JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Juro zero
O governo do estado, por meio da secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável, está lançando o Juro Zero. Trata-se de um programa de liberação de crédito de até R$ 3 mil para os microempreendedores individuais (MEIs). Pra serem atendidos, basta que sejam formalizados e tenham receita bruta anual de até R$ 36 mil.
Se um político se abobar...
O microempreendedor pode procurar uma das 19 agências de microcrédito cadastradas para operar o programa. Queremos que todos se sintam atendidos. E se em algum lugar tiver qualquer político intervindo, podem denunciar, assegurou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulinho Bornhausen.
Chaleira pro Maca
Servidora do Planejamento da prefa de Itajaí, no afã de agradar o chefe João Macagnan, comprou uma chaleira modernosa que esquenta a água na tomada pro Maca tomar seu chimarrão diário pelando de quente. Até aí, tudo bem, seria só puxa-saquismo mesmo; o problema é que a tansa comprou a potente chaleira com dinheiro público, do adiantamento da secretaria, e agora vai ter que divolver o dindim pros cofres públicos.
Drumindo de touca
O pessoal da procuradoria da prefa peixeira parece que anda drumindo de touca com esse calor de torrar miolos. Dê uma espiadela no Blog do JC, no site impiçado do DIARINHO, as trapalhadas de mandar publicar leis com números diferentes, valores discordantes, entre outras coisitchas. Fora quando encasqueta de mandar a mesma lei já aprovada para o legislativo peixeiro. Acorda, galera!
Bago em cima
O vereador Luiz Carlos Pissetti (DEM) entrou com requerimento no ex-aquário peixeiro, na noite de ontem, pedindo uma série de explicações sobre a misteriosa queda da cobertura do Caic. Pi7 ficou desconfiado que estaria havendo um direcionamento pra que alguém ganhe a referida obra, e deixa isso explícito no pedincho. Qui coisa, meu povo!
Lito Seara
Outra do Pi7 refere-se à lei que nomeia de Lito Seara a rua Blumenau (já passou pelas comissões). O parlamentar acredita que é uma justa homenagem ao ex-prefeito e porque descobriu que, além da rua Blumenau, a rua Brusque e a principal artéria da nossa peixeira cidade, a Hercílio Luz, não foram batizadas por força de projeto de lei e, sim, por força da ordem popular. Hummm...
Saúde precisa de saúde...
A saúde em Itajaí anda pra lá de problemática. Estaria faltando grana pra pagar o décimo terceiro de médicos e sobrou pros bagrinhos que complementam o salário com horas extras. O Remédio em Casa estaria apenas com dois entregadores, já que um terceiro se encontra internado, por conta de ter sido baleado, envolvido em uma briga de um primo, e acabaram descontando no coitado.
Que fartura!
A saúde estaria, como diz a dona Cotinha, lá da Canhanduba, com uma fartura danada! Tá faltando dindim pra pagamento do décimo terceiro dos médicos, entre outros profissionais da área da Saúde, e também faltam recursos pra atividades simples, como ações de prevenção, porque isso também demanda hora extra. É pracabá!
Criançada se danando
No Pequeno Anjo, os nossos anjos estariam sem poder ser atendidos. Um cartaz na porta demonstra o problema que seria de falta de pediatras, e com isso quem necessita do SUS se dana. Só estão sendo atendidas crianças que são trazidas pelos bombeiros, Samu e através de encaminhamentos. Tem um problema sério nessa história. Vem gente de Ilhota, Gaspar, Luís Alves, Itapema, mas só quem paga o pato é Itajaí.
Amfri se mexer
Quem deveria se mexer pra acabar com essa vergonheira seria a associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí-Açu (Amfri), que tem um prédio chicoso encravado no São Viça e deveria fazer com que a prefeitada da região ajude a pagar a conta.
Tá bichada?
Os vereadores aprovaram requerimentos querendo saber tudim e mais um pouco sobre a vida da Amfri, cujo prédio leva o nome do prefeito Jandir Bellini. A prigunta que não me deixa dormir é por que será que a Amfri, apesar do aporte vultoso de recursos, anda tendo problemas de caixa? Já tem até título protestado em cartório de Itajaí...
Cadê tu, tu, tu?
Onde andará o secretário de Saúde, Sérgio Liberato? Desculpas e explicações nada resolvem, precisamos de ação. E ação imediata! O próprio povo da Saúde já anda espalhando que o prefeito JB pode levar na espinha e perder a eleição em um ponto que também ajudou a não reeleger Volnei Morastoni (PT): a Saúde!
Peso de ouro
Enquanto isso, o governo caminha parecendo aquele monstro que acaba comendo a própria cauda. A folha inchada com trocentos cargos, pagos a peso de ouro. Alguns socados em gabinetes refrigerados, outros coçando sacarias e periquitas, numa masturbação ociosa, mas que é levada de governo em governo pra alojar aqueles que se ajuntaram na coligação vitoriosa.
