Colunas


Ideal Mente

Ideal Mente

CRP SC 19625 | Contato: (47) 99190.6989 | Instagram: @vanessatonnet

Mitos e verdades sobre a saúde mental


Mitos e verdades sobre a saúde mental
(foto: FREEPIK)

A saúde mental continua sendo uma área que envolve muitos preconceitos, estigmas e ideias erradas. Essa discriminação é frequentemente baseada em percepções sociais negativas e falsas que prejudicam diretamente no cuidado, fazendo com que, por exemplo, a busca pelo tratamento seja tardia.

Em meio a esse cenário, mitos e verdades acerca da saúde mental surgiram e permanecem ao longo do tempo. Dentre essas concepções temos algumas dentre tantas, como:

MITO: Se preciso ir a um psiquiatra ou psicólogo, meu caso deve ser muito grave.

- As especialidades profissionais que trabalham as questões psíquicas são responsáveis por diagnosticar, acompanhar e apoiar as pessoas em seus sofrimentos emocionais (sentimentos - emoções) e alterações comportamentais que prejudicam a vida nos âmbitos social, profissional, sentimental e familiar. Quanto antes for à procura pela ajuda, mais eficaz será o tratamento para lidar com as emoções e situações existenciais.

VERDADE: Abusar de álcool e drogas pode causar transtornos mentais.

- Álcool e drogas possuem substâncias que alteram o funcionamento do sistema nervoso central. Dependendo da quantidade, da frequência e também do histórico da pessoa, esse consumo pode se tornar crônico e desencadear a dependência química, assim como transtornos mentais como depressão, transtornos ansiosos, transtornos de personalidades graves e transtornos por uso de substância.

VERDADE: Mau humor e ansiedade podem ser sintomas de transtornos mentais.

- É preciso atentar que os transtornos mentais são um conjunto de vários sintomas. Dessa forma, não basta uma pessoa apresentar somente momentos de ansiedade, irritação e mau humor, que são sentimentos comuns ao longo da vida, para ser diagnosticada com um transtorno mental. Esses sentimentos precisam ser frequentes e, para realizar a avaliação se existe ou não um transtorno mental, um especialista em saúde mental deve ser consultado.

MITO: Depressão e tristeza são a mesma coisa.

- Tristeza é um sentimento que todos nós como seres humanos sentimos em situações difíceis como, por exemplo, a perda de alguém querido, fim de um relacionamento, desemprego. Já o transtorno depressivo é um conjunto de sintomas que, além do sentimento de tristeza, engloba também alterações de memória, concentração, sono e apetite, humor, diminuição da capacidade de sentir prazer e da motivação no que fazia antes e pode, em alguns casos, levar o indivíduo a apresentar pensamentos relacionados à própria morte.

A evolução na área da saúde mental é algo inegável, mas muitas necessidades ainda precisam de atenção. Dessa forma, disseminar informações corretas é extremamente importante, pois auxilia na busca por tratamentos e soluções adequadas quando necessário. Lembrando que quanto mais cedo for a procura pelo tratamento especializado, melhor será o prognóstico. Precisamos quebrar muitos tabus ainda em relação à saúde mental, que nada mais é que nossa saúde emocional. O correto é buscar o autoconhecimento sobre nós mesmos.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

No réveillon, você é do time que…



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Lula encomenda proposta para reduzir dependência de combustíveis fósseis no Brasil

COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS

Lula encomenda proposta para reduzir dependência de combustíveis fósseis no Brasil

Novo licenciamento ambiental é desregulação e pode chegar ao STF, diz presidente do Ibama

PREOCUPAÇÃO AMBIENTAL

Novo licenciamento ambiental é desregulação e pode chegar ao STF, diz presidente do Ibama

"Tudo desemboca na CVM, que não tem feito seu trabalho”, diz advogada

Banco Master

"Tudo desemboca na CVM, que não tem feito seu trabalho”, diz advogada

Sonhos, ouro e a dura realidade das mulheres no garimpo ilegal do Sararé

GARIMPO

Sonhos, ouro e a dura realidade das mulheres no garimpo ilegal do Sararé

Desperdício no Brasil deixa de abastecer 50 milhões de pessoas

A cada 5 litros, 2 no ralo

Desperdício no Brasil deixa de abastecer 50 milhões de pessoas



Colunistas

Mundo Corporativo

A Difícil Arte de Construir uma Equipe Forte em um Mundo de Pessoas Diferentes

Malcriada na mira

JotaCê

Malcriada na mira

Calçadas precárias em Itajaí

Charge do Dia

Calçadas precárias em Itajaí

Plano Diretor: “A Hora da Verdade para a Câmara de Balneário Camboriú”

Casos e ocasos

Plano Diretor: “A Hora da Verdade para a Câmara de Balneário Camboriú”

Sociedade Guarani

Jackie Rosa

Sociedade Guarani




Blogs

Você pode mudar sua saúde — mesmo se já tentou várias vezes

Espaço Saúde

Você pode mudar sua saúde — mesmo se já tentou várias vezes

A Cocada vai acabar?

Blog do Magru

A Cocada vai acabar?

BC bem Cuidada - e mais unida

Blog do JC

BC bem Cuidada - e mais unida

Natal e ano novo!

Blog da Ale Françoise

Natal e ano novo!

 O turbilhão que habita em mim - Mergulho

VersoLuz

 O turbilhão que habita em mim - Mergulho






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.