PORTO DE ITAJAÍ
Lançado edital pra dragagem do canal portuário
Julgamento de propostas está marcado para 12 de fevereiro
João Batista [editores@diarinho.com.br]
A licitação pra dragagem do canal portuário do rio Itajaí-açu foi lançada nesta segunda-feira pela Companhia Docas da Bahia (Codeba). O edital tem valor estimado em R$ 87,5 milhões e contrato de um ano de vigência. O critério de escolha da empresa será pelo menor preço da proposta, com sessão pública de julgamento marcada para o dia 12 de fevereiro.
A contratação prevê os serviços de dragagem de manutenção do canal de acesso aquaviário ao Porto de Itajaí, incluindo os canais interno e externo, berços de atracação e bacias de Evolução. O objetivo é garantir continuamente as profundidades mínimas do canal. As medições atuais, homologadas pela Marinha do Brasil, tem validade até 22 de março.
Continua depois da publicidade
Essa é a primeira licitação tocada pela Codeba após assumir a gestão do Porto de Itajaí. O processo vinha sendo tratado pela superintendência do porto desde o ano passado, mas não avançou nas mãos da Autoridade Portuária de Santos (APS). A nova contratação é necessária porque o atual contrato, com a empresa Van Oord, tem execução até fevereiro e término da vigência em março.
Para evitar a interrupção da dragagem, também era discutida a prorrogação dos prazos atuais e uma eventual contratação emergencial. O novo contrato valerá por um ano. Durante o período, o governo federal pretende finalizar a concessão do canal portuário num contrato de longo prazo, prevento a manutenção e aprofundamento do calado para que o complexo tenha condições de receber navios maiores e aumentar a competitividade.
João Batista
João Batista; jornalista no DIARINHO, formado pela Faculdade Ielusc (Joinville), com atuação em midia impressa e jornalismo digital, focado em notícias locais e matérias especiais.
