JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Vai longe
A novela da SDR peixeira, aparentemente, vai longe. Ontem, surgiu um papo de que estava tudo certo e que estava garantido, 99,99%, de que o segundo cargo na hierarquia da secretaria seria assumido pela ex-vice-prefeita Eliane Rebello (PMDB).
Viagem em vão
Eliane hoje é apoiada por uma parte do DEM, ou futuro PSD, e pela prefa peixeira. Na segunda-feira, o secretário de Planejamento, João Macagnan, acompanhado de dois vereadores, sendo um deles o bigodudo Laudelino Lamin, foi falar com o secretário da Casa Civil, Antonio Ceron, que estava fora.
Não foi contemplado
Um dos grandes problemas é que a candidatura ao cargo de Dinho Schmitt, do PMDB, tem o apoio do ex-deputado João Matos, que não foi contemplado na secretaria Regional de Ibirama. Deixaram o Matos sem cachorro em Ibirama! Num é mole não!
Morro abaixo
Enquanto isso, em terras peixeiras, tá complicado para o governo do ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP). Afinal, no caso da secretaria de Saúde, quando é oferecido o cargo na Saúde pra que a Dalva Rhenius (DEM>PSD) possa cumprir outras tarefas como vice-prefeita, ninguém quer...
Pra meio mundo
Talvez uma solução seria colocar o atual secretário de Relações Institucionais e Temáticas, Márcio Silveira (PMDB), na Saúde. Afinal, no segundo mandato do alemão Arnaldo Schmitt, quem aplicava as injeções era o Márcio Silveira. Até porque o atual cargo de Márcio é oferecido pra Deus e o mundo pelo prefeito JB...
Zé das Injeções...
E tem ainda o PhD Paulo Cruz que também respondeu pela pasta no governo do alemão. Ontem, tinha linguarudo debulhando que podem dar para o Zé das Medalhas, ops!, Edson Davilla. Afinal, ele tem sido pau pra toda obra no governo. Tá lá guentando a Educação e (A)fundação Cultural ao mesmo tempo.
Pode zarpar
Um dos erros estratégicos do governo é querer arrumar novos aliados, sisquecendo de manter quem está ao seu lado. O Partido Republicano do secretário engomadinho do Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, Clayton Batschauer, pode zarpar divolta pro ex-aquário peixeiro nos próximos 20 dias.
Outra bomba
Outro problema é a questão do PPS, do Fabrício Marinho, que virou secretário de Desenvolvimento, e que, desde o início da atual administração, se mostra descontente. Fabrício não serve pra ser secretário? Afinal, ganhou o cargo como interino. Isso seria abraçar e manter os parceiros?
Fica esperto, Jândi!
A coisa tá ficando embolada e o alcaide tem que se atentar. O prazo tá correndo solto, e o PSD, por exemplo, ainda não existe e o DEM tá numa brigaçada danada. Ou o prefeito apruma seus aliados embaixo da asa, ou corre o risco de debandarem pra oposição.
Pelamordedeus!
Estão querendo duplicar a Reinaldo Schmithausen, em Cordeiros, e já tem empresário fulo da vida com o valor de indenização que a prefa pretende estrebuchar. Metade do valor. Obras que arrumam grandes inimigos...
Enricando?
O Dias da imobiliária tá dizendo que vai pro Ministério Público. Ele alega que anda construindo prédios com elevador, playground, piscina e o escambau e tem empresa edificando, pelo mesmo preço, projetos do Minha Casa, Minha Vida em locais onde a enchente detona. E que isso é enriquecimento ilícito.
E os números
Aliás, depois de avistar o Dias, me alembrei dos caminhões numerados que iriam moralizar a entrada no porto de Itajaí de brutos bonitos na foto. Cadê? Que fim levaram? Aliás, o Dias me mata com suas frases: Na vida já enganei e fui enganado. Não se vence na vida sem enganar ou ser enganado. Qui dor!
Fantasma, donde?
Alex Walter Van espalhou e-mail falando de um suposto fantasma na prefa de Itajaí, que seria o Ariel Silva. No e-mail não cita o nome, mas há poucos dias Walter Van ligou pra Ouvidora tocando bronca contra Ariel. Não contente com a resposta da Ouvidora, resolveu detonar na net.
Corpo presente
Conheço o Ariel há anos. Foi radialista, assessor de imprensa da Eliane Rebello por quatro anos, e, desde 2009, tá lotado na pasta das Relações Institucionais como assessor. Quando dou uma bispada no paço, encontro ele na sua sala. Posso afirmar que ele não é fantasma. O Márcio Silveira respondeu à Ouvidora que a denúncia de Walter não procede.
Casa da mãe Joana
É uma vergonha a fundação Cultural não ter um superintendente. Não tem também nenhum barnabé efetivo; a cada quatro anos começa da estaca zero. Não fica um pra dizer como estão os projetos. A ordem é fechar tudo que o anterior fez e começar do zero. Um baita atraso.
