JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Bolo do Jorginho
Cosalinda! Liberação do viaduto da Antônio Heil com BR 101 fez políticos se aglomerarem pra aparecer na foto
Não deu as caras
O governador Jorginho Mello (PL) não apareceu na liberação do viaduto do lado de Brusque do trevo da BR 101 com a Antônio Heil. Aliás, tem que tirar o chapéu pra Jorginho pelas obras feitas ...
Já tem cadastro? Clique aqui
Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais
Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!
Faça login com o seu e-mail do Google:
OU
Se você já tem um login e senha,
por favor insira abaixo:
Não deu as caras
O governador Jorginho Mello (PL) não apareceu na liberação do viaduto do lado de Brusque do trevo da BR 101 com a Antônio Heil. Aliás, tem que tirar o chapéu pra Jorginho pelas obras feitas nesse trevo que, graças ao governo do estado, melhorou muito com as alças e esse elevado e tal. Estava lá, todo pimpão, e ainda prefeito, o papai sabe-tudo Rubens Angioletti (PL).
Pedaço pra cada um
O galego Rubens merece um pedaço do crédito por essa obra ter deslanchado, cobrou muito quando era vereador na piramidal casa do povo. Outro que merece crédito é o deputado mais sorridente do sul do mundo, o sapatinho Carlos Humberto (PL por enquanto), que também cobrou muito para que a engronha que era esse trevo antes ficasse melhor agora. Também estava lá, faceiro que só ele.
Evitando imprensa?
Mas o responsável pela bela obra é, mesmo, o governador little Jorginho Mello (PL), que se não deu as caras por lá só pode ter um motivo: não querer falar com a imprensa sobre o rolo que está o PL, com pretensos candidatos ao Senado se engalfinhando.
Representado
O mandatário-mor da Santa & Chuvosa Catarina foi representado pelo secretário estadual da Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper (MDB), que está de saída do governo pra reassumir o seu mandato de deputado na Leléia.
Jerry no Desembucha
O bagrão estadual Jerry Comper participa na quarta-feira, diretamente dos estúdios chiquetosos do DIARINHO, do Desembucha JC – que tem direção da jornalista e musa dos olhos coloridos, Laura Testoni, e o apoio técnico do mago da tecnologia, Felipe Trojan. Se liga: a partir das 19h, ao vivo, no YouTube e no Instagram @jcdiarinho.
Toma que o filho é teu
A briga entre Carlos Bolsonaro, Caroline de Toni e as opiniões dadas sem ninguém pedir de Ana Campagnolo, Júlia Zanatta e caterva, só ferraram as articulações de little Jorge com vistas a 2026. Analistas avaliam que Jorginho estava fazendo tudo certinho, até cair essa bomba em suas mãos para ele resolver, já que o ex-mito, Jair Bolsonaro, tirou o corpo fora. Ai qui dor!!
O papel aceita tudo
Na noite desta segunda, o ex-prefeito das bochechas rosadas, Fabrício Oliveira (ainda no PL), fez o lançamento de seu primeiro livro num shopping da praia alagada, ops, alargada, numa espécie de autobiografia onde fala de sua trajetória política e enquanto gestor. Nas redes sociais, defendeu que “o livro fala sobre derrotas que viraram força, feridas que viraram sabedoria e medo que virou coragem”. Então tá!
Coincidência de agendas
O lançamento do livro foi marcado na mesma data em que a Câmara de Vereadores de BC celebrava os 60 anos de história na instituição, e onde Fabrício foi vereador por dois mandatos – em um deles, o mais votado da história. E, além de tudo, foi indicado para homenagem.
Bola murcha
Seria de bom tom que o evento literário fosse realizado em outra data e horário, por respeito ao legislativo, mas até mesmo para deixar o pupilo livre para politicar aqui na base. Bola murcha para a assessoria do novo escritor do pedaço que, não por acaso, é de São Paulo e não da região...
