JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Sisqueceu?
Tem quem pergunte quando o prefeito JB vai bater o martelo para a construção da Vila Militar, que foi promessa de campanha? E a tal complementação de um subsídio salarial para os policiais, também prometida na campanha de 2008?
Cadê? Cadê?
Onde está o plano/gestão de segurança pública do município de Itajaí? A bandidagem alvissareira tá assaltando à luz do dia e no escurinho da noite o patrimônio público da cidade. Escolas, órgãos públicos e até o paço foram alvo da marginália e nada do governo se coçar e apresentar solução. Enquanto isso, o Ely...
Virado num alho
E o famoso Ipui (Instituto de Planejamento Urbano de Itajaí), nome batizado pelo candidato JB nas eleições de 2008? Bellini gastava saliva, em todos os programas de TV, falando que Itajaí teria um dos maiores institutos de planejamento. Dois anos escoaram e nadica de nada.
Cada um por si
O Zé Alvercino planeja de um jeito. O Tarcízio Zanelato de outro. O Paulo Praun não se sabe se planeja ou não... A Famai constrói uma sede do parque em área de risco e a defesa civil fecha os zolhinhos. A Habitação não constrói. Mas, se pegar todo o salário gasto com a pasta, dá pra construir uma baiuca por dia...
Vai e volta
O engomadinho Clayton Batschauer vai e volta com caminhão de mudanças, em uma secretaria que só existe no papel... A Educação do Edison dÁvilla está virada num alho, com dezenas de imóveis alugados e centenas de professores efetivos fora das salas de aula.
Clone do Smikala
Já a Cultura arresolveu descobrir um clone do famoso Smikala pra pintar os postes entre o caminho de Geremias e Cabeçudas. O teatro parou e me segura que já estou ficando zonzo e quero descer antes de zuretar de vez. Eu giro e o pessoal fica na inércia. Qualquer um fica tonto...
Lorde e lady
As línguas maldosas passaram o final de semana lascando que o governo do ex-homem dos galináceos assumiu uma postura de nobreza. Afinal, antes as bocas inglesas lascavam que tinha um lorde no porto de Itajaí, o Robert Granth. E, agora, na prefa, na chefia de gabinete tem lady Soninha Alves.
Arresolver hoje
O alcaide JB estaria agoniado para resolver a pepineira que se transformou a fundação de Meio Ambiente, Famai. Afinal, o procurador do município, Jaime Espíndola, tá interino e tem processos, licenciamentos, enfim, trocentas situações pra resolver.
DEM em três
Existem três nomes do Demo gravitando para ocupar o cargo, o do vereador barbudão Douglas Cristino, o do geólogo Paulo César dos Santos e o de Jorge Malburg, agrônomo da Epagri com conhecimento e transito nos órgãos ambientais.
Abrindo o cano
A prefa do outro lado da vala, Navegantes, está abrindo a porteira, com a licitação pra terceirização da manutenção, corte, ligação etc e tal. Daqui a pouco vai licitar a distribuição do precioso líquido de Itajaí para Navega, que não custa nada e vale muito. E teve oposicionista lascando que o Bob tinha desistido...
Vuco-vuco
O blogueiro Patrick Schneider lascou que divulgou que um assessor tava pegando outra assessora casada no banheiro do ex-aquário peixeiro por vingança, pois teria sido prejudicado pela dupla. Alega, contudo, que não era pra colocar todos os seus ex-colegas de trampo na vala comum do vuco-vuco.
Meia-boca?
O deputado estadual Volnei Morastoni (PT) cobrou da Autopista Litoral, que manda e desmanda na BR-101, eficiência nos serviços e na qualidade do que é utilizado nos reparos, frequentemente realizados na rodovia. Tem seu fundamento, afinal, eles fazem e refazem a toda hora. Ah, VM também quer que os serviços sejam feitos à noite, pra acabar com a muvuca durante o dia.
Aproveita e faz a limpa
O vereador Níkolas Reis (PT) diz que o governo JB tem mais secretarias, proporcionalmente, que o governo federal tem ministérios. E recomenda, como também já pedinchou, o desassossegado presidente Luiz Carlos Pissetti (DEM) a aglutinação de pastas.
Faltam nomes
Tal decisão iria, com certeza, acabar com esse sofrimento de procurar feito doido nos responsos da vida o nome de alguém disposto e que seja ao mesmo tempo técnico e político para ocupar tais cargos. E depois é a tal história, já relatada na coluna de hoje: é cada um por si e o JB por todos...
Governo para os abonados
Não se pode privilegiar apenas os carros e retirar os busões da avenida do Estado Dalmo Vieira. Em tempos que a palavra de ordem é a mobilidade urbana, suprimir a passagem dos busos? O prefeito Edson Periquito (PMDB) deve estar escutando algum mago dos pirilampos. Só phode!
Zona rural abandonada
Há algum tempo, neste espaço, o ex-vereador Nilson Germano (PP) defendeu a emancipação da zona rural de Itajaí, composta pelas localidades da antiga estrada de Brusque. Região, hoje, que gera gastos de mais de R$ 200 mil reais/dia. Tava certo, com carradas de razão, afinal quem mora lá tem que se virar nos 30.
Sem transporte e creches
Quem mora no Km 12, Paciência, Baía, entre outros, enfrenta o problema da mixaria de busos da Coletivo Itajaí. Pouquíssimos horários pra ir e voltar. Creche só na Itaipava e São Pedro, e a lista da fila de espera é grande. Espero que o Marcelo Werner (PCdoB) cobre e o governo municipal acorde!
