Colunas


Direito na mão

Direito na mão

Renata Brandão Canella é advogada previdenciarista , graduada em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Mestre e Especialista pela UEL, Especialista em Direito do Trabalho pela AMATRA, palestrante, expert em planejamento e cálculos previdenciário e Presidente da Associação Brasileira dos Advogados Previdenciários (ABAP)

Revisão da aposentadoria: Oportunidade de aumentar o valor mensal


Revisão da aposentadoria: Oportunidade de aumentar o valor mensal

Quem se aposentou por tempo de contribuição e teve o fator previdenciário aplicado ao seu benefício, talvez não saiba, mas existe uma chance de aumentar o valor da sua aposentadoria.

O fator previdenciário é uma fórmula que considera a idade, o tempo de contribuição e a expectativa de vida. Muitas vezes, ele pode diminuir o valor esperado do benefício.

Mas, para quem enfrenta desafios de saúde que impactam sua capacidade para o trabalho na sociedade, há boas notícias.

Observe que não se trata de incapacidade, mas de redução da capacidade para o trabalho.

1. Direitos especiais para pessoas com deficiência

Sim, pessoas com deficiência têm direitos especiais no INSS, inclusive na hora de se aposentar.

A Previdência Social oferece condições mais favoráveis, reconhecendo as barreiras adicionais enfrentadas.

Vejamos como isso funciona

a) Aposentadoria por idade: Para aqueles com deficiência, o caminho para se aposentar pode ser mais curto. Homens podem se aposentar aos 60 anos, enquanto mulheres aos 55, desde que tenham contribuído o tempo mínimo exigido pelo INSS. O valor? Começa em 70% da média dos seus melhores salários, com o adicional de 1% para cada ano de contribuição.

b) Aposentadoria por tempo de contribuição: Aqui, a situação melhora ainda mais para quem tem deficiência. Dependendo do grau da deficiência é possível pedir a aposentadoria mais cedo, com o benefício calculado em 100% da média contributiva. Ou seja, sem a redução provocada pelo fator previdenciário.

2. Revisão do benefício

Se o segurado já estiver aposentado, mas acha que seu benefício ficou abaixo do que deveria por causa do fator previdenciário, e tem uma condição de saúde que poderia ser reconhecida como deficiência pelo INSS, uma revisão pode ser o caminho.

É uma oportunidade de receber 100% da média dos seus salários de contribuição, o que pode representar um aumento significativo no valor mensal.

Essa redução da capacidade pode ser leve, moderada ou grave e abrange uma gama de doenças ortopédicas, cardíacas, psiquiátricas, dentre outras.

Alguns exemplos são: hérnia de disco, bico de papagaio, bursites e tendinites avançadas, problemas nos quadris, desfiladeiro torácico, síndrome do manguito rotador, síndrome do túnel do carpo, visão monocular, dentre outras.

Importante salientar que não basta ter a doença, ela deve estar agindo para reduzir a capacidade para o trabalho do segurado, mesmo que de forma leve.

3. Como proceder?

Primeiro, é crucial entender os direitos disponíveis e avaliar a situação com a ajuda de um especialista em direito previdenciário.

Esse profissional pode orientar sobre a documentação necessária e os passos a seguir.

Lembre-se que cada caso é único e a revisão deve ser bem fundamentada. Cálculos prévios também podem ser necessários para avaliar a viabilidade da revisão.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

Você acha que a “CNH acessível” será boa para o trânsito?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Privatização de cemitérios em São Paulo expõe racismo religioso a culto de Umbanda

INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

Privatização de cemitérios em São Paulo expõe racismo religioso a culto de Umbanda

Quilombolas denunciam exclusão do espaço de decisões na COP30

COP30

Quilombolas denunciam exclusão do espaço de decisões na COP30

Tarcísio desperdiça oferta lucrativa e vende terras públicas por 10% do preço em São Paulo

SÃO PAULO

Tarcísio desperdiça oferta lucrativa e vende terras públicas por 10% do preço em São Paulo

Operação no Rio expõe contradições na atuação do Ministério Público estadual, diz defensor

RIO DE JANEIRO

Operação no Rio expõe contradições na atuação do Ministério Público estadual, diz defensor

Entre a polícia e o tráfico, moradoras do Complexo da Penha ficam com os escombros

RIO DE JANEIRO

Entre a polícia e o tráfico, moradoras do Complexo da Penha ficam com os escombros



Colunistas

Governistas não querem Dalmolin e cia

JotaCê

Governistas não querem Dalmolin e cia

Cop 30

Charge do Dia

Cop 30

Plano B(olsonaro)

Coluna Esplanada

Plano B(olsonaro)

Candidatura sem recuo

Coluna Acontece SC

Candidatura sem recuo

Eliminação no Gigantão

Show de Bola

Eliminação no Gigantão




Blogs

O vento e o vazio

VersoLuz

O vento e o vazio

Comércio irregular

Blog do JC

Comércio irregular

O valor de ter um amigo

Blog do Magru

O valor de ter um amigo

Direto do jornal impresso...

Blog da Jackie

Direto do jornal impresso...






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.