Planeje o excelente
O título do livro, no melhor estilo coaching, destaca uma possível marca de planejador justamente para o atual secretário de Planejamento da Santa & Bela. Porém, os oito anos da gestão da Dubai sob o comando de Fabrício não foram, de fato, o melhor case em se tratando de planejamento a longo prazo.
Trechos?
Não sei se estarão no livro trechos sobre as escolas derrubadas e com surto de sarna; praia poluída; Emasa sucateada; aumento dos moradores de rua; atraso na obra da avenida Martin Luther; reforma administrativa engavetada…
Governe o possível…
Dentro dos limites do possível, tem que reconhecer que a praia foi alargada, o centro da city foi valorizado e parcerias público-privadas avançaram, como purexemplo o incentivo a novos parques e empreendimentos turísticos.
Problema a gente encara de frente, porque de costas ele corre atrás - Pai Atanásio
Deixou a desejar
Mas a lição de casa, da própria gestão municipal, deixou em muito a desejar… Basicamente, só purexemplo (2), nem a reforma da previdência e nem a regulamentação da Lei de Liberdade Econômica – pautas sagradas do PL e do ex-presidente Bolsonaro – foram tiradas do papel.
Entregue o inimaginável
Sobre a forma como o governo foi entregue, é mais fácil perguntar para a prefeitona dos Bairros, Juju Pavan (PSD), que está se virando nos 30 para colocar a casa em ordem na Maravilha do Atlântico neste primeiro ano de mandato, após oito anos de muito “planejamento” e pouca transformação na prática.
Dívida consolidada
Purexemplo (3), Fabrício entregou uma dívida consolidada para a sucessora maior do que recebeu do homem-pássaro, Edson Piriquito (de novo no Republicanos). O papel aceita tudo, mas é sempre bom evitarmos a forçação de barra!
Thiago Marquett
O socadinho escriba almoçou com o vice-presidente estadual do PRD, que é presidente do partido na mariscolândia. O Marquett falou do seu trabalho no estado e da articulação que tem feito visando o pleito de 2026.
Carol
Além do fortalecimento da sigla por “toda Santa Catarina”, o Marquett contou que o PRD abriu as portas para que a bela deputada federal Carol de Toni (PL, por enquanto?) possa disputar o Senado no ano que vem.
Serelepe estadual
Silvio Schaadt, presidente do PRD de Itajaí, recebeu a executiva estadual para alinhar a pré-candidatura do vereador serelepe Cris Fischer e organizar algumas visitas em outros municípios. Para o diretor da vigilância sanitária, Cris tem se destacado e deve sim estar pleiteando uma vaga na Leléia.
Veio com tudo
Thiago Marquett da estadual, que é filho do vice de Penha, veio com tudo para firmar o nome de Cris como pré-candidato. Serelepe confessou para esse socadinho que deixa o espaço aberto para o partido trazer algum nome para somar na região ou as pautas que defende e trabalha, mas segue à disposição e trabalhando seu nome.
Com sinal
Enquanto tem vereador sem sinal na piramidal casa do povo pexêra, tem outro que tá com sinal até demais. Durante as sessões, o vereador Maurilio Moraes (Progressistas) recebe ligação o tempo todo.
Viva-voz
Até aí tudo bem, mas o Maurílio não sai do plenário, não coloca no silencioso e para piorar atende no viva-voz. Parece que tá rolando uma vaquinha on line para Maurilio comprar um celuloso um pouco mais moderninho, com fone de zovido de preferência.
Nazareno vai pedir silêncio
Dá pra ver que seus colegas, o homem que tem a força, o Pedrão da Celesc (PL) e o emplumado Sandro Serpa (PSDB), que sentam ao lado do Maurilio, não aguentam mais. Daqui a pouco até o Nazareno vai pedir silêncio para Maurilio. Qui coisa, meu povo!
Saudades do que funcionava.
Se tem um setor que andava muito bem no governo do ex-prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB) era a tecnologia; era premiação atrás de premiação. Atualmente, a Setec foi transformada num local pra receber os chegados, tanto que a irmã do vereador beato Beto Cunha (Republicanos), que não entende nadicadenada de tecnologia, está lá como Gerente de Modernização Tecnológica.
