Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Arapongagem


Comemoração dos vereadores e comissão de Direito Tributário da OAB, subseção de Itajaí, após discussão e votação dos projetos do ITBI na piramidal


Nos corredores do paço da Vila Operária e nos bastidores da política peixeira não se fala em outra coisa. Dizem os bocas de tarrafa que um tal de filmar e gravar todo mundo virou praxe para que se possa ameaçar e conquistar benefícios em troca de silêncio. Vergonheira.

Caso de polícia

Se tal expediente perpetuar, em breve devemos ter uma enxurrada de denúncias obtidas de maneira ilícita, mas que revelarão várias atitudes escabrosas de abobrões de peso. Os malacabados vociferam pelas praças que o toma lá dá cá tomou conta da administração e as chantagens viraram o debate principal. Credo!

PR tem a força?

Esta semana promete novos rumos na condução política do partido republicano de Itajaí. A vereadora Dulce Amaral deve assumir em definitivo a presidência do partido e novas figuras devem se filiar na legenda. Lideranças como o competente topetudo Osvaldo Gern e Manoel Rodrigues da Conceição, o Nelinho, devem somar-se ao projeto republicano.

Reforço

Segundo informações que chegam a este socadinho escriba, o PR deve fazer par ao PP na nova configuração política do governo do prefeito barbudinho Volnei Morastoni. As tratativas estão adiantadas e os objetivos definidos. Com o movimento, o PR sairia da condição de agraciado do PPS e passaria a protagonizar sua própria história na atual legislatura e cenário político local.

A aposta

Com a manobra é claro e evidente que os barbudinhos fogem de uma pseudo dependência dos seguidores dos preceitos brizolistas bancada pelo todo poderoso Marcelo Saldré, ops, Sodré no campo político. Talvez, numa tentativa de levar o PDT ao isolamento juntamente com a bancada de oposição.

Reação

Se tudo se confirmar, Sodré deve se reorganizar politicamente quem sabe até somando-se mais ao lado de Nikolas Reis e até uma aproximação com o PSDB de Robison Coelho e aliados. A dúvida ficaria na lealdade de Paulinho Amândio a seu companheiro de sigla.

Ai, Jisus!

Se o influente Sodré, resolver buscar sua sobrevivência política não acatando a tática dos barbudinhos, o tiro do governo pode sair pela culatra, pois há campo para frente suficiente inclusive para aprovação de CPIs. Aí que dor.

Calma lá ITBI

Alguns auditores fiscais da city peixeira têm vociferado por aí que a lei do ITBI é um erro que penalizará os mais pobres e beneficiará os mais ricos. Segundo, as bocas de tarrafa que escutaram de alguns fiscais que a lei foi resultado de lóbi de construtores endinheirados e de grandes especuladores imobiliários para legalizar o caixa 2 – que transfere imóveis muito abaixo do valor de mercado. O debate continua.

Fogo amigo?

Os entendidos ainda apontam a liderança do governo da piramidal ocupada pelo barbudinho júnior Thiago Morastoni (PMDB) como fogo amigo, pois tal lei reduzirá ainda mais a arrecadação do município ajudando endinheirados enquanto a recuperação fiscal do prejuízo terá que sair do IPTU do povão que já anda fuzilado – causando prejuízos políticos ao governo do barbudinho pai Volnei Morastoni. Quem viver verá, profetizam.

Sem eira nem beira

No feriadão parou tudo, menos a demolição e retirada de material do que havia sobrado da Fábrica de Papel Itajaí, que já virou história. Quem viu, viu, quem não viu, só em foto. Está lá o espaço limpo que vai virar sabe-se lá o quê. Provavelmente, mais um terminal portuário.

A força da grana

O espaço e o prédio histórico já haviam virado fumaça desde 2014, agora veio o tiro de misericórdia, que vai derrubar também a chaminé da antiga construção. E que derrubem tudo mesmo na cidade sem memória. Porque não tem quem proteja a cidade da ganância de uma elite ignorante, hipócrita e descompromissada com o bem comum.

Perdas e danos

Soprou na mídia, e logo foi abafada, a intenção da especulação imobiliária de liberar a construção de prédios na Avenida Beira Rio. Que vai acontecer, mais cedo, ou mais tarde. Porque ninguém pode com esses caras. O resultado é que você vai subir o Morro da Cruz e não vai ver o Saco da Fazenda, porque vai haver uma muralha de prédios lá, impedindo a visão.

