JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Querem vencer Luizinho no tapetão
Oposição quer tirar o prefeito eleito de Penha, Luizinho Américo (PL), no tapetão
 
Já possui cadastro? Faça seu login aqui.
OU
Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.
Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?
Defesa do Porto
O prefeito eleito de Itajaí, Robison Coelho (PL), participou na manhã de ontem do movimento dos trabalhadores portuários que se soma a quem defende que a autoridade portuária permaneça sob o mando do nosso município.
Além de não ajudar, atrapalha...
Após o ato, o alcaide deitou o cabelo em direção à capital manezinha onde conversou com o governador Jorginho Mello (PL). A agenda já estava marcada, mas reforçou o apoio do mandatário-mor da Santa & Bela referente ao porto. Apesar de Jorginho não abrir um leque de conversas neste sentido com o governo federal.
Lacrador de redes sociais?
O Jorginho gravou um vídeo com a cantilena, e só. Além de não ajudar, atrapalha... O governador errou no timing, no tom e no conteúdo. Não se comporta como governador, mas sim como influencer de quinta em mídias sociais. Falta assessoria ou não escuta ninguém?
PM
O Robison também conversou com o governador Jorginho sobre pleitos de Itajaí, no tocante à defasagem da Polícia Militar na cidade. O governador sinalizou sobre a possibilidade de aumentar o efetivo de policiais militares.
Trabalha pra federalizar?
Tem gente do grupo do prefeito eleito, Robison, dizendo que parece que o eleito quer que o porto seja federalizado. E tudo que tem sido feito caminha nesta direção. Robison circulou em Brasília com o senador Jorge Seif, o zero meia (PL). Figura inexpressiva e sem trânsito na política. Nem no seu partido é bem quisto.
Sem diálogo
O deputado federal Zé Trovão (PL) — outro que vai do nada a lugar nenhum — tá pedindo audiência pública e agora Robison papeando com o governador Jorginho Mello (PL). Todos sem nenhum diálogo com o governo federal. Na vida real e mais ainda na política, relacionamentos e diálogos são importantes. .
Arrogância
O Little Jorge, em vídeo ao lado do Robson, enfatiza que é o governador e será que não sabe quem é o presidente? É fácil jogar pra plateia, pra bolha, mas e conversar de forma republicana, olho no olho? Fora que o presidente (e isso independente de quem seja) está internado após uma cirurgia. Falta total de sensibilidade e uma arrogância lamentável. É o Little!
Pagamos o preço
A capacidade de conversar com os diferentes é a grandeza da política. Interesses maiores, muito além da discussão baixa de esquerda e direita, deveriam nortear de forma institucional e republicana. Isso não vem acontecendo. Pagamos o preço...
Dos anos 80
Lógico que tem o fato de o PT estar no governo federal e o PL assumir Itajaí. Ou tem alguém bobinho, imaginando que se o PL estivesse na Esplanada dos Ministérios e o PT na prefa ia ser diferente? A briga ia ser feia do mesmo jeito. Por outro lado, o poderoso Décio Lima, do Sebrae nacional, parece ter a cabeça de petista dos anos 80. Só falta usar o boné do Fidel, Ou seja, estamos fuzilados de todos os lados.
Porto municipal, sempre!
Apesar de minhas impressões sobre tudo o que acontece, me somo ao prefeito eleito Robison Coelho e a todos que defendem que o Porto de Itajaí continue municipalizado. O porto e tudo o que se relaciona a ele: as áreas retroportuárias, o local onde é realizada a Ocean Race e que existe um desejo de construir um píer para transatlânticos, o Parque do Atalaia, os molhes, a área da Braskarne e etc.
Amfri
Não é a primeira nem (infelizmente) será a última vez que o socadinho escriba comenta sobre a questão da Amfri — associação dos municípios da foz do Itajaí — que contempla 11 municípios, desde Luiz Alves até Bombinhas.
“Não há nada de errado com aqueles que não gostam de política, simplesmente serão governados por aqueles que gostam” - Platão
Cabidão
A real é que nos últimos anos os prefeitos das cidades pequenas tomaram conta da entidade e indicam cargos para os gordos salários. Até aí tudo bem, não fossem vários dos “indicados” uns incompetentes.
