Colunas


Direito na mão

Por Renata Brandão Canella - renata@brandaocanella.adv.br

Renata Brandão Canella é advogada previdenciarista , graduada em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Mestre e Especialista pela UEL, Especialista em Direito do Trabalho pela AMATRA, palestrante, expert em planejamento e cálculos previdenciário e Presidente da Associação Brasileira dos Advogados Previdenciários (ABAP).

Brasileiros residentes nos Estados Unidos podem contribuir para o INSS? Como fica a aposentadoria do brasileiro que possui contribuições nos dois países?


Mesmo estando fora do Brasil, brasileiros podem seguir contribuindo com o INSS (foto: divulgação)

Garantir uma aposentadoria tranquila é uma preocupação para muitos brasileiros que residem nos Estados Unidos. Mas você sabia que é possível continuar contribuindo para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) mesmo estando fora do Brasil?

Com a contribuição facultativa, quem reside nos Estados Unidos, pode continuar filiado ao regime geral da previdência social brasileira, mantendo a qualidade de segurado, possibilitando o recebimento de benefícios previdenciários pagos pelo INSS.

Em resumo: essa opção permite a manutenção da qualidade de segurado e preserva os direitos previdenciários.

O recolhimento das contribuições facultativas pode ser feito de forma simples e prática. Basta acessar o site da Previdência Social para emitir os boletos de pagamento. Além disso, há a opção pelo débito automático, agendamento bancário ou internet banking para facilitar o processo.

 

 

Ao escolher contribuir com 11% sobre o salário mínimo vigente no Brasil, o segurado garante o direito a uma aposentadoria equivalente a um salário-mínimo, desde que cumpra os requisitos mínimos de tempo de contribuição e idade.

Caso o segurado almeje receber um benefício mais substancial, é possível contribuir com 20% sobre o salário de contribuição, respeitando o teto estabelecido pela Previdência Social (20% sobre 1 salário-mínimo até o teto da previdência, qualquer valor entre um e outro). Essa opção possibilita uma aposentadoria mais vantajosa, desde que o segurado atenda aos requisitos exigidos.

Outra informação importante, é a possibilidade de somar o tempo de trabalho no Brasil com o tempo de trabalho no exterior e vice-versa.

Explicando: é possível somar o tempo de trabalho no Brasil, com registro em carteira de trabalho, ou tempo vinculado ao serviço público, tempo de serviço rural sem registro, tempo em serviço militar, dentre outros, desde que averbados e reconhecidos, previamente, pelo INSS, ao tempo de contribuição no exterior.

Dessa forma, o segurado pode acumular um período maior de contribuição (ou de trabalho), aumentando a velocidade e as chances de atingir os requisitos mínimos para a aposentadoria.

Assim, além de contribuir para o INSS, é importante conhecer as regras do sistema previdenciário dos Estados Unidos. Consultar o Social Security Administration (SSA) possibilita entender como acumular benefícios e obter informações específicas sobre aposentadoria nos EUA. Um(a) advogado(a) especialista em direito previdenciário internacional pode ser extremamente útil, inclusive, porque será necessária a atuação nos dois países.

Da mesma maneira, o tempo de trabalho realizado no exterior,  pode ser utilizado na aposentadoria no Brasil. Essas possibilidades são viáveis, somente, entre países que possuem acordo internacional previdenciário com o Brasil, como no caso dos Estados Unidos.

 

Renata Brandão Canella, advogada. www.brandaocanella.adv.br


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

Direito na mão

Professores podem aumentar o valor da aposentadoria

Direito na mão

Trabalho insalubre ou perigoso pode antecipar a aposentadoria

Direito na mão

Aposentadoria: documentos importantes para comprovar o tempo de trabalho

Direito na mão

Simulador do INSS: dá para confiar?

Direito na mão

Estratégias pra aposentadoria na área da saúde após a reforma da previdência

Direito na mão

Pessoa com câncer pode aposentar com apenas uma contribuição ao INSS?

Direito na mão

Tenho mais de 45 anos e não pago INSS: ainda dá tempo de aposentar

Direito na mão

Dependente químico tem direito à aposentadoria do INSS?

Direito na mão

Autônomos: dois erros no pagamento da contribuição previdenciária

Direito na mão

Perícia médica à distância: passo a passo de como requerer o auxílio pelo MEU INSS

Direito na mão

Planejamento da aposentadoria: para que?

Direito na mão

Estratégias para se aposentar “bem”

Direito na mão

Teve a aposentadoria negada pelo INSS e não conseguiu identificar o motivo?

Direito na mão

Qual a relação do “ano marítimo” com a aposentadoria dos embarcados?

Direito na mão

Aposentei com valor baixo, posso aumentar a minha aposentadoria?

Direito na mão

Aposentadoria do MEI: qual o cuidado necessário ao escolher esse tipo de contribuição previdenciária?

Direito na mão

Aposentadoria integral: como receber 100% aos 57 anos de idade

Direito na mão

4 dicas importantes para resolver as pendências no CNIS do INSS

Direito na mão

Sete ferramentas para acelerar a aposentadoria do INSS

Direito na mão

Benefício assistencial ao deficiente e ao idoso: LOAS. Quem e como pode solicitar?



Blogs

Blog do JC

Show dos horrores

Blog Doutor Multas

Desentupidora SP

Blog da Jackie

Nôvis por aqui

A bordo do esporte

SSL Gold Cup: Hungria é a campeã

Blog da Ale Francoise

Desparasitação natural

Gente & Notícia

10 anos do Music Park BC: Confira a programação especial da casa para a temporada de verão

Blog do Ton

Lançamento do cantor Rodrigo Vieirah agita a Praia do Estaleiro neste sábado

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Deivide Tomassi

"O Papa quer que as pessoas estejam mais próximas de Cristo”

Diego Lopes Costa

"Mesmo que existam antecedentes criminais, isso não justifica assassinato, agressão e tortura. Você não vai combater um crime com outro crime”

Emerson Pereira

"A inovação promoverá mudança e aumento no faturamento e na capacidade de geração de riqueza”

Gustavo Conti

“Era de madeira, agora é pré-fabricado. Será um prédio muito mais seguro em todos os aspectos”

TV DIARINHO

A FG Big Wheel terá uma festa de Réveillon no rooftop da roda gigante. Com imagens de @drone.cyrillo ...




Especiais

NA ESTRADA

Cristofori Piano Bar: música, alta gastronomia e ambiente intimista na Brava

superação

Meninas lutam para superar as marcas da Fundação Casa sem apoio do poder público

MEIO AMBIENTE

Queimadas na Amazônia: por que a floresta está queimando

AGÊNCIA PÚBLICA

Presidente de CPI das ONGs tentou licenciar exploração de ouro na Amazônia

Na estrada

Bora descobrir as melhores Black Fridays da região



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








Jornal Diarinho© 2022 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação