JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
O telefone toca...
O desespero bateu às portas de abobrões palacianos no começo da tarde de ontem. Um secretário e dois superintendentes foram exonerados pelo ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP).
Meio Ambiente
O superintendente da fundação de Meio Ambiente de Itajaí, Nilton Dauer, foi o primeiro a ser chamado fora de hora e comunicado da sua exoneração. As línguas afrouxadas alardeiam que Dauer teria batido de frente contra interesses diversos. Além de Dauer, figuras de sua confiança na autarquia também despencaram.
Um monte
O cabeça branca do Nilton Dauer, durante a sua gestão, enfrentou perrengues medonhos, como quando peitou a toda poderosa Engepasa e notificou a procuradoria do município de que não seria possível renovar o contrato com a empresa. Apesar do alerta por conta das irregularidades, o contrato foi renovado.
Isso, fora...
Tiveram ainda as notificações pra cima do padre do porto, do secretário de Planejamento João Macagnan, da fábrica de Papel, a poderosa GDC... Tudo junto ajudou a dar um empurrãozinho ladeira abaixo em Dauer.
Pegou o navio
Outro que também recebeu uma ligação telefônica pra marcar presença no paço da Vila Operária e bater um lero de pertinho com o alcaide JB foi o Tudo Bem, Tudo Bom, Wagner Lucio de Souza, que respondia pela pasta do Turismo. Poucos dias antes do findar do ano, Wagner recebeu uma passagem sem volta num dos cruzeiros chiquetosos que aportam no píer turístico. Baita dor!
Não agiu...
Outro que viu tocar no seu celuloso a chamada do alcaide foi o superintendente da fundação Cultural, Agê Pinheiro. O homi da curtura tava no gabinete do JB, no meio da tarde. Foi despachado sem dó e nem piedade. Mas não pensem que o burgomestre não sofra por ter que cortar cabeças. Muito pelo contrário.
Pavor telefônico
Aliás, o pavor telefônico tomou conta de outros estrelados da prefa peixeira. E comenta-se nos corredores do paço Jaí-açu que a foice giratória do JB ainda vai alcançar cabeças coroadas antes que ele saia de férias no próximo dia 3 do sagrado mês de janeiro.
Pra depois
Interinos devem substituir os exonerados na ausência de Jandi. No seu retorno, quase no finalzinho de janeiro, é que devem ser empossados os novos mandachuvas das pastas. Apresentação de nomes pelas siglas e a decisão do prefeito devem fazer parte da suas pescarias em sua fazenda de Tocantins.
Puteados
Presidentes de partidos, outros secretários de extrema confiança do alcaide e vereadores da base de sustentação do governo teriam sido pegos de surpresa pelas exonerações. E teve quem ficasse puteado por ter conversado no dia anterior ou mesmo na manhã de ontem e JB ter ficado na moita, sem contar que ia usar a caneta que apaga o nome do abobrão do cargo.
Nuvens estranhas no horizonte
Outros papos e conversas estranhas correm nas ruas da nossa amada cidade peixeira, dando conta de que JB tem e terá que fazer mais cortes no primeiro escalão. E que, se assim não o fizer, terá que amargar acontecimentos nebulosos que mancharam uma ex-administração recente. Ai, ai, ai, que dor!
Se fosse o Amilcar ou Arnaldo...
Apesar da diferença gritante entre os ex-prefeitos de Itajaí, o alemão Arnaldo Schmitt (PMDB) e o bigodudo Amilcar Gazaniga (sem partido), os dois aproveitariam e fariam uma limpa, bem maior que o italiano Jandir Bellini. Quem não estivesse dando no couro na administração já teria caído faz tempo.
Olhar no futuro
E um ex-presidente do ex-aquário peixeiro ainda sentenciou que Arnaldo e Amilcar foram prefeitos visionários, que pensaram a cidade para o futuro. E olha que este ex-presidente do nosso parlamento peixeiro não é nem um pouco chegado nos ex-prefeitos. Daí que a opinião é pra lá de válida.
Comunicando
Como este colunista já escrevinhou, o futuro assessor de comunicação da casa do povo da praia mais desejada do sul do mundo está praticamente definido. A indicação será de responsa do BicuDão Koedermann, que tem tudo para manter no cargo o competente jornalista Fernando Carnevalli.
Bago em cima
O socadinho escriba tá colhendo mais informações sobre os comentários que circulam na Maravilha do Atlântico, de que alguns edis teriam sido presenteados com apês para aprovar um projeto que beneficiara um mega empreendimento da construção civil. Voltarei ao assunto, mas num acredito que nossos heróis se prestariam a um papel destes.
Na espera
Celso Schneider (PMDB), Roberto de Souza Júnior (PMDB), a bela cor-de-rosa Christina Barichello (PPS) devem integrar a casa do povo da Maravilha do Atlântico em 2011. Isso se for confirmado que Marcos Kurtz e Nilson Probst (ambos PMDB) assumirão cargos no primeiro escalão do governo Edson Pirica (PMDB). Enquanto isso, a pink torce para que o companheiro e dublê de gala de novela mexicana, Claudir Maciel (PPS), assuma uma das cadeiras pra lá de estofadas da leleia.