Promobis
O túnel Itajaí-Navegantes ou Navegantes-Itajaí, por exemplo, está correndo sérios riscos de não sair do papel por conta da inércia dos gestores, que por incompetência ou má-fé não cumpriram etapas solicitadas pelo banco financiador do projeto.
Abre o zóio, Jorginho!
Se os outros municípios continuarem dando as cartas em detrimento de Itajaí, Navegantes e Balneário Camboriú que bancam a coisa toda, corre o risco de o governador Little Jorginho Mello (PL) ficar com a cara no chão, já que se comprometeu com o projeto com recursos do estado.
Tríplice aliança
A única verdade é que os prefeitos eleitos Robison Coelho (PL), a bonitona Juliana Pavan (PSD) e o Liba Top, ops, Fronza (PSD), precisam se juntar para colocar ordem na coisa, já que os que passaram deixaram a rédea frouxa. Ou não?
Ver navios
Caso os prefeitos Robison, Juliana e Liba não se cocem, não façam nada, só há um destino: ficar pagando altos salários para atender politicamente aos prefeitos dos outros municípios e ficar vendo navios — ou ferry boats e balsas caras e abarrotadas prejudicando o desenvolvimento de toda a região.
Túnel
Sim, o túnel só vai sair caso esses três prefeitos tomem tino e batam na mesa. Não é a maioria que tem que determinar nosso destino, mas quem paga a conta, porque todos ganham. Como está, ganha meia dúzia de bagrões apadrinhados e perde toda a região. Faz anos que coloco o dedo na ferida da Amfri, mas fazem cara de paisagem...
Lorotas
Ainda chacoalhados pela derrota nas urnas, os fiéis escudeiros do ex-prefeito de Penha, Evandro Eredes (PSD), devaneiam pelas redes sociais sobre uma possível cassação do prefeito eleito, Luizinho Américo (PL). As lorotas se espalham por conta da possível rejeição das contas de campanha do candidato bolsonarista – que se for confirmada renderá, no máximo, uma multa ao eleito.
Devaneio
O mais recente devaneio pelo alto consumo de marisco da maré vermelha vem do candidato a vereador, e derrotado, Biano de Souza (PSDB). Em lindo áudio distribuído no zap, o rapagote crava até uma data pra cassação do futuro alcaide: março ou abril. O delírio é tão grande que o cara fez um verdadeiro lambe-lambe de ideias e meteu até o governador no meio.
Sonho
Segundo Biano, o homem de meia dúzia de votos, a tchurma do Van Van tá com uma renca de processos engatilhados contra Luizinho e Marquett. São todos processos que eles perderam as contas, mas que certamente o sonho é colocar o povo que quebrou a prefa no passado de volta no poder. Qui coisa, meu povo!
Homenagens a ACKR
O ex-governador, senador, deputado e constituinte Antônio Carlos Konder Reis, se vivo, faria neste mês de dezembro 100 anos. Tem uma exposição na Fundação Genésio Miranda Lins marcando o centenário. Também haverá homenagem ao grande político na Assembleia Legislativa da Santa & Bela Catarina no próximo dia 12, e no Senado Federal no dia 16.
Figura ímpar
Antônio Carlos é exemplo de político para Santa Catarina e para o Brasil, uma figura ímpar pela honestidade e honradez que, atualmente, inexiste. Pelo menos não vejo ninguém mais igual. Mas deixa eu pensar melhor. O fato é que a política, já faz tempo, virou um balcão de negócios, um toma lá dá cá medonho. Aí não aparece ninguém pra votar e os caras se perguntam por que. Enfim.
Daqui pra frente só pra trás
ACKR era de direita, Arena e tal, só para ver os quadros de antigamente. Até a direita era culta, inteligente. Mário Henrique Simonsen, Golberi do Couto e Silva, Delfim Neto, fora os expoentes culturais. Hoje só tem cabeça de bagre à direita e à esquerda, diga-se de passagem. Orgulho hoje é bater no peito e dizer: nunca li um livro! Tempos bicudos.
Papai Noel verde e amarelo
Nem o papai Noel escapa. O símbolo do Natal inventado pela Coca-Cola passou os 20 anos da ditadura com sua roupa vermelha e branca sem que ninguém desse bola. Agora, os iluminados inventaram o papai Noel verde e amarelo num shopping de Floripa e também na Dubai brasileira. Mas deve ter outros por aí. Pqp...
