Colunas


Coluna Acontece SC

Coluna Acontece SC

Ewaldo Willerding é jornalista formando pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e atua há 36 anos na imprensa de Florianópolis

Fecam auxilia na prevenção de desastres ambientais


Fecam auxilia na prevenção de desastres ambientais
Prefeito de Gaspar,Kleber Wan-Dal, ficará à frente da Fecam até 2025  (Foto: Divulgação/Fecam)

O prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall (MDB), assumiu a presidência da Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (Fecam) com a difícil missão de dividir a gestão com seu colega de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira (PL), que ficou no cargo de fevereiro a julho. Wan-Dall seguirá até fevereiro de 2025.

Ele sabe que seis meses é um tempo curto para deixar sua marca, mas pretende manter o padrão do que já vem sendo feito, sobretudo pelo desafio de dar atenção tanto a grandes municípios, quanto aos pequenos.

Um ponto, porém, o novo presidente pretende focar: a atenção aos desastres naturais, que cada vez mais assolam os municípios catarinenses. A Fecam lançou um programa neste sentido e recentemente fez em Caçador um seminário sobre o tema. O programa foi lançado por Fabrício Oliveira e tem em Wan-Dall a ponta de lança para dar continuidade.

“Este é um programa que busca estimular os prefeitos a implantarem seus órgãos de defesa civil”, ressalta. “Cada um precisa ter uma equipe profissional para atender às necessidades da população”, complementa. “E nós vamos buscar viabilizar recursos e linhas  de crédito para mitigar futuros problemas”.

Kleber Wan-Dall sabe das dificuldades por que passam municípios quando são atingidos por vendaval ou mesmo quando uma enchente cobre boa parte das casas dos seus moradores. O trabalho de recuperação é intenso, as ajudas imediatas acontecem, mas passado um tempo cada um se vira para seus problemas e quem viveu o drama é que sente as suas dores. O trabalho da Fecam é tentar dar este suporte antes, durante e depois.

 

Mancha da corrupção

As operações policiais que levaram à prisão 27 prefeitos em Santa Catarina deixam o presidente da Fecam constrangido. Ele sabe, com representa da entidade que congrega todos eles, que essa mancha é quase impossível de apagar. “Esse tipo de noticiário realmente nos deixa triste, abatido. Infelizmente, a gente vem acompanhando isso já de algum tempo. Espero que os prefeitos possam se explicar, mas o melhor é que todos adotem medidas para zelar pelo recurso público, aplicando da melhor forma possível”, ressalta.

 

FRASE DESTAQUE

“Espero que os prefeitos possam se explicar, mas também que adotem medidas para zelar pelo recurso público, aplicando da melhor forma possível”.

Kleber Wan-Dall, presidente da Fecam

 

 

Campanha eleitoral

A propaganda eleitoral teve início na sexta-feira. A publicidade das candidaturas pode ser feita na internet, na rua, na imprensa, em casas, veículos e outros bens particulares. Já a partir de 30 de agosto até 3 de outubro também será veiculado o horário eleitoral gratuito nas emissoras de rádio e de televisão. Entre as novidades estão a proibição de deepfakes e o aviso obrigatório de uso de inteligência artificial nos conteúdos divulgados. Fique atento. Denuncie.

 

Indenização inusitada (1)

Uma ação de indenização por danos morais, considerada inusitada, começou a tramitar no Fórum da cidade de Videira, no Meio-Oeste catarinense, e vem chamando a atenção nos bastidores jurídicos do Estado. Um agricultor do município busca indenização no valor de R$ 4 milhões de ninguém menos do que o governador Jorginho Mello, da vice-governadora, Marilisa Boehm e do partido de ambos, o PL.

 

Indenização inusitada (2)

Em despacho publicado no último dia 9, o juiz responsável pelo caso, Rafael Resende Britto, deixou de designar audiência de conciliação, mas afirma que, caso as partes desejem buscar uma composição, aceitará prontamente. De acordo com informações apuradas pela coluna, o agricultor Ide Braz Batistella busca a reparação milionária em razão de um alegado plágio da campanha do então candidato ao governo do Estado, em 2022, que teria usado um projeto de sua autoria, voltado aos agricultores, sem autorização.

 

Inclusão social

O Programa Antonieta de Barros (PAB), política de ação afirmativa promovida pela Assembleia Legislativa (Alesc) desde 2004, está com inscrições abertas até a próxima sexta-feira (23). Jovens entre 16 a 24 anos, regularmente matriculado e frequentando o ensino médio, técnico, superior ou nos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos e  com renda familiar de até 2,5 salários mínimo regional, estão aptos para se inscreverem pelo endereço eletrônico.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

Punição prevista em lei pra maus-tratos a animais funciona no Brasil?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Congresso “inimigo do povo” muda o tom e promete “entregas concretas”

Eleições 2026

Congresso “inimigo do povo” muda o tom e promete “entregas concretas”

Porque violência contra animais cresce em grupos online de adolescentes

Cão Orelha

Porque violência contra animais cresce em grupos online de adolescentes

BRB, rombo bilionário e a questão: o que Ibaneis Rocha tem a ver com crise do Banco Master

BANCO MASTER

BRB, rombo bilionário e a questão: o que Ibaneis Rocha tem a ver com crise do Banco Master

Especialista explica o que querem os donos das big techs

Colonialismo de dados

Especialista explica o que querem os donos das big techs

Vamos investigar o lobby das Big Techs pelo Brasil

Microbolsas

Vamos investigar o lobby das Big Techs pelo Brasil



Colunistas

Mais uma decepção

Show de Bola

Mais uma decepção

Casa histórica que abriga cafeteria será demolida no centro

Charge do Dia

Casa histórica que abriga cafeteria será demolida no centro

Refúgio chamado silêncio

Clique diário

Refúgio chamado silêncio

TCE/SC analisa manobra fiscal do governo

Coluna Acontece SC

TCE/SC analisa manobra fiscal do governo

Taliano plantando girassóis

JotaCê

Taliano plantando girassóis




Blogs

“Quem me conhece sabe”: Egovaldo pede desculpas e fala em virar a página

Blog do JC

“Quem me conhece sabe”: Egovaldo pede desculpas e fala em virar a página

Uma entrevista interessante

Blog do Magru

Uma entrevista interessante

Você tem andado cansado e com fadiga?

Espaço Saúde

Você tem andado cansado e com fadiga?

Você consome cobre?

Blog da Ale Françoise

Você consome cobre?

 Da impossibilidade da neutralidade

VersoLuz

Da impossibilidade da neutralidade






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.