JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Pau & corda
O presidente licenciado do PTB de Itajaí, João Armando Gordo, afirma que está morando em Balneário Camboriú e que anda trampando adoidado como médico no PA de Bombinhas. Sobre a sigla, garante que tá tudo na paz. Monta nova executiva e informa que continua no leme, tendo como vice o Flávio Furtado.
Carta fora
Quanto aos nomes, Armando diz que Tito Arruda é carta fora do baralho, Arno Lapa tá lá e que Célio Furtado nem filiado é. A eterna biruta de aeroporto, Tito Arruda, não gostou e respondeu que sou carta fora do baralho no jogo dele. Ele (Armando) nem conhece os filiados, debulha Tito.
Desafio e candidatura
O meu candidato é o Saul Airoso, mas, se ele não quiser, sou candidato! rebate Tito, colocando mais lenha na fogueira do caldeirão do PTB. E Tito atira ainda mais: A ditadura acabou, não existe essa história de carta fora do baralho. Principalmente de alguém que desabou de para-quedas na cidade.
PMDB DEM
Os últimos dias foram efervescentes na política da Maravilha do Atlântico. O acasalamento entre PMDB e DEM era coisa aguardada após Orlando Angioletti assumir a presidência da casa do povo. A surpresa foi o nome de Nelcy Brandt, ex-cargo de confiança do galego Spernau pra secretaria de Educação.
Asas fortes
Não há dúvida que é o fortalecimento do homem-pássaro, prefeito Edson Periquito (PMDB), em seu projeto para um segundo mandato. Ainda mais que outras alianças estão sendo acertadas, como a intervenção no PDT e aos cuidados de Marcos Weisheimer, que sem sombra de dúvidas vai dar aquela força ao Pirica.
Sarta do ninho
Marcos deve levar para o PDT o ex-presidente da câmara, o vereador Moacir Schmitt, que tá puteado e rompeu com os tucanos após ter seu nome preterido pelos colegas em função de acordo para a eleição de Angioletti.
Menos dois...
Marcos já adiantou à imprensa que conta com o ingresso de um vereador na sigla brizolista e dificilmente deixará de ser o seu amigo Moacir Schmitt. Será o segundo vereador a abandonar o ninho tucano, já que BicuDão Koedermann tá no aguardo de mais uns meses pra oficializar sua ida para o DEM.
Num cumpre?
Os emplumados já estão contabilizando que o acordo entre Angioletti e Tatá não será cumprido. Ou seja, Tatá não será mais presidente do legislativo, conforme teria sido acordado com Angioletti, embora o PSDB tenha cumprido o acordo assumido em 2009.
Ainda tem mais...
As novidades não param na praia mais desejada do sul e todas elevam Pirica aos píncaros da lua. O PRB terá em breve dois nomes como coordenadores: Nilson Bittencourt, diretor do BCPrevi, e outro ex-assessor do galego Spernau e de Pavan. Trata-se de Milton Rolim, que também exerceu a função de Bittencourt.
Bico tucano calado...
Há quem estranhe o silêncio da cúpula tucana em relação aos últimos acontecimentos na cidade em que mandaram durante 20 anos. Alguns assessores atrevem-se a comentar de forma positiva. E as principais lideranças estariam acompanhando tudo pra saber quem era merecedor de confiança.
Rachar de pé a ponta
Para os tucanos, o DEM nunca foi 100% parceiro e agora assume oficialmente seu apoio a Pirica. Os emplumados acreditam em um rompimento interno no PMDB, em razão da nomeação do quinto secretário de Educação. O que desagradou o edil Nilson Probst (PMDB) e até fessores concursados que tão desmotivados.
Ainda no aguardo...
Outros nomes que até hoje aguardam o chamamento do alcaide para participar do governo, também andam fulos e dispostos a romper com Pirica. O certo é que não dá para agradar a todos.
Caminhão de mudanças...
Nos próximos dias devem ser anunciadas mudanças no secretariado da prefa da Maravilha. Estão cotados pra desabar: Ney Clivati, chefão da Emasa; Valmir Pereira, secretário de Obras; André Ritzman, do Meio Ambiente e Ademar Schneider, do Turismo. O caldeirão já começa a semana fervendo!
Nome cotado
Tem vereador apoiando o nome do PC, o Paulo César, que é geólogo e já trampou na fundação de Meio Ambiente do estado (Fatma), para ser o futuro superintendente da fundação de Meio Ambiente de Itajaí (Famai). E, como o alcaide Jandir Bellini (PP) garantiu, que continuaria o DEM. O cara é técnico e da sigla. Casou...
A luta continua
Não é porque retiraram a multa imposta à Engepasa Ambiental por conta das caganças no aterro sanitário porque o pessoal da Famai errou nos parâmetros que ficou tudo belezinha. A briga no bom sentido continua, como garantiu o presidente do Comdema, Roberto Pereira.
Até a tampa
Todo mundo tá careca de saber que, além da poluição gerada pelo tratamento meia boca no lixão, que o local tá saturado. E Roberto Pereira bem salienta: o que vem de Balneário Camboriú nesta época, com mais de um milhão de pessoas, é phoda. Ninguém pode passar a mão na cabecinha e ficar por isso mesmo.
