JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Sete arrepios diferentes (ui!)
A brigaçada pelo comando da secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Itajaí já começou. A tchurma da bolsa de apostas coloca uma porrada de nomes no cesto, como dos vereadores da Maravilha do Atlântico Orlando Angioletti (DEM), BicuDão Koedermann PSDB), entre outros. Tem gente na SDR que tá tendo sete tipos diferentes de arrepios, por ter que desgrudar o buzanfã da cadeira.
Querem bis!
A barca fez um baita sucesso em Itajaí. Teve os embarcados, os que beberam água do mar e a tchurma que ficou segura em terra firme, só acenando... Além da potentoza lancha do ex-prefeito bigodudo Amilcar Gazaniga e o seu ajudante de ordens Tito Arruda, tendo na rabeta a vice-prefeita Dalva Rhenius (DEM) e o secretário de Educação José Roberto Provesi.
Será que será?
Na coletiva com os coordenadores da campanha da petista Dilma Rousseff à presidência, no ex-aquário peixeiro, na manhã de ontem, o vereador Níkolas Reis (PT) garantiu que Itajaí e Navegantes são as cidades no país que mais vão perder se rolar a eleição do meio-careca José Serra (PSDB). O menino de ouro do PT diz que isso acontecerá por conta da guerra de bastidores com São Paulo, por conta dos incentivos concedidos às traders, que ao longo dos anos têm se instalado em Itajaí. Ou seja, o vermelhinho acentua que, se Serra ganhar, vai tudo pra lá...
Guardou
Tem gente que guardou a capa do jornal semanal Gazeta do Litoral, onde o ex-prefeito barbudinho e deputado estadual, Volnei Morastoni (PT), afirma, com direito a foto com estampa pra lá de vermelhinha, o seguinte: Eu não quero ser prefeito!. A afirmação será sustentada até 2012 ou é um toque para que alguém peça para ele ser candidato?
Vai carcar
O ex-reitor da Univali e atual secretário de Educação, José Roberto Provesi, pediu sua desfiliação do PSDB. A confirmação do seu voo do ninho tucano deve se confirmar nos próximos dias. Ainda não se sabe para onde vai. A probabilidade é que pouse no ninho do PP ou, quem sabe, pula para outra sigla que deve pintar na parada. Provesi já deu uma cabeçada uma vez, não pode se dar ao luxo de cometer o mesmo erro. E num é?
Ah, para né!
A desculpa esfarrapada do por que o José Serra (PSDB), que se esbaldou na Oktoberfest, não veio na Marejada, é que ele já teria vindo até Itajaí. E daí? O tucano já esteve na galega Blumenau, quando Jandir Bellini (PP) lhe declarou apoio. A festa e a cidade perderam uma importante mídia nacional. Já os petistas não conseguem trazer a Dilma na região. Oh, tristeza!
Não se elegeu, mas agradeceu...
O presidente da casa do povo da capital manezinha, Gean Loureiro (PMDB), recebeu 68.921 votos na sua disputa para deputado federal. Não se elegeu, ficou na terceira suplência. O primeiro colocado foi o deputado federal reeleito Valdir Colatto (PMDB), que teve gente como o Artur de Jesus e o João Vivan trabalhando pra ele em Itajaí. Mas nada de agradecer. Já o Gean colocou a placa dele agradecendo, na entrada da cidade, ali ao lado daquele motel na Contorno Sul.
Como manda o figurino
O dublê de novela mexicana, Claudir Maciel (PPS), vai atochar uma emenda na lei que disciplina a cobrança de permanência dos busos que desabam na Maravilha do Atlântico. Claudir quer que seja feita através de cobrança bancária e não mais por um barnabé que cobra dentro de um veículo o valor. Ou seja, a grana não pinga direto no caixa da prefa e pode dar rolo. Tá certo!
Traíra do ano
O burburinho é medonho na Maravilha do Atlântico por conta de declarações do homem-pássaro, Edson Pirica (PMDB), de que neste segundo turno vai votar no careca Serra, sendo que até o momento era Dilma do Chefe, ops!, Rousseff desde guri pequeno. Apesar do papo de seus puxas, de que é pra agradar Raimundo Colombo (DEM), Leonel Pavan (PSDB) e LHS (PMDB), ficou feio e corre o risco de ganhar o troféu Traíra do ano. Ô loco!
O único
O único deputado federal realmente eleito na Santa & Festiva Catarina foi o ex-governador turco-careca Esperidião Amin (PP). O restante, se não fossem os votos de legenda, não tinha chegado lá. Basta ver que o coeficiente eleitoral do PP era de 147.444 e o EspeluDão fez 166.524. Já o PT, por exemplo, que elegeu Décio Lima, tinha um coeficiente eleitoral de 195.502 e Décio logrou fazer 117.618.
Agora entendi
Ontem, ao ver um tíquete do estacionamento da zona azul peixeira, onde a monitora escrevinhou a palavra tiqueti, é que entendi o porquê da demora de colocarem as placas pra que as geringonças começassem a funcionar. E olha que as gurias treinaram um monte...
Cadê o reitor?
Ainda não se escutou nadica de nada sobre a perda da filantropia da Univali pela boca do reitor Mário César dos Santos. Seria pertinente saber o que tem a dizer o atual reitor. Afinal, o Provesi era mais político, tinha mais jogo de cintura. E o Mário?
