JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Turística, pois sim!
Bati pernas com um amigo pra bater um rango fora do circuito Beira-rio-Marejada na segunda-feira. Tudo fechado, apenas uns botecos pra encher a garganta se afogando na cachaça. É a mentalidade que tem que mudar. E os empresários e comerciantes têm que se antenar. Enquanto isso, em cada canto da Maravilha do Atlântico...
Se estrebuchando
Não se pode negar que a Marejada deste ano tá bonita, arrumadinha e com atrações, digamos, interessantes, tirando os shows pagos a peso de ouro. Tem que se reconhecer o esmero do secretário de Turismo, Wagner Lucio de Souza, o tudo bem, tudo bom, nesta árdua tarefa. Aliás, o Wagner é o coordenador geral da festança, e o subcoordenador é o Zé Bellini, ops! Zé das Multas, ops!, Zé da Codetran.
Envolver a cidade
É de lamentar que não estejam utilizando as casinhas típicas próximas ao píer, do espaço ao lado da igrejinha, para que, além dos turistas que nos visitam, a cidade fosse mais diretamente envolvida nos festejos da Marejada e das demais festas que acontecem em toda a região.
Segundo turno
Tá fraquinha a participação de políticos, na busca dos votos para o segundo turno entre o meio-careca José Serra (PSDB) e a Dilma do Chefe, ops! Rousseff (PT), em Itajaí e região. O que tem é muita reunião de abobrão. Os eleitos comemoram e os derrotados esfriam a cachola e... o resto no nem te ligo...
Deodato arregaça
Já o ex-candidato a deputado estadual, o sem fraturas Deodato Casas, tá convidando os emplumados para uma reunião pró Serra, às 19h desta quarta-feira, pós-feriadão. Aliás, tem gente deixando Deodato inchado quando lhe dizem que 2012 passa por seu nome. O cara quase estoura...
Fulos da vida
Progressistas devem se reunir até o final desta semana para pedir um papo de pertinho com o burgomestre Jandir Bellini. O intuito é questionar a nomeação do filho do Fernando Deichman Pereira para o cargo que ele ocupava de diretor administrativo-financeiro do Semasa. Eita coisa!
Nega de pés juntinhos
O presidente do PPS peixeiro, Fabrício Marinho, nega que tenha procurado o ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini, para falar sobre a sigla no governo. A poderosa fonte da coluna garante que foram mais de duas vezes...
Bota lenha na fogueira
Além de negar o papo, Fabrício joga lenha verde na fogueira, o que rende uma fumaceira danada, ao defender que o alcaide faça uma reforma administrativa: o prefeito deveria realmente fazer uma nova reforma administrativa, pois tem muitos cargos comissionados sem a necessária competência e retidão para ocupá-los, o que, com certeza, não é o caso do PPS... Leia no blog Notícias da Choupana, no site impiçado do DIARINHO: www.diarinho.com.br/blogs.cfm
Chororô
Edson Periquito realizou reunião no bairro da Barra e chorou as pitangas junto ao povo da localidade onde teve uma baita votação em 2008. Amargando derrota desta vez, Pirica lascou que foi traído e culpou de omissão os cargos de confiança: em 2006, sem apoio algum, consegui 17 mil votos, mas agora que estou no poder, tenho apoio de vereadores e cargos de confiança, não consegui passar dos 10 mil votos, afirmou, inconformado com a derrota para o seu maior adversário, Dado Cherem (PSDB).
Arreda, bocudos!
Aliás, na Maravilha do Atlântico já começou a caça às bruxas e muita gente está preparando seus paninhos de bunda para zarpar do governo. Alguns bem confiantes assumem que não votaram no vice-prefeito Cláudio Dalvesco (PSB), contrariando a orientação do prefeito e retrucando: em 2006, Periquito era um mito e agora uma mentira. Credo!
Lambadas na espinha
A coisa anda difícil para o ex-prefeito de Penha, o ex-sapo barbudo, Julcemar Coelho (PMDB), atualmente ocupando cargo de destaque na administração de Edson Pirica. A promotoria pública acusa Julcemar de improbidade administrativa quando no exercício do cargo de prefeito da Capital do Marisco. Além de pedinchar a devolução de mais de um milhão de reales aos cofres públicos, está sob o risco de ir passar um bom tempo atrás das grades.
Coelhinho, donde estás?
Se ainda não foi intimado, o ex-prefeito terá 15 dias para se defender após ser encontrado (lembrando que o local mais fácil é a prefa de Balneário Camboriú, mais precisamente a secretaria de Educação). Daí terá que sisplicar o motivo pelo qual endividou o município na reta final do seu mandato, quando não havia mais grana disponível, deixando a despesa no lombo do seu sucessor.
Deu de relho...
A promotora Viviane Damiani Valcanaia destaca na ação que a moralidade administrativa também foi violada pelo ex-prefeito. Numa segunda lambada, ops!, processo, desta vez da vara criminal, o ex-alcaide é julgado pelo suposto endividamento do montepio, sem que este tivesse recursos pra arcar com as despesas.
Pau de dar em doido!
A promotora lembra ainda, em seus argumentos, que o ex-prefeito alegou que os valores considerados na apuração se referiam, em sua maioria, à folha de pagamento dos barnabés, despesas correntes fixas e a realização de obras com existência de contrapartida do município, mas o argumento não foi aceito pelos órgãos de controle do tribunal. Oh, vida! Oh, dor!
