (foto: divulgação)
O deputado bocudo e entisicado Ivan Naatz (PL) representou a Leléia e a Unipa na reunião do G20 em Johanesburgo, África do Sul (foto: divulgação)

 

 

Intimada

A juíza foi intimada para se manifestar sobre os fatos. Na sequência, a Corregedoria poderá levar o caso para análise do Órgão Especial, onde o colegiado decidirá pela abertura ou não de Processo Administrativo Disciplinar.

Negam

A magistrada e sua defesa já anteciparam que negam as acusações, que houve excesso no atendimento da ocorrência com mais de 15 policiais na área e que jamais se identificou como desembargadora, alegando ainda que não teve direito à defesa antes da deliberação do Tribunal.

Acordo

Pelo sim, pelo não, consta agora que um encontro entre os envolvidos, no dia 10 de novembro último, incluindo um dos vizinhos que reclamava por conta do barulho, nada mais nada menos do que advogado e filho do governador, Filipe Mello, resolveram firmar um acordo para a extinção do termo circunstanciado.

Diálogo

Acima de quaisquer outros eventuais desfechos futuros do episódio, fica a conclusão da importância do diálogo e do respeito mútuo para a boa convivência num ambiente condominial e residencial, independentemente dos cargos e classe social dos envolvidos.

Dar o exemplo

E que como preveem artigos da Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Loman) e do Código de Ética, os juízes devem “manter conduta irrepreensível na vida pública e particular”. Ou seja, dar o exemplo...

Luiz Alves

Minha solidariedade ao povo da nossa querida Luiz Alves que sofre com as chuvas torrenciais que fizeram com que as águas invadissem casas, comércios e indústrias. Só quem já enfrentou o flagelo das águas sabe o sofrimento que provoca. Força!

Espia lá!

Além destas mais do que estrebuchadas linhas, o leitor pode acompanhar o socadinho escriba no Blog do JC, no DIARINHO.net; assistir às entrevistas no Desembucha JC, no YouTube e nos seguir no Instagram: @jcdiarinho. E, se quiser dar um plá ou mandar uma mensagem pro JC, o zapfone é (47) 98842-9084.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

A soma das receitas do CPF + CNPJ vai mexer no seu bolso?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

“Marketing” e “força eleitoral”: por que Hugo Motta insistiu na aprovação do PL Antifacção

PL ANTIFACÇÃO

“Marketing” e “força eleitoral”: por que Hugo Motta insistiu na aprovação do PL Antifacção

“Caos climático” pode ser evitado: veja os caminhos indicados pela Ciência

MUNDO

“Caos climático” pode ser evitado: veja os caminhos indicados pela Ciência

Linha de frente da crise climática toma as ruas de Belém

CRISE CLIMÁTICA

Linha de frente da crise climática toma as ruas de Belém

Cúpula dos Povos reúne 20 mil e apresenta agenda popular para a COP30

COP30

Cúpula dos Povos reúne 20 mil e apresenta agenda popular para a COP30

Gigantes das criptomoedas movimentaram bilhões ligados a fraudes, traficantes e hackers

CRIPTOMOEDAS

Gigantes das criptomoedas movimentaram bilhões ligados a fraudes, traficantes e hackers



Colunistas

Mioto quer projeto para evacuar escolas em emergências

JotaCê

Mioto quer projeto para evacuar escolas em emergências

Radares nas avenidas Panorâmica e Martin Luther em BC

Charge do Dia

Radares nas avenidas Panorâmica e Martin Luther em BC

Riqueza natural

Clique diário

Riqueza natural

Cautela no Palácio

Coluna Esplanada

Cautela no Palácio

Deputada aciona MPSC sobre vídeo polêmico do governador de SC

Coluna Acontece SC

Deputada aciona MPSC sobre vídeo polêmico do governador de SC




Blogs

Veja  nossa agenda de Novembro

Blog do Magru

Veja nossa agenda de Novembro

Luzes de Natal

Blog da Jackie

Luzes de Natal

Troca-troca

Blog do JC

Troca-troca

O Mapa Quente da Epiderme — Quando o Corpo Vira Palavra

VersoLuz

O Mapa Quente da Epiderme — Quando o Corpo Vira Palavra

Barco Brasil larga para Sydney (Austrália) na Volta ao Mundo

A bordo do esporte

Barco Brasil larga para Sydney (Austrália) na Volta ao Mundo






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.