Colunas


Coluna Esplanada

Coluna Esplanada

Leandro Mazzini, com Walmor Parente, Carol Purificação e Isabele Mendes

Reflexão & reinvenção


Reflexão & reinvenção

Erros técnicos no julgamento que levam à nulidade da condenação de quatro pessoas no caso da Boate Kiss, onde morreram mais de 200 pessoas, são um espelho de um Brasil que não dá certo – até no Judiciário. É o mesmo País cuja Lei permite a “saidinha” de presos em feriados, os quais muitos cometem mais crimes. É onde uma menina de 10 anos sai para comprar pão e não volta, vítima de estupro. O País em que bêbados ao volante atropelam, matam, e vão para casa dormir sem punições na mesma noite – uns até sem pagar fiança. É onde políticos condenados com provas ganham nova chance de disputar eleições (em diferentes esferas de Poder) e ladrões de colarinho se sentem no direito de pedir dinheiro roubado de volta. O Brasil em que um chefe da nação diz “e daí, lamento” - em vez de dar exemplo público no combate à pandemia. Aqui se usa mais de R$ 5 bilhões de verba do cidadão para convencê-lo a votar em alguém, com a certeza de que é um fundo perdido. No Brasil, fala-se muito em direitos, e quase nada nos deveres. Além de uma reforma do Código Penal e da reforma política, o Brasil precisa urgente de uma reforma cultural. A reflexão é urgente, a reinvenção é necessária.

 

Quem? Euuuu!?

O senador Fernando Collor (PTB) escolheu seu vice para disputar o Governo de Alagoas. É o vereador de Maceió, Leonardo Dias (PL). Em recente passado, Dias afirmou que disputaria eleição ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

 

Quem? Euuuu!?

O senador Fernando Collor (PTB) escolheu seu vice para disputar o Governo de Alagoas. É o vereador de Maceió, Leonardo Dias (PL). Em recente passado, Dias afirmou que disputaria eleição contra Collor para derrotá-lo por causa do “sequestro da poupança” no famigerado Plano Zélia Cardoso no início do Governo Collor, nos anos 90. Quem não se lembra..? Dias sim, mas se esqueceu de algo tão recente na lábia.

Novela do PROS

Com vaivém de decisões liminares na Justiça, troca de comandos que defendem rumos diferentes na eleição, o PROS tem que decidir hoje, por lei, se fecha com Lula da Silva (PT) ou lança Pablo Marçal, de seus quadros.  A autofagia de fundadores chegou a nível paranormal – ou Marçal tem olhos nos corredores dos tribunais. Em dois vídeos de quarta-feira ele crava que haveria reviravolta judicial a seu favor. E houve. Até o fechamento da Coluna, o PROS seguia sua sina de disputa por dinheiro na legenda.

BC longe do Rio

Mais um indicativo de que o Rio de Janeiro vai mal no cenário nacional. O Comando da Aeronáutica revogou a licença para operação do heliponto da sede do Banco Central na capital fluminense. A decisão saiu no Boletim do último dia 21 de Julho, publicada no Diário Oficial pelo Ministério da Defesa. O BC centraliza atividades em Brasília.

Sem desafinar

A cantora Paula Toller, ex-Kid Abelha, provou que não é bolsonarista – muita gente achou isso porque ela processou a direção do PT por ter usado uma música sua indevidamente na campanha de 2018. Foi só questão de direitos autorais. Paula acaba de assinar a Carta em Defesa dos Direitos da Democracia, lançada pela USP. A lista é eclética, com signatários de diferentes perfis e segmentos do País.

A boa política

Acredite, existem bons políticos – a despeito de a maioria, pelo notório, manchar o Congresso Nacional. A região Sudeste teve 18 dos 41 congressistas avaliados como cinco estrelas no Índice Legisla Brasil, o equivalente a 43% de todos os deputados mais bem-avaliados. O Índice foi lançado na segunda-feira para avaliar o desempenho de parlamentares que atuaram na Casa desde 2019.

ESPLANADEIRA

# 1ª Virada da Habitação promove amanhã encontros entre organizações e negócios de impacto para falar sobre moradia social. # Road Show ABGD HUAWEI Solar chega a Brasília e oferece cursos sobre energia fotovoltáica para população. # AgroStart está com inscrições abertas para startups do agro. # Nutrien anuncia acordo de aquisição da empresa de varejo brasileira Casa do Adubo. # Juliana Valentim lança coletânea de poesias “Palavras que dançam ao redor do sol”.

Colaboraram Walmor Parente, Carolina Freitas, Sara Moreira e Izânio Façanha (charge)


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

A Câmara de Itajaí deve ter mais vereadores?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Vitória parcial

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões

IGREJA CATÓLICA

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões

Governo consegue aprovar Plano Clima após diluir responsabilidade do agro

PLANO CLIMA

Governo consegue aprovar Plano Clima após diluir responsabilidade do agro

Três meses após sanção da Lei Felca pais não sabem proteger filhos na web

Controle parental

Três meses após sanção da Lei Felca pais não sabem proteger filhos na web

Empresas de festas visam adolescentes e marketing predatório aposta até em porta de escola

NA PORTA DA ESCOLA

Empresas de festas visam adolescentes e marketing predatório aposta até em porta de escola



Colunistas

Tendência 2026

Charge do Dia

Tendência 2026

Brasil: 2026 começa com avanços sociais, desafios econômicos e eleições no horizonte

Casos e ocasos

Brasil: 2026 começa com avanços sociais, desafios econômicos e eleições no horizonte

Como condomínios podem evitar problemas tributários

De Olho no Fisco

Como condomínios podem evitar problemas tributários

Pesquisa Neokemp: A disputa à presidência em SC e o risco da divisão

Coluna Acontece SC

Pesquisa Neokemp: A disputa à presidência em SC e o risco da divisão

Quando a coluna trava, a aposentadoria pode destravar caminhos que você ainda não viu

Direito na mão

Quando a coluna trava, a aposentadoria pode destravar caminhos que você ainda não viu




Blogs

Até quando a altitude será problema para os times brasileiros?

A bordo do esporte

Até quando a altitude será problema para os times brasileiros?

Bolsonaro, aposta no 13 e ganha na Mega da Virada

Blog do JC

Bolsonaro, aposta no 13 e ganha na Mega da Virada

 Sonhos Fractais — quando a poesia precisa gritar contra o feminicídio

VersoLuz

 Sonhos Fractais — quando a poesia precisa gritar contra o feminicídio

✨ Bem-vindo a 2026: um novo começo para sua saúde ✨

Espaço Saúde

✨ Bem-vindo a 2026: um novo começo para sua saúde ✨

Regenera em 2026

Blog da Ale Françoise

Regenera em 2026



Podcasts

Afogamento termina em morte na praia do Perequê

Afogamento termina em morte na praia do Perequê

Publicado 30/12/2025 19:36





Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.