JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Tudo junto
Encontro eternizado pela imagem da foto, ocorrido ontem na leleia, reunindo políticos de peso da região da Amfri, ainda vai render muito nas eleições municipais de outubro. Espia só: (direita para esquerda) presidente do PSD da Maravilha do Atlântico, Dão Koedermann; prefeito de Penha, Evandro Eredes dos Navegantes (PSDB); deputado Dado Cherem (PSDB); presidente do PSD de Navegantes, Joãozinho Matos; e o prefeito dengo-dengo, Bob Carlos (PSDB). Hummmmm...
Na semana passada os presidentes do PP, PSD, PMDB, PDT, DEM, PR, PPS, PSB e PT estiveram reunidos com o ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP). Todos devotando apoio ao projeto político de reeleição do burgomestre. Ontem, foi a vez do PSC sinalizar que estará junto com JB. É claro que tudo pode ocorrer até convenções.
Tá junto
Com essa reunião fica a cada dia mais latente o que o espaço já escrevinhou lá atrás: o DEM, por exemplo, que alguns garganteiam que estaria em carreira solo ou se abraçando com outro partido, estará junto com Jandir Bellini. O que terá a dizer o intisicado Denísio Dolásio Baixo, que na última reunião vociferava contra o alcaide, contrário à coligação e dizendo que seria candidato ao paço, se Pissetti não fosse?
Melhorar e avançar
Os três eixos que devem nortear a campanha não são apenas problemas peixeiros. Em Jaraguá do Sul, por exemplo, que é comandada pelo PSD, a discussão dos problemas é igualzinha: creches, mobilidade urbana e saúde. Problemas que andam se tornando crônicos em todos os lugares.
Saúde ferrada
Ontem, acompanhei o drama de uma pessoa no Pronto Atendimento do antigo Vassourão. Cheguei antes da uma da tarde e sai de lá passava das quatro. Lógico que nesta época, principalmente as crianças, são acometidas de doenças típicas do inverno, o que acaba por ajudar a sobrecarregar o sistema. A mãe de um pequerrucho, um idoso, um pai que precisa trabalhar não precisam passar por aquilo.
Em pé
Na maior parte do tempo permaneci em pé, vendo as pessoas chegando e os burraldos da saúde, invés de disponibilizar mais bancos pras pessoas aguardarem o demorento atendimento, não. Muita gente fica se contorcendo de dor, encostada nas paredes. E quando se imagina que o atendimento será eficaz, socam o pessoal lá pra dentro pra mais espera. E o tal do médico que num olha na cara e receita remédio?
Rabiscos
Outra coisa medonha é a tal receita escrevinhada de próprio punho. Tem médico que risca com a caneta um amontoado de rabiscos, que só sendo um vidente pra adivinhar o que ali está escrito. E isso que existe lei federal, estadual e municipal proibindo tal prática. Mas pra chegar à ponta de quem interessa, que é o povão, tá longe pra mais de metro... Uma vergonha!
Retornando
O problema é o material humano. Os profissionais pra trabalhar nas unidades de saúde, atender as pessoas que correm em busca de alento para as suas moléstias e enfermidades. A falta de mão de obra e aquela palavrinha medonha: custeio.
Avaliar e reavaliar
Na noite de ontem, o grupo de apoio ao pré-candidato do PT peixeiro, Níkolas Reis, se reuniu pra avaliar e reavaliar (?) a candidatura do vermelhinho. Com o PSDB de Deodato Casas, intransigente em ser cabeça de chapa, num projeto meramente pessoal, fica complicado. Além do que o diretório estadual já sinalizou que não deseja o acasalamento das siglas, que em nível nacional são ferozes adversárias.
Vice e versa...
Aliás, ontem, escutei um emplumado de fora de Itajaí, criticando a postura do Deodato Casas. Ele dizia que o tucano peixeiro é muito ele. Aliás, Deodato já andou mandando recado pra pararem de especular com o nome dele. Ou seja, vai ser candidato nem que a vaca tussa em alemão e ele tenha que vir de chapa pura. Nesse caso de campanha imaginária e suicida quem seria o vice?
Cabreiros
Tem uma pá de pré-candidatos a vereador da barca de situação do outro lado da vala, em Navega city, que estão cuspindo marimbondos vivos. Os caras estão fulos alegando que reuniões que acontecem em pastas como Saúde e Obras, por exemplo, ainda têm o mando de campo dos ex-titulares como Juliano de Maria e Xero, e que quem ocupa a cadeira é apenas de fachada. Será que será?
