JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Pular a corda
O papo que rolou nas internas da visita a Itajaí do governador eleito com cara de padreco, Raimundo Colombo (DEM), é que tem uma tropa querendo sartar para o Democrata peixeiro. As línguas afrouxadas falam nos nomes dos progressistas Dedé da Murta, Calinho Mecânico, Vanderley Dalmolin, Tonho da Grade e até da bela verdolenga Anna Carolina. Será que será?
Tchurma de palmeirenses
Cezar Fagundes (PDT), suplente de vereador que assumiu terça-feira uma cadeira no legislativo de Barra Velha, em substituição ao Bengo dos Santos (PPS), é uma influente liderança política em Itajuba, mas sempre bem-humorado, tem a piada na pontinha da língua. Na semana passada, após assumir sua vaga na casa do povo, o seguidor dos preceitos brizolistas saiu com essa: Olha, assumi e em dois dias já tenho maioria na câmara. O prefeito Samir pode governar tranquilo.
Quatro em um...
Na verdade, a maioria, segundo Cezar, seria formada pelo próprio Fagundes, por Cezar do Rio Novo (DEM), Maneca Pinheiro (PMDB) e ainda pelo suplente Valdemar Boró (PMDB). Mas não porque eles sejam todos pró-governo ou tenham formado um bloco de situação. Não é nada disso. Cezar lasca que os três parlamentares e o suplente são palmeirenses. Já temos a maioria, pois na câmara ninguém tem uma torcida maior que a nossa, celebrou Fagundes. Eita coisa!
PMDB rachado
O vice-governador eleito Pinho Moreira lascou no seu discurso, em Itajaí, que é presidente do PMDB de Santa Catarina e que vai de José Serra (PSDB) neste segundo turno. Já a tchurma do João Matos garante que o presidente é ele e que Pinho Moreira foi apeado do cargo, foi cassado. O deputado federal João Matos é um dos coordenadores da campanha estadual da Dilma Rousseff (PT), que tem Michel Temer (PMDB) de vice. O caldeirão ta fervendo...
Piçarras pega fogo
O final da sessão da casa do povo de Piçarras pegou fogo, na terça-feira. Tudo por conta do Flávio Tironi (DEM) ter questionado o apoio de Ademar Galo (PSDB) ao atual presidente, Oscar Francisco Pedroso, o Tampa (PMDB), na reeleição. Tironi acusou Galo de não consultar as bases políticas para firmar o apoio, que tem o aval do PSDB e DEM, aliados na campanha. O PMDB também era da coligação, mas trocou a fidelidade por meia dúzia de cargos oferecidos pelo burgomestre Pinguim.
Picuinha política?
Para Tironi, Galo não deveria ter ultrapassado a hierarquia partidária, uma vez que ele precisou dos votos da coligação para se eleger. O desabafo não foi bem aceito por Tampa e Galo. Galo lascou que não ficaria fora da mesa diretora por picuinha política e por isso colocou seu nome como vice na chapa de Tampa à reeleição. O desabafo mais parecia de um galo da madrugada, acordando a bicharada às 5h da matina.
Bateu na mesa
Já Tampa foi mais enérgico. Afirmou que a diretoria do PMDB estava presente na sessão e que a falação de Tironi rompia qualquer futuro acerto com o DEM. Tampa tinha a intenção de reeditar a penca, ops!, a tríplice local de 2008 (PMDB, PSDB e DEM). E Tironi fez questão de frisar que não faria parte de jeito e maneira deste grupo, coordenado pelo PMDB.
Destilando veneno
Todo esse ódio do vereador dos lambaris (Tironi possui um pesque e pague) se dá em função de um acerto frustado em 2008. Na ocasião, PMDB, PSDB e DEM apertaram as mãos para formar uma chapa de oposição. O mandabrasa foi mais ladino. Desfez os acordos, pegou na caruda a presidência da câmara e uns cargos ao lado do Pinguim. Acho que vai rolar teste de fidelidade nas Piçarras...
Mais lambadas (ui!)
O ex-prefeito de Barra Velha, Valter Zimermann (DEM), está às voltas com mais um problemão na dona justa. O democrata foi novamente multado pelo tribunal de Contas da Santa & Suada Catarina, pelo perrengue de irregularidades na compra de um terreno com dispensa da apresentação da papelada de certidões e pagamento de despesas da prefa, sem o devido empenho prévio. Leia mais no blog Noticias da Choupana, no saite pra lá de chiquetoso do DIARINHO: www.diarinho.com.br/blogs.cfm
Exultante
Quem anda pra lá de feliz com o resultado das eleições é o advogado Marco Weisheimer, que participou da equipe que ralou na coordenação da campanha do Cláudio Vignatti. Ao se integrar à equipe, o candidato petista ao senado estava bem abaixo nas pesquisas. Mas na reta final faltou pouco para se eleger. O nome de Vignatti está nos píncaros da lua, junto à coordenação da presidenciável Dilma.
Democracia
Quem acompanhou a apuração das eleições na Maravilha do Atlântico ao lado do governador atucanado Leonel Pavan (PSDB) foi seu vice-prefeito entre 97 e 2000, o empresário Rudis Cabral (PMDB), que não escondeu de ninguém seu voto para Dilma, Angela Amin, Dalvesco e Marquinho. Pavan e Rudis reataram a amizade depois de muitos anos, apesar das rusgas criadas pela adversidade política.
Pra todo lado
Ficou acertado quem serão os bons-da-boca que vão atiçar o pedincho da campanha da petista Dilma Rousseff na Santa & Bela Catarina: Ideli Salvatti, na coordenação geral; João Matos, coordenação do vale e região norte do estado; Paulo Afonso, na Grande Floripa, região sul e planalto; e o Cláudio Vignatti no oestão do estado. Aliás, neste sábado acontece, no Tiradentes, a partir das 10h, uma grande reunião com o PT, PDT, PMDB, PSB e PR, em apoio a Dilma. A tchurma vermelinha tem o comitê na rua Franklin Máximo Pereira, em frente ao Tintão, e alerta que quem quiser pegar material de campanha é só chegar lá...