MDB reunido
O MDB da Santa & Bela Catarina reuniu prefeitos e vice-prefeitos eleitos em 2024, além dos membros do diretório estadual no início da semana. No encontro realizado na Associação dos Servidores do Badesc (Asbadesc) na capital manezinha, o deputado federal Carlos Chiodini, o Xoxodine, reassumiu a presidência do partido.
Desafio enfrentado
“Quero agradecer imensamente ao meu amigo, deputado federal Valdir Cobalchini, por conduzir o nosso MDB-SC nas eleições municipais. Foi um grande desafio que ele enfrentou com determinação e compromisso, demonstrando sua liderança e dedicação ao fortalecimento do nosso partido em Santa Catarina”, destacou Chiodini. Foram eleitos 70 prefeitos, 59 vice-prefeitos e 741 vereadores.
Placa
Cobalchini recebeu uma placa em homenagem ao trabalho executado no período. “Percorremos mais de 42 mil km, somente no período eleitoral, conversando com a população, atendendo os candidatos e reforçando a importância do 15 nas urnas”, disse.
Oito mil vereadores no país
Cobalchini ressaltou que o MDB-SC foi a sigla que mais elegeu vereadores. “Seguimos como o partido com mais vereadores, tanto aqui no estado quanto no país, somando mais de oito mil cadeiras, aumentando 688 postos de vereança em relação a 2020”, salientou.
Grandeza
O presidente da Leleia, deputado Mauro de Nadal, também destacou a grandeza do MDB-SC. “Nosso partido é forte porque tem uma grande militância, que trabalha em todos os municípios do nosso estado”.
Trabalho da bancada
Mauro reforçou o trabalho que vem sendo feito pela bancada na Alesc, citando os deputados estaduais presentes no encontro: Fernando Krelling, Antídio Lunelli, Emerson Stein, Volnei Weber, além do deputado licenciado e secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper.
Tavam lá
Participaram do encontro a presidente do MDB Mulher-SC, Dirce Heiderscheidt; o presidente da Juventude do MDB-SC (JMDB), Rennã Fedrigo; o ex-governador Paulo Afonso; o presidente de honra do MDB-SC, ex-senador Neuto de Conto; o diretor do BRDE, Mauro Mariani; os ex-deputados Edinho Bez, Ada de Luca e Manoel Mota, além de lideranças regionais do partido.
Espia lá!
Além das mais do que estrebuchadas linhas, o leitor pode acompanhar o socadinho escriba no site do jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. Basta acessar o DIARINHO.net, e se quiser dar um plá com o colunista o zap/fone é (47) 98842-9084
Diplomados
Na última segunda-feira, a Justiça Eleitoral realizou a cerimônia de diplomação dos eleitos da capital do ultraleve. A solenidade oficializou o resultado das eleições, realizadas em outubro, conferindo aos novos gestores e legisladores a habilitação legal para o exercício de seus mandatos a partir de janeiro de 2025.
Emoção
Prefeito eleito de Itapema, Alexandre Xepa (PL), recebeu seu diploma em um momento marcado pela emoção e reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento de Itapema e o bem-estar da população.
Confiança
“A diplomação é um símbolo da confiança que o povo depositou em nosso trabalho. Vamos honrar cada voto com muito trabalho, transparência e dedicação. Este é o início de uma nova jornada para fazer de Itapema uma cidade ainda melhor para todos,” declarou.
Vereadores
Além do prefeito e do vice-prefeito eleito, Eurico Osmari, também foram diplomados os 13 vereadores que comporão a próxima legislatura da casa do povo. A cerimônia foi conduzida pela Justiça Eleitoral e transmitida ao vivo.
União e diálogo
Com a diplomação, os eleitos estão oficialmente habilitados a tomar posse em janeiro. Xepa destacou o papel fundamental da união e do diálogo para o sucesso do próximo governo: “Este diploma não é só meu, é de toda a equipe que trabalhou comigo e, principalmente, de cada morador de Itapema que acredita em dias melhores. Vamos juntos transformar nossa cidade.”