Caos instalado
Pra ter ideia do problemão, o app Conecta-í, que foi premiado nacionalmente, teve sua conta no GooglePlay cancelada porque os incompetentes não fizeram a transferência da titularidade, perderam o prazo e agora tem que pedir do zero.
Hackeados
E já virou rotina a falta de segurança: a todo momento acontecem ataques de hackers que param sistemas ou instalam os maledetos dos vírus, nesta segunda foi o sistema da Saúde da city pexêra. Se a gestão com a toda-poderosa Mylene Lavado já anda escada abaixo, imagina gestão sem sistema.
Sistema não foi trabalhar
A mãe de uma leitora, com 92 anos, aguardando consulta com um cardiologista desde fevereiro (o que por si só é um absurdo), ao ser atendida nesta segunda-feira pela manhã, foi obrigada a voltar pra casa porque o “sistema estava fora do ar”. Na verdade, o sistema nem foi trabalhar...
Popeye
O povo do PL do outro lado da vala, em Navegantes, querendo mostrar quem é que manda no convés. O empresário Ademar Popeye, agora oficialmente o novo mandachuva do partido na city dengo-dengo, empolgou tanto que quase faltou ar pra gritar que o próximo prefeito vai sair do PL. Será que sai mesmo ou foi só bravata de quem comeu muito espinafre?
Formosura e humildade
Na reunião da sigla, a bocuda e formosa deputada Ana Campagnolo declarou amor por Navega deixando um mimo de um milhão de reales, em emendas. Já o zero dois de Itajaí, o papai sabe-tudo Rubens Angioletti, pregou humildade. Humildade? Em plena maré de disputa, isso aí tá mais raro que tainha em setembro.
Não tem tu, vai...
O povo esperava o governador Jorginho Mello, mas como diz o peixeiro: “Se não tem tu, vai tu mesmo”. A vice, Marilisa Boehm, foi puxada às pressas pra tampar o rombo na agenda e não deixar o barco à deriva. Disse que as mulheres precisam conquistar seu espaço e que ela mesma é o exemplo vivo disso. No fim, salvou o evento e garantiu pose pra foto. Navega City agradece – porque política por aqui é igual maré: se não cuidar, vira.
Campagnolo amarra, Rubens confirma e Popeye sonha
Quando Ana Campagnolo pegou o microfone, parecia até cerimônia de casamento: chamou o fiel escudeiro Rubens Angioletti e rasgou seda que nem rede velha. Declarou apoio total à candidatura dele a deputado federal, e ainda entregou que o cargo de vice foi tudo estratégia pensada no compasso, milimétrica.
E, agora?
Com isso, a equação ficou assim: Popeye encabeça o PL de Navegantes para tentar se eleger prefeito, mas só se conseguir colocar o Angioletti em Brasólia e manter sua nova aliada no trono que ocupa na Leléia. Ou seja: tá tudo amarrado, amarradinho, igual barco no atracadouro quando o vento sul resolve sapecar. Se uma ponta desse nó soltar, aí a marola levanta...
Ele tá de zóio
Outro figurão presente no navio do Popeye é o presidente da casa do povo dengo-dengo, Júlio Bento, que mesmo sendo do PSD fez questão de ver com os próprios zóios o que tava rolando por lá. Seria essa a possibilidade de um novo rumo para a política dengo-dengo?
Desordem
Pai Atanásio, que sempre está onipresente por todas as esquinas, comentou com o pançudinho escriba que a prefa da Maravilha do Atlântico teria dado 48h para a empresa Jet, que opera os serviços de aluguel das traquitanas, digo, patinetes, retirar das calçadas os equipamentos que atrapalham os pedestres e o passeio público.
Bagunça
Acontece que, segundo o Pai Atanásio, já faz mais de uma semana e os equipamentos continuam jogados, digo, amontoados nas calçadas. Atanásio questiona este colunista se teria alguém faturando, ops, lucrando com a desordem. E olha que essa bagunça não acontece só em BC City, mas pra todo lado.
