ITAJAÍ
Rua do Porto avança com nova demolição de antiga garagem de carros
Prédio já tinha abrigado, também, restaurantes
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
Um dos últimos imóveis necessários para o avanço da rua do Porto teve a demolição concluída nesta quinta-feira pela Prefeitura de Itajaí. O prédio, que já abrigou a garagem de carros do Jacaré e mais recentemente funcionava como restaurante, ficava na esquina das ruas José Francisco Constantino e Olegário de Souza Júnior e foi colocado abaixo pelas máquinas do município.
O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, João Paulo Kowalsky, explica que a demolição do imóvel de três pavimentos foi concluída na tarde de quinta-feira, meses depois de a prefeitura obter a emissão de posse. Segundo ele, o principal gargalo da obra tem sido o processo de desapropriações. “É uma parte muito antiga da cidade, com imóveis que entram em inventário e acabam em processos longos. Esse prédio, por exemplo, teve a emissão de posse há alguns meses, mas não pôde ser demolido antes porque ao lado havia outro estabelecimento. A discussão de desapropriação levou quatro anos”, comenta.
Continua depois da publicidade
De acordo com o secretário, ainda falta a demolição de mais um imóvel e de parte do prédio da concessionária Toni Center. O caso está judicializado, mas em fase avançada. “A Toni Center não precisa ser totalmente demolida. A discussão é sobre o que será demolido, como será feito e os valores da desapropriação. A empresa entende um valor, a prefeitura tem outras avaliações, mas buscamos um consenso que também mantenha a operação. É uma empresa antiga da cidade, com movimentação”, afirma.
Com várias demolições já feitas, quem passa pela região já consegue ver, a partir da rua Tijucas, o trecho da rua do Porto que será estendido até a avenida Marcos Konder. A ordem de serviço da rua do Porto foi assinada em abril de 2024.
A expectativa é que a via se torne a principal ligação do centro com o bairro Cordeiros e a BR 101. “A rua do Porto entra nesse contexto de criar uma divisão clara entre porto e cidade. Ela vai servir como interligação das regiões centrais com o bairro Cordeiros e também com partes dos bairros São João e São Vicente”, explica o secretário.
As obras começaram com a demolição da loja Milium, no entroncamento da rua Silva com a avenida Marcos Konder, e com intervenções na rua Max, no bairro São João. A nova rua também terá iluminação pública, arborização e ciclovias. O investimento é R$ 22 milhões, com recursos de financiamento viabilizado pelo banco Fonplata.
Franciele Marcon
Fran Marcon; formada em Jornalismo pela Univali com MBA em Gestão Editorial. Escreve sobre assuntos de Geral, Polícia, Política e é responsável pelas entrevistas do "Diz aí!"