Muros

A especulação imobiliária compra os terrenos e leva de graça, por falta de política de governo, a paisagem. Quem descia o Morro Cortado, antigamente, via a a Praia Brava, hoje vê um muro. Quem frequentava o Mercado Público, lá atrás, via o rio, hoje vê o prédio da Capitania dos Portos, cercada de uma cerca/muro. Cadê o rio? Cadê a cidade? Os gatos comeram.

Recordar é viver

A última intervenção urbanística importante em Cordeiros foi a criação do Parque Odilio Garcia, pelo ex-prefeito Arnaldo Schmitt, lá pelos idos dos anos oitenta. De lá pra cá, houve a possibilidade da criação de uma praça, que ampliava o espaço do Parque, e que virou um terminal portuário, o Trocadeiro, o qual não se conhece benefício em emprego e renda que possa ter acrescentado à cidade. Mas está lá, cercado.

Outras

O espaço da antiga falida Comard, virou a Capitania dos Portos que subtraiu espaço do povo com o rio Itajaí-Açu, conforme já falamos; o espaço da Sul Atlântico de Pesca virou um asfaltão mal definido. Vamos fazer o quê, a não ser chorar nossas perdas e danos resultadas de governos sem compromisso com a identidade e a história da cidade.

Complemento

Um desses ricaços que fazem fortuna com a perda da cidade, voltando de viagem à Europa, comentou com um amigo: “Que maravilha! Lá se preserva tudo!”. Ao que o amigo pensou , mas não disse: “Se dependesse de você, lá tinham demolido tudo! Inclusive a chaminé”. Aí qui dor!!!

Coisa feiosa

Este articulista continua mantendo a mesma postura: é contra cargos comissionados assumirem postos na mídia. Não se pode atender a dois senhores. É uma questão moral, ética. Lamento que profissionais ajam como se fosse a coisa mais normal do mundo. Que os governos façam cara de paisagem e os orgãos de comunicação se irmanem neste tipo de relação promiscua é vergonhoso. Tudo que é dito se coloca sob suspeição.

Mostra interesse

O prefeito da Maravilha do Atlântico, Fabrício Oliveira (PSB), mostra interesse em resolver as principais reivindicações da comunidade, participa de reuniões comunitárias e tem obtido sucesso quando a questão é segurança, saúde pública e turismo.

Transtonos

Mas nem tudo é como o burgomestre gostaria que estivesse. O maior exemplo é o Planejamento, que segundo os linguarudos de plantão tem criado sérios transtornos ao Governo das Novas Idéias.

Decepção

Estes bocudos que circulam o poder na Maravilha, lascam que por mais que tentem esconder para evitar um mal estar, passados 100 dias de Governo, nada de positivo foi acrescentado ao Planejamento pelo gestor Edson Kratz, que seria alvo de inúmeras críticas pelos parlamentares, independente de sigla.

Frustação

Fora isso, o buxixo que corre nos corredores do alto da Dinamarca, é a frustração de Fabrício. O prefeito não pode anunciar nenhum projeto de vulto, como ocorreu nos municípios vizinhos e como a própria comunidade da Maravilha do Atlântico aguardava.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você faria se encontrasse uma celebridade na Brava ou em BC? 



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Ataque à Venezuela é aviso aos demais governos da região

Doutrina “Donroe”

Ataque à Venezuela é aviso aos demais governos da região

Ação dos EUA na Venezuela é péssimo sinal para América Latina, aponta professor

TENSÃO NA AMÉRICA LATINA

Ação dos EUA na Venezuela é péssimo sinal para América Latina, aponta professor

Trump e Rubio querem interferir em toda América Latina, diz pesquisador

Petróleo e poder

Trump e Rubio querem interferir em toda América Latina, diz pesquisador

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Vitória parcial

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões

IGREJA CATÓLICA

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões



Colunistas

Agoniado no páreo

JotaCê

Agoniado no páreo

Casos e ocasos

O mundo caminha para uma nova guerra global?

Hospital de Camboriú

Charge do Dia

Hospital de Camboriú

Silêncio azul

Clique diário

Silêncio azul

Nova mancha na política catarinense

Coluna Acontece SC

Nova mancha na política catarinense




Blogs

L'Étape abre temporada 2026 em Cunha

A bordo do esporte

L'Étape abre temporada 2026 em Cunha

Bagrão, ganha muito, trabalha pouco e ainda aluga máquinas pra prefa!

Blog do JC

Bagrão, ganha muito, trabalha pouco e ainda aluga máquinas pra prefa!

Luz azul, excesso de telas e saúde: o impacto silencioso no seu organismo

Espaço Saúde

Luz azul, excesso de telas e saúde: o impacto silencioso no seu organismo

Consentimento Tácito

VersoLuz

Consentimento Tácito






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.