JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Na Educação
O novo secretário da Educação de Itajaí será o Edison DÁvilla. O martelo teria sido batido no paço da Vila Operária, ontem. Já na Famai ainda não se chegou a um consenso com o Democratas. É esperado que o prefeito coloque como chefe de gabinete alguém que venha somar, conheça a cidade e as pessoas, sem blindar o chefe do executivo.
Bateu na trave
A reunião do PSDB, no dia de ontem, bateu na trave. Não rendeu nenhum acordo e foi empurrada para a próxima terça-feira. Deodato Casas, capo-mor dos tucanos, diz que o alcaide ficou de analisar o pedincho de mais espaço. Estamos carregando um piano pesado e precisamos de mais espaço, sentenciou o presidente dos tucanos peixeiros.
Volvo Ocean Race
A mídia regional e chefões de órgãos de imprensa se acotovelaram no auditório do porto de Itajaí para participar da coletiva que dá o pontapé inicial pros preparativos para sediar um dos roteiros da maior regata do mundo, a Volvo Ocean Race, em Itajaí. Na ocasião, foi apresentado o que se pretende para o local, que servirá de base para os navegadores. O investimento será da ordem de R$ 1,5 milhão, com a prerrogativa do que for feito por lá ser agregado ao patrimônio público.
Elogiou o VM
O presidente da comissão organizadora, o ex-prefeito bigodudo Amílcar Gazaniga, enfatizou que o evento deve ser um paradigma para mudar os conceitos e avançar na melhoria da nossa cidade. Precisamos pensar grande, enfatizou Amilcar. Assim como lascou que o ex-prefeito Volnei Morastoni (PT) lutou contra tudo e todos para trazer desenvolvimento à praia Brava, fazendo uma correlação com as questões ambientais que envolvem o saco da Fazenda, local que a prefa pretende arrendar para uma empresa privada construir uma marina.
Dedo na ferida
Sem papas na língua, Amílcar realçou que não se pode mais viver este estado de coisas e que a cidade precisa avançar. Não é possível uma Hercílio Luz, com cuecas e calcinhas à venda na frente de lojas, debulhou. Meteu o dedo na questão do prédio abandonado da antiga Casan e ao pertencente ao Ministério Público Federal, na rua 15 de Novembro. Vai chegar a hora que, se não fizerem nada, tem que passar por cima e derrubar. É lógico que alguém será preso. Mas, tem que fazer!, completou.
Inovação, coragem e ousadia
O ex-prefeito conclamou o presidente da câmara a convidar todos os partidos a participarem desse processo, para que não paire dúvidas do interesse maior que é desenvolver a cidade. E com aquele seu jeitão conclamou todos a participar, vaticinando que nada se consegue sem ser em conjunto e que é necessário ousadia, inovação e coragem nesse processo. O prefeito Bellini (PP) e o presidente do legislativo, Pissetti (DEM), se juntaram ao coro de Amílcar em prol da Volta ao Mundo.
Vou ver
Provoquei o ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), em frente ao presidente da casa do povo, Luiz Carlos Pissetti (DEM), perguntando se iria revogar o aumento de busão concedido à empresa Coletivo Itajaí. JB, sem jeito, disse que precisa ver e Pi7 ficou rindo que não era assim... O que se sabe é que agora que o gorducho desassossegado Pi7 tocou o dedo na ferida, a caixa preta tem que ser aberta de uma vez por todas.
CPI na espinha
Como o socadinho escriba já tinha anunciado, os vereadores de oposição protocolaram na manhã de ontem um pedido de abertura de uma CPI das exonerações. As excelências excelentíssimas Níkolas Reis (PT), Paulinho Amândio (PDT), Maurílio Moraes (PDT) e Marcelo Werner (PCdoB) se basearam em declarações do prefeito JB e do próprio Nilton Dauer após a inexplicada saída deste do cargo de superintendente da Famai.
Antes da sessão
Este pançudo escreve estas linhas antes do início da sessão. Mas, na manhã de ontem, Pissetti disse que era loucura da oposição, haja vista que são cargos de confiança do prefeito e que, por isso, ele (o JB) coloca e tira ao seu bel-prazer. Contudo, o que se coloca são as manifestações sem explicações sobre as ruidosas exonerações, sem que se saiba o que realmente aconteceu. O que deixa no ar suspeitas. E não é?
Recado ao governo
O bloco de Organização Política e Estratégica (Bope), através do vereador Níkolas Reis, admite que o pedido de CPI tem um caráter político e que o caldo entornou na semana passada, quando foi rejeitado projeto do vereador Maurílio Moraes, que pediu uma cadeira de rodas em cada escola. Além disso, não queriam aprovar projeto de uma lista de inscritos em projetos habitacionais da secretaria de Habitação, na internet. O projeto acabou aprovado, com um voto errado de Laudelino Lamim (PMDB).
Volta às aulas
As aulas recomeçaram e muitas crianças podem ficar no ora veja, sem ter uma vaga nas creches de Itajaí. Localidades rurais como Km 12, Paciência, Baía, entre outras, não têm creche. Estes pequerruchos têm que se deslocar para a creche de Itaipava e do loteamento São Pedro. E, além da dificuldade, muitas vezes não tem vaga. Com isso, muitas mães e pais não conseguem trabalhar.
