JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Prefeito beijoqueiro
O homem-pássaro, prefeito Edson Periquito (PMDB), compareceu na última reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico, que se realizou na sexta-feira em Bombinhas, e reuniu uma pá de alcaides de toda a região. E, como é jeito do Pirica, abraçou, fez uns carinhos e beijou o secretário regional de Itajaí, Fabrício de Oliveira (PSDB). Algo que faria corar de raiva os tucanos mais exaltados. Só o amor constrói...
Fim do mundo
Para salvar a sede do parque da Atalaia, construída e inaugurada com todas as pompas sobre uma área de risco, a prefa peixeira está causando o maior rombo no dindim do cidadão itajaiense. Primeiro, desmontando o próprio morro da Atalaia, retirando carradas de barro desde setembro. Agora é a ponte do ribeirão Schneider que sofre com o fluxo dos brutos carregando parte do morro.
Ah, se aquela...
...sede fosse uma casa do seu José ou da dona Maria, a primeira providência dos órgãos públicos seria a imediata desocupação e a demolição. O que se vê é o oposto: a casa quase soterrada por uma enorme quantidade de barro e ninguém abre a boca. Cadê os zelosos ambientalistas, os nossos amados vereadores? É uma puta vergonha!
Caixa cheia
Compromisso assumido no início deste ano está sendo cumprido. O diretor geral do Semasa, Flavinho Farias, tá colocando em operação a nova ETA São Roque antes do final deste mês. Com o novo módulo hidráulico funcionando, o Semasa vai ter o dobro de capacidade de tratamento e distribuição de água, saltando de 600 para 1200 litros por segundo. Ou seja, pelo segundo ano consecutivo, não teremos problema de falta de água no verão.
Boas novas
Outra obra que ainda será entregue este ano é a ampliação da rede do bairro Santa Regina, com extensão de 4,5 Km, que é uma antiga reivindicação dos moradores; o abastecimento do bairro vai ter uma maior vazão, já que os poços existentes não conseguem atender a demanda dos mais de 85 imóveis daquela região.
Sede própria
Comenta-se que, no próximo ano, a prioridade de Flavinho à frente do Semasa vai ser o início da construção da sede própria da autarquia aquosa, assim como o início das operações do sistema de coleta e tratamento de esgoto.
Porto do DEM?
O vereador e líder do governo, eterna locomotiva do society, Renato Ribas (PSD), segundo os bocudos de plantão, estaria trilhando o mesmo erro do vereador Dalmolim (PP), ao espalhar por aí que o DEM vai ser engolido pelo atual governo; que o prefeito Jandir (PP) já ofereceu e que o porto já está nas mãos do presidente Luiz Carlos Pissetti. Da mesma malícia o Dalmolin usou (mas não funcionou) antes da reunião do dia 16/11, em que 73% dos demistas aprovaram pela indepenDemcia e pelo desembarque do atual governo.
Sem saudades?
Tem puxa do DEM que diz que a sigla em 2011 perdeu duas lideranças, Dalva Renhius e Douglas Cristino. E, com a vinda do Denísio Dolásio Baixo, Cida Cascaes, Sônia Machado e com a soma de mais de uma centena de lideranças fortes que pro DEM migraram, ninguém mais dentro do partido sente saudades de quem saiu. Dizem que o DEM tá pronto pra concorrer à prefa de Itajaí. Hummm...
10 centavos
O Partido Republicano Brasileiro, comandado pelo Beto Pacheco, promoveu no sábado uma peixada no Tiradentes, ao custo simbólico de 10 centavos por cabeça - com direito a uma pá de presenças, entre elas o presidente do PRP estadual Fabiano da Silva e o da executiva municipal José do Carmo. O intisicado verdolengo João Martins também deu as caras e debulhou que, pra 2012, tem duas certezas: não vota no Volnei Morastoni e nem no Jandir Bellini.
