JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Convergência de partidos
No sábado, membros de 10 partidos se reuniram pra debater política e eleições. Aproveitaram pra forrar a pança com uma galinha ensopada e matar a sede com um chope da marca emocionalmente gelada.
Olha só a penca que marcou presença na primeira Gororoba do JC, em 2007. São os participantes do maior encontro político do ano. Dê uma passadinha na Choupana, na rua Francisco de Paula Seara, e garanta também a sua camiseta pra participar da 2011.
Dez partidos se juntaram no sábado pra participar da reunião proposta pelo PSDB do Deodato Casas. Estavam esperando que o PMDB ia dar as caras, o que acabou não acontecendo. Já o DEM, que não era esperado, apareceu.
Todos têm
Todas as siglas escancararam as bocas pra lascar que tinham candidato a prefeito. E isso que era uma base de três convidados por sigla pra defender os seus. Falou-se em aproximação, em frentão, em novidades para o cenário político ano que vem.
No palitinho?
Contudo, três nomes foram citados como possíveis para enfrentar o prefeito Jandir Bellini (PP) e sua vice, Dalva Rhenius (PSD), em 2021: Luiz Carlos Pissetti (PSD), Nikolas Reis (PT) e Deodato Casas (PSDB). Todos, ao final da reunião, saíram meio que entendendo que os candidatos a prefeito e vice surgirão desse trio.
Querem derrubar
Todos os presentes ficaram mais do que conscientes de que só unidos podem ter chance de derrotar Jandir Bellini, Dalva Rhenius e quem estiver aliado com os atuais habitantes do paço da Vila Operária. Só que essa união pode não gerar o açúcar eleitoral que todos buscam e imaginam.
Quem seriam os homens bons?
O presidente do PDT, Marcelo Saldré, chegou a cunhar frase no encontro: Só assim para salvar Itajaí desses homens bons que quando falam (em campanha?), até a gente se convence de que somos pessoas ruins.
Galinha ensopada
O encontro foi realizado na antiga estrada da Itaipava nº 1300, que lembra o 13, e o prato foi galinha ensopada - deve ser pra provocar o ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP).
Cada um por si
O grande problema é que os governos quando eleitos acabam indo de mal a pior por conta dessas coligações gigantescas. Antes do pleito todo mundo tece mundos e fundos, propondo soluções pra tudo. Mas, na hora que ganham, é cada sigla por si, querendo um naco e dividindo o governo.
Envaidecido
Os linguarudos de plantão no paço alfinetam que o alcaide JB, quando soube da reunião dos partidos e participantes, teria ficado envaidecido e dito que isso demonstra que o governo vai bem. Olha que o burgomestre não tá muito errado não...
Bateu na tecla
JB teria batido na tecla de que o compromisso dos partidos deve ser em primeiro lugar com os interesses da comunidade. E que o seu governo tem esse entendimento, além de dizer que é natural o encontro de siglas, que isso faz parte do processo democrático em que vivemos.
Parabéns, Penha!
Hoje tem show nacional do Trio Parada Dura - na faixa - na Capital do Marisco. É pra fechar com chave de ouro as comemorações dos 47 anos de emancipação de Penha.
