Por Ewaldo Willerding - ewaldo.willerding@gmail.com
Ewaldo Willerding é jornalista formando pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e atua há 36 anos na imprensa de Florianópolis
Presidente da Alesc destaca ações de sua gestão
(foto: Giovanni Kalabaide/Agência AL)
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro De Nadal (MDB), encerra sua segunda passagem à frente do Legislativo estadual no próximo dia 31. Em entrevista à TVAL, ele fez um balanço das ações realizadas durante o período que esteve no cargo. Nadal já havia comandado a Alesc por um ano, entre 2021-22. Desta vez, eleito por unanimidade para o biênio 2023-25, enfrentou desafios duros, como a resposta à sociedade após o grave atentado a uma creche em Blumenau; as construções das bancadas regionais e a instituição do Programa Alesc Itinerante, que levou o parlamento para o interior de SC. “Deixo a presidência como um gestor aberto a opiniões, que construiu sua gestão ouvindo os deputados. Nenhuma decisão importante deixou de ser compartilhada com os deputados”, definiu.
Logo no começo da gestão de Nadal, aconteceu o ataque à creche em Blumenau que resultou na morte de quatro crianças. “A Alesc se mobilizou, os deputados apresentaram inúmeras iniciativas para que isso não acontecesse de novo e daí surgiu o Integra, um único estudo com a participação de vários segmentos. Esse amadurecimento resultou em vários projetos”.
Alesc Itinerante
O programa Alesc Itinerante, que levou a Assembleia para Blumenau (maio), Joinville (junho), Criciúma (julho), Lages (novembro) e Chapecó (novembro) foi uma das ações de destaque defendida por Nadal. “O saldo foi bem positivo, porque tivemos a participação de quase 200 entidades, onde elas puderam expor o que os deputados podem fazer pelas regiões”, avaliou
Bancadas regionais
Outra ação que Mauro De Nadal ressaltou no seu balanço à frente da Alesc foi a instituição das bancadas regionais, iniciativa que vem sendo replicada em outras casas legislativas do país. “O propósito é fazer com que os deputados possam se sentar, desprovidos de suas bandeiras políticas, e discutir projetos que são importantes para suas regiões, não projetos políticos”.
Viagem da gratidão
O prefeito de Guaíba (RS), Marcelo Maranata, encerrou a “Viagem da gratidão”, empreitada de bike entre Guaíba e Florianópolis, com paradas em Imbituba, Itajaí e Joinville. A ideia foi agradecer ao apoio recebido de SC após as enchentes. Ele foi recebido pela deputada Paulinha e seu marido, ex-prefeito de Bombinhas, Paulinho, que lideraram o programa “Adote um município”.
Comentários:
Deixe um comentário:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.