Fábio fala do Plano Diretor
Fábio Inthurn, presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil dos Municípios da Foz do Rio Itajaí-Açu (Sinduscon) e CEO da Lotisa, em contato com a coluna, fez algumas considerações sobre o Plano Diretor que se encontra em tramitação na piramidal casa do povo e que deve ser votado pelas excelências excelentíssimas em breve.
Falsas narrativas
Segundo Fábio, foram criadas falsas narrativas, insinuações baixas, que não se sustentaram, relacionadas à proposta que será votada no legislativo. O todo poderoso do Sinduscon, em um breve resumo, falou sobre o avanço do Plano Diretor e o equilíbrio que ele representa para Itajaí.
Não tem beneficiamento
Fábio ressaltou que o pedido do Ministério Público, que foi negado pela Justiça, queria brecar a proposta que se encontra na Câmara de Vereadores insinuando falta de participação popular e com falsas narrativas de que a construção civil estava sendo beneficiada. Fábio ressaltou que na peça inicial do MP não houve um único apontamento sobre qual seria o suposto benefício à construção civil.
Mudanças
Fábio fez questão de ressaltar as principais mudanças propostas no Plano Diretor que está tramitando na Câmara de Vereadores: 1) Beira Rio, sem prédios (apenas sete andares, exatamente como já é hoje na frente do Centro de Eventos e Mercado Público; 2) Cabeçudas, sem prédios nas primeiras quadras (apenas 3 pavimentos, lembrando que no Plano Diretor vigente pode chegar até oito pavimentos); Praia Brava, seguindo exatamente o acordo feito na Justiça Federal. No caso, o Plano Diretor que está em tramitação no legislativo respeita o TAC, fruto de uma Ação Civil Pública que define o padrão permitido de sombreamento – acordo firmado entre o MPF, Sinduscon, prefeitura e as entidades de defesa da Praia Brava.
História de Itajaí
Fábio também comentou sobre a questão dos prédios históricos, observando que o novo Plano Diretor permite que o proprietário do imóvel possa usufruir do seu potencial transferindo pra outro empreendimento, sem ter que demolir o imóvel histórico para ter retorno econômico.
Presetvação
O chefão do Sinduscon ressalta que “isso faz com que os atuais proprietários possam manter o seu bem, com a viabilidade financeira que a transferência de potencial irá proporcionar”.
Avião de rosca
É de corar de vergonha ler no DIARINHO que o avião de rosca, ops, helicóptero, comprado com recursos da construção civil, está desde dezembro parado por problemas de manutenção. O Águia 7, com sede em BC, tá com problemas no motor. E não conseguiram consertar! Se fazem isso na city do metro quadrado mais valorizado do país, a Dubai brasileira, imagina em outros lugares...
Renato agregando
Ainda que os perdigueiros da terra da pedrada e ex- do tiro ao vereador tentem desconstruir a imagem do homi, a verdade é que a pré-campanha do empresário Renato Cruz (PL) está tomando corpo e assustando meio mundo em Camboriú. Contrariando os sabichões que diziam que tava isolado, Renato tem agregado partidos em seu entorno.
Juntos Podemos
O primeiro a embarcar na campanha do rapaz é o Podemos de Camboriú. Os fofoqueiros de plantão contam que o direcionamento do apoio veio de cima, através de um pedido do próprio deputado e presidente do partido, Camilo Martins. Orra!
Outras siglas
Em alguns dias, garantem os chegados do Renato Cruz, mais partidos devem anunciar apoio ao postulante. Renato tem trato fácil, agrega todo mundo e tem a família nativa de Camboriú a seu favor.
Encontro das bonitonas
A ex-deputada federal Angela Albino (PCdoB) retornou a Itajaí esta semana para mais uma etapa do planejamento da pré-campanha da presidente do partido da foice e do martelo, Sara Ternes, que é pré-candidata à vereadora.
Camarada Sara!
Angela vê muito potencial de eleição da pré-candidata e tem grande apreço e carinho por este projeto. “A camarada Sara conhece a gestão pública e tem grande capacidade de diálogo com as demais forças políticas, características importantes para o ambiente político polarizado que vivemos.”
Porto de Itajaí
Nem a volta dos naviozões, nem o conserto do farol da barra que está afundando, nem sinal de empresa ou consórcio para assinar definitivamente contrato e ressuscitar o nosso Porto de Itajaí. Mesmo assim, não falta motivo para os comissionados do porto comemorar.
Matar mosquito!
Na falta de ter o que fazer ou dizer, a Superintendência divulgou extensa matéria divulgando que está se dedicando ao combate da dengue nos nossos terminais. É isso aí moçada, sem ter o que fazer e ganhando salários milionários mês sim, outro também, vamos pelo menos matar mosquito!
Coçando...
Agora dá pra entender porque o presidente do partido da pombinha branca na city pexêra, Flávio Furtado, pode ao mesmo tempo ser o diretor de Saneamento do Salmasa, ops, Semasa, e fazer política. Pra ser diretor de Saneamento do Semasa precisa ter formação técnica na área. Como Flávio não tem, não se furta em ter tempo pra conversar visando o pleito.
Venham!!!
Há quem diga que além de uma nominata de postulantes pra estar na piramidal casa do povo em 2025, o PSB quer ter um candidato a prefeito pra chamar de seu. E, sem medo de serem felizes, teriam procurado pra que batam asas rumo ao ninho da pombinha branca a minha ex-musa BBB, Anna Carolina (PSDB) e o desaparecido da política, sem fraturas Deodato Casas.
Galega não vai
O PSDB pexêro anda desasado faz tempo, não só em Itajaí, mas a galega Anna é a chefona da sigla, não sei se iria pra um partido que tá mamando no atual governo e que fez essa vergonheira de alojar o presidente no cargão e a mulher do vice-presidente em outro cargão, nos canos do Semasa, digo, nos cargos. Ficaria pra lá de feioso. E, num é?
Pão com mousse
Deodato é outro que foi candidato há trocentos anos e depois desapareceu, cuidando de sua vida de médico e postando suas viagens nas redes sociais pelo mundo. Parece que tá bem tranquilo e feliz. Já superou a campanha política em que foi candidato a prefeito e, na falta do que falar ou propor, contou que comia pão com mousse. Alguém se lembra dessa pérola?
Tchibum!
Além disso, sem precisar passar por processos chatos de licitação, aluga suas piscinas na sua clínica na Ressacada pra prefa pexêra por uma baba um mês sim e outro também… vai querer entrar em bola dividida? Toda a eleição que se aproxima fazem uma firula danada e aparece o nome do Deodato como um dos postulantes.
Chiodini
O MDB pexêro começou a distribuir os convites para o ato de filiação e de “adesão” do deputado federal e presidente estadual da sigla, Carlos Chiodini. O povo do mandabrasa fala que no evento no dia 8 de março, na sociedade Tiradentes, deve ser lançada oficialmente a pré-candidatura a prefeito e, além de presenças de peso, nacionais, estaduais e locais, haverá um ato de filiações.
Juntinhos
Quem anda sorridente e eufórico com a chegada de Chiodini é o mentor da pré-candidatura do deputado ao paço da Vila Operária, é o presidente do MDB pexêro, Wilson Rebello Júnior, o Rebelinho. Aliás, Rebelinho vira e mexe tá grudado com Chiodini. Essa semana, inclusive, acompanhou a visita de Chiodini ao ministro dos Transportes, Renan Filho.
Gororoba do JC
Vem aí a 16ª edição da Gororoba do JC! Aguardem!