JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Tiros verdes
A bela advogada verdolenga Anna Carolina protocolou duas denúncias no Ministério Público contra o município. Uma por conta do baixo repasse de valores para as bolsas de estudos encaminhado à Univali. E outro por conta do desrespeito à lei que determina um inventário das árvores imunes ao corte em Itajaí.
Bolo do Pinguim
A festa de igreja da localidade Morro Alto, nas Piçarras, acabou com uma cena inusitada: o prefeito Umberto Teixeira, o Pinguim (PP), presente na rezação, arrematou o bolo oferecido na rifa do padre. O custo do bolo era de 400 reais, e o Umberto, todo prosa, deu o lance maior.
Bolso fraco
Na hora de conferir a graninha que tava no bolso, o prefeito deu-se conta que só tinha 200 reais. Para não passar vexame, acabou pedindo aos puxas de plantão outros 200 pilas. E eles pagaram a graninha faltante pra não correr o risco do santo ficar irritado.
Levou ou deu bolo?
Agora não se sabe se Pinguim levou o bolo pra casa ou distribuiu pra galera que, teoricamente, teria direito à metade. Será que o prefeito deu o bolo na turma? Ah, detalhe: o dito bolo foi doado pelo vereador Tampinha, do PP, irmão do alcaide.
Chapéu velho
Durante a campanha eleitoral, o então candidato Maneca do Quiosque (PP) só dizia: essa cidade tá virada num chapéu velho. Era o lema e bandeira da campanha. Agora, ele continua a manter essa máxima, tanto que a maioria da população e dos vereadores quer a saída do secretário de Saúde.
Nem te ligo
Na última reunião da casa do povo de Bombinhas, o pau pegou e não aliviou. Teve vereador que lascou que o secretário de Saúde, Celso Dellagiustina, manda e desmanda, não cumpre horário e não vem prestar esclarecimentos na câmara. O único vereador, pra variar, que defendeu o secretário, foi o Dr. Silvio Sassaki (PSDB).
Tava com o Margarina
Sassaki foi secretário na administração desastrosa do prefeito Julio Margarina. E, segundo as línguas frouxas, sempre esteve a serviço da medicina privada, uma vez que trabalha numa clínica local. Após a sessão da câmara, a maioria dos cidadãos presentes dizia que o parlamentar tucano era corporativista.
Nove a um
O povaréu assoprou que a excelência Sassaki sempre defendeu interesses privados. Basta olhar que, de nove vereadores, oito deles, inclusive da base aliada, vêm protestando contra o descaso da saúde e do secretário, pois somente o vereador-médico-privado defendeu seu colega de profissão. Entoncê...
Num pode
O TJ da Santa & Frienta Catarina afastou o interventor da fundação Hospitalar de Barra Velha, vereador Fábio Brugnago (PP). Tudo por conta de ação do profWessor Alzerino José de Souza, que foi afastado de suas funções na fundação, sob suspeita de pagamento irregular do médico Alessandro Moura de Oliveira.
De oposição
Quem tomou a decisão foi o desembargador Rodolfo Tridapalli. A Justiça da Terra do Pirão já foi comunicada. Brugnago foi nomeado pra função por seis meses, mas a dona justa atendeu a alegação de Alzerino de que haveria um perigo de grave lesão na condução do trampo de Fábio, pelo fato dele ser da oposição.
Poderia misturar as bolas
O TJ mandou afastar e determinou que a justa de Barra Velha nomeasse em 48 horas um contabilista ou administrador sem vinculação político-partidária. O próprio desembargador Tridapalli, em seu despacho, frisou que não se sentia seguro do bom desempenho de Fábio, que poderia confundir vereador - administrador.
Não apto
O Fábio já era considerado, digamos, não apto pra função, já que era um dos principais opositores do prefeito turco Samir Mattar. Agora, com a posse de Matias, foi nomeado o pai dele, ex-prefeito José Brugnago (PP), como secretário de Obras, e o sócio do Fábio no escritório de advocacia, Gustavo Bubniak, como advogado da prefa. Daí...
Aumento de cadeiras
Quem duvidou do aumento do número de cadeiras em Itajaí e em outros municípios? Fora entidade representativa, como a ACII, que tardiamente se manifestou, nenhum partido teve coragem de dizer que era contra. Ops, nenhum não. O PRB, que hoje é o 8º e deve pular em breve para o 7º lugar entre os pequenos, disse não.
Lamenta
Seu dirigente em Itajaí diz que a primeira votação para o aumento de cadeiras foi uma hipocrisia. Quanto falam em maior representatividade, é porque eles não representam, caceteia Beto. Quantidade não quer dizer qualidade, emenda, ainda soqueando as excelências excelentíssimas que votaram favoráveis.
Respirando aliviada
A galera que trampa na prefa de Barra Velha confessa agora abertamente que tá respirando aliviada com o afastamento do ex-secretário-todo-poderoso Eurides dos Santos (PSDB), acusado de suposta roubalheira pela operação El Niño, da polícia Federal.
Mandando e desmandando?
Segundo os zolhudinhos da Terra do Pirão, Eurides teria feito do prefeito-turco Samir Mattar (PMDB) praticamente um refém, mandando e desmandando a bel prazer. Teria prejudicado, exercido coação ou assédio moral contra pelo menos umas 25 pessoas.
