JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Prefeito em ação
Após sobrevoar as áreas atingidas pelo ciclone com ventos que ultrapassaram 110 km/h, o prefeito barbudinho, Volnei Morastoni (PMDB), decretou situação de emergência nível 1 em Itajaí. A medida, tomada na tarde de ontem, é uma forma de auxiliar as famílias atingidas pra que possam ter acesso a benefícios financeiros e reconstruir seus lares.
Luto e solidariedade
Volnei também acompanhou de perto a situação dos pais que perderam três filhos vítimas de um choque elétrico. Ainda na manhã de ontem, o prefeito conversou por telefone com o pai das vítimas, que é trabalhador da empresa Ambiental. Ele colocou a estrutura municipal à disposição da família.
Ação conjunta
Além disso, Volnei convocou uma ação conjunta de solidariedade: pediu pra que os itajaienses ajudem as pessoas atingidas com a doação de materiais de construção, destacando que o nosso povo tem um coração gigante e se une nos momentos mais difíceis.
Sintonia
Desde as primeiras rajadas de vento mais fortes, as equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros se uniram pra trabalhar em conjunto. Foi tudo tão ordenado que ninguém ficou sem atendimento. As equipes se dividiram por tipos de ocorrência.
Pesca em crise
Se sentindo desamparado pelo governo federal, o setor pesqueiro de Itajaí se reuniu ontem com o prefeito Volnei Morastoni, pedindo ajuda pra tirar da crise o maior pólo pesqueiro do país. Com dificuldades financeiras em todas as modalidades da pesca, a classe não sabe se sobreviverá com tantas proibições.
Volnei toma frente
O prefeito de Itajaí se comprometeu em ajudar nas negociações pra resgatar este setor tão importante pra economia da cidade e da Santa & Bela. Unindo forças com o governador Raimundo Colombo (PSD), com parlamentares e com líderes da pesca, trabalhará pra que o governo federal atenda às reivindicações de Itajaí. O prefeito vai solicitar uma agenda com compromissos contínuos pra salvar a pesca local.
Italianos na área
O dia foi cheio pro prefeito barbudinho, que ainda recebeu no seu gabinete uma comitiva italiana pra falar de um projeto pra implantar uma usina de lixo na city peixeira. Os europeus querem trazer pra Itajaí um projeto grande pra reaproveitamento dos resíduos, que poderão ser usados desde a área rural e até na construção civil.
Senador
Quem apoia o projeto é o senador italiano Domenico Scilipoti, que ligou de Roma pro prefeito e prometeu vir à city peixeira em breve. O italianão pode garantir a verba pra financiar o projeto.
Volnei, Jandir e Pegorini
Rolou ontem, um encontro entre o prefeito Volnei, o ex-prefeito e ex-homem dos galináceos, Jandir Bellini, e o vereador e presidente do Partido Progressista, Fernando Pegorini. A conversa teria sido amistosa. É grande a possibilidade dos progressistas entrarem de sola no governo, apesar das tratativas não terem iniciado. Há quem diga quão quer que o PP participe do governo. Hummm...
Encontro do ano
Hoje acontece um dos encontros mais emblemáticos neste sagrado ano de 2017. O homem pássaro, Edson Periquito (PMDB), que há poucos dias sentou os glúteos na estofada cadeira de secretário regional, vai ciceronear o governador com cara de padreco, Raimundo Colombo (PSD), em vistoria às obras de ampliação do hospital Marieta Konder Bornhausen.
Amor
Pirica, quando era prefeito da Maravilha do Atlântico, castigou o lombo de Colombo, acusando-o de não espirrar recursos para o custeio do hospital Ruth Cardoso. O clima ficou tão pesado que Raimundo passou a ignorar o alcaide psitacídeo quando vinha à região. Hoje, Periquito faz juras de amor ao Raimundão. Coisa danada, essa política, né não?
Conversar?
Aliás, o ex-prefeito da Maravilha do Atlântico, agora bagrão da ADR, Edson Periquito, anuncia que quer conversar com os prefeitos Volnei Morastoni de Itajai e o pop estar, Fabricio Oliveira (PSB), para resolver problemas regionais das duas citys. Mas não foi ele próprio que tirou BC da AMFRI? E ficou oito anos dizendo que não servia pra nada. Phode?
Psiquiatria
Periquito disse ainda que quer criar uma enfermaria psiquiátrica na AMFRI. Daí este socadinho escriba fica coçando o cucuruto, escutando os linguarudos de plantão indagar se esta enfermaria serviria também para tratar políticos que mudam o discurso conforme a conveniência. Seria bipolaridade ou esperteza? Pelamordedeus, arreda, raça de desaforados!
Caneteou
Decisão da juíza Sônia Mazzetto Moroso Terres, titular da Vara da Fazenda de Itajaí, deferindo liminar para que um universitário tenha o direito de se inscrever para pleitear uma bolsa de estudo concedida pela prefa peixeira, foi comemorada pelo vereador de situação, ops, oposição, ops, independente, Nikolas Reis (PDT).
Alma lavada
Nikolas é autor da lei que beneficia os estudantes carentes com um percentual de abatimento das mensalidades, concedido semestralmente. O seguidor dos preceitos brizolistas se diz de alma lavada. A decisão da magistrada abre o precedente para que centenas de estudantes requisitem a chance de terem acesso no processo seletivo de bolsas.
Em defesa da mulher
O primeiro projeto de lei do vereador Edson Lapa (PR), o Bonzinho, é pra lá de interessante. Pela proposta do parlamentar, que também é pastor do MEVAM, a ideia é priorizar e garantir vaga em creche pública para criança ou mãe que tenham sido vítimas de violência doméstica. Bacana!
Baleia Azul
O prefeito Fabrício Oliveira (PSB), da Maravilha do Atlântico, abriu fogo contra o jogo Baleia Azul, que diminui a auto-estima de jovens podendo levá-los ao suicídio. Diversas atividades de esclarecimento aos estudantes e de valorização da vida estão sendo feitas nas escolas da city praiana para tirar ideia ruim da cabeça da molecada, já que cabeça vazia é oficina do “coisa ruim”.
Aquele abraço
Na agenda de Fabrício também tem o lançamento do programa Abraço, que presta atendimento e assistência às pessoas da melhor idade que são vítimas de violências físicas e psicológicas, abandono e tal.
