JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Num é mais!
O desassossegado presidente do ex-aquário peixeiro, segundo o radialista Dário Silva, da rádio Difusora de Itajaí, declarou na última segunda-feira que não será mais candidato ao paço da Vila Operária. Pi7 teria alegado ao veterano da latinha que os gastos com uma campanha ao paço são altíssimos e que não poderia bancar esse custo todo.
Vai estar junto?
Além de dizer que não será mais candidato ao paço da Vila Operária, e sim, irá disputar a reeleição a uma estofadinha cadeira na casa do povo peixeira, Pissetti teria confidenciado que não teria como bater de frente com o atual prefeito, o ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP). Isso quer dizer que estará junto?
Pau roncou
O que era para ser uma prestação de contas das obras de recuperação da praia acabou em discussão e palanque político. O burgomestre de Piçarras, Umberto Teixeira (PP), foi à casa do povo pra falar das obras e iniciou sua explanação falando do ex-prefeito, Leonel Martins (PSDB), e de seu vice, o também tucano, Ivo Fleith, e as obras feitas por eles. Fleith num gostou da provocação e já mandou um cala-boca pra Umberto.
Picadeiro eleitoral?
Pinguim apenas riu, ironicamente, para o plenário lotado com comissionados e barnabés da prefa. Enquanto Umberto atacava a recuperação feita por Leonel (dizendo que foi superfaturada), Ivo acusava o atual prefeito por ter comandado a fraude de um concurso público de 2004. Ambos bateram boca, ficaram vermelhos e não evoluíram pessoalmente em nada. O povo sentado na plateia, ria do circo...
Pinguim acatou
Por outro lado, a sugestão do socadinho escriba de que o Gaeco acompanhe as obras de recuperação da orla de Piçarras foi acatada pelo prefeito Pinguim, que ontem mesmo mandou dizer que vai encaminhar um ofício pra que o pessoal do Grupo de Atuação Especial e Combate às Organizações Criminosas acompanhe tudo de pertinho. O que é um bom sinal vindo do paço da capital nacional do jet sky. Valeu, Pingo!
Antecipado
Por conta de uma legislação federal que permite somente homenagear personalidades que já se foram desta pra melhor, não se pode dar nome de pessoas vivas a prédios públicos. No nosso amado Balneário Camboriú, o prefeito resolveu inovar e nunca antes na história da Maravilha se viu a nomeação de uma avenida que está apenas projetada, mas já tem nome.
Deram uma segurada
Ou melhor, só não foi nomeada porque as excelências excelentíssimas brecaram o pedincho antecipado do Pirica sobre a dita denominação oficial de via pública avenida Jonas Paulo de Andrade, entre a rua Venezuela e a rua Itália, paralela à avenida Palestina, no bairro das Nações.
Na parede da história...
Tem linguarudo de plantão que afirma que a nomeação é uma forma do alcaide deixar seu nome na parede da história do município, já que a importante via, ainda no papel, pode ficar concluída somente no próximo governo e com novo prefeito. Quem será?
Dr. Félix
Quem acredita que o burgomestre Pirica iria assistir inquieto a nomeação de uma obra de seu governo pelo seu sucessor pode, como diz o manezinho mofar com a pomba na balaia. Nesta terra abençoada tem nomes bacanas, de gente que nos orgulha, como advogado, numismático reconhecido no mundo e entusiasta da cultura e conhecimento que foi presidente do legislativo de BC, Felix Eugênio Reichert.
Mentiroso!
No último depoimento da CPI do Ruth na Maravilha, o vereador Nilson Probst (PMDB) se mostrou um interrogador linha dura, teve até quem lembrou alguns personagens do tempo da ditadura. Quando o consultor da Cruz Vermelha Anderson Choucino, que agora diz que é só voluntário, chamou o prefeito de mentiroso.
Lascou dinovo!
O cara do credo em cruz, ops, Cruz Vermelha lascou que o alcaide é mentiroso e repetiu a afirmação. Nilson não questionou e nem enfrentou o depoente. E, em clima de delegacia, me lembro de uma frase que diz mais ou menos assim: quem cala consente. Será, meu pai eterno?!
Qui frio!
Com a chegada do inverno o clima da CPI vai esfriando cada vez mais... Na quarta-feira, quando eram previstos depoimentos importantes da alta cúpula da CV, os depoentes não deram as caras. Tinha gente esperando mais de hora, que até brincou dizendo que os depoentes haviam conseguido atestado médico do Eroni Foresti, interventor do HMRC.
Enquanto isso, na sala da justiça...
Na sala da CPI teve outro que logo respondeu: é um atestado do Eroni e outro do Spósito, pra não levantar suspeita. Aliás, a maior suspeita que matuto é de que esta CPI vai acabar numa gigantesca pizza de calabresa e já sinto até o cheiro de orégano.