10 reais
O PDT também promoveu sua comilança no CTG da Ressacada. Vereadores como Elói Camilo da Costa (PMDB) e Tonho da Grade (PP) também apareceram pra forrar o bucho ao preço de 10 pilas com o Marcelo Saldré e sua troupe. O prefeito JB deu um rasante e saiu. O presidente do PSDB peixeiro, Deodato Casas, também foi lá abraçar, apertar mãos e circular.
Colete à prova de contusões...
Aliás, o sem fraturas Deodato Casas acusa o golpe, mas se diz vacinado e tranquilo com a mentirada que andam espalhando em postos de saúde, entre outros locais, de que não estaria mais atendendo pelo SUS (credo!) ou convênios. É o jogo pesado da política que já começa a tomar forma. Imaginem a pauleira no ano que vem!
Organizar a casa
Na semana que passou ocorreu a eleição para o Diretório Acadêmico Desembargador Henrique da Silva Fontes, do curso de Direito da Univali. Foram eleitos Guilherme Campestrini (presidente), Jorge Valenga Filho (vice), Rodrigo Silveira (secretário-geral), Analú Almeida (2ª secretaria), Iago Raux (tesoureiro-geral), Jackson Dias (2º tesoureiro) e Paulo Sergio Júnior (diretor de Eventos e Comunicação).
Transparência
O grupo que assume agora afirma que não concordava com o modus operandi do pessoal que comandou por quatro anos, com a distribuição de ingressos pra festocas em troca de voto; e prega uma representação forte dos estudantes, com transparência, participação livre e busca de melhorias na estrutura e no projeto pedagógico. O intuito é colocar a casa em ordem, organizando-a, e só assim será possível cobrar algo da universidade.
Milho vai pipocar?
Depois de rever a concessão dos quiosques, tudo indica, de acordo com os comentários na orla da Maravilha do Atlântico, que os permissionários de pontos de milho verde serão o próximo alvo do homem-pássaro. Será que será?
Queda
Não teria sido muito bem recebido nos altos da Dinamarca o resultado da eleição da nova diretoria do sindicato dos barnabés municipais da praia mais desejada do sul do mundo. Acontece que Pirica venceu as eleições em 2008, com o apoio do servidor público.
Margem ínfima
É que, agora, apesar de ter levado, venceu com uma margem não convincente. E que isso demonstraria a queda do prestígio do burgomestre psitacídeo. Afinal, o servidor quer seriedade, ações e não promessas ensejadas no calor eleitoral, que depois acabam sendo esquecidas...
Memória
A memória, aliás, é um grande problema do povo brasileiro. Um exemplo típico ocorreu na Maravilha do Atlântico. Pra quem não sabe ou não recorda, o presidente eleito do sindicato dos servidores, Valdir Loli, é nada mais, nada menos do que o secretário da Fazenda do governo Castro. Justamente o período em que o salário do servidor atrasou por seis meses. Depois disso, a família Castro, hoje no PCB, pode preparar-se para participar do próximo pleito.
Pé de pato
Pressionado por uma plateia cheia de guardas municipais, o vereador José Carlos Hannibal (PP) lembrou na sessão da casa do povo da praia mais desejada do sul do mundo: quando aprovamos o projeto da Guarda tinha até pé de pato como instrumento de trabalho, será que era pra correr atrás dos bandidos?, priguntou Zé ...
Porrada de artigos
O projeto que altera e reestrutura a Guarda Municipal do Balneário mais chique da Santa & Bela tem nada menos que 63 artigos que modificam a proposta original. Entre os principais, que a GM tenha poder de emitir multas de trânsito, função hoje exclusiva dos agentes, e que os comandados batam continência aos seus superiores, além da criação de cargos, entre outras cositas. O leitor destas linhas pode dar uma espiada no projeto no link: https://www.cambc.sc.gov.br/projetos/texto/20110148/L
Puteados
A cabreirice dos nossos amados vereadores de oposição é que a crescente indústria da multa do Nilson Probst não pare de crescer e acabe espantando turistas e visitantes da Maravilha, uma vez que a palavra de ordem do Pirica aparentemente é aumentar a arrecadação a qualquer custo, nem que isso signifique dar mais umas facadas nos rins do mais do que esfolado contribuinte. Ai, ai, ai, que dor!
