Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Pular a corda


O papo que rolou nas internas da visita a Itajaí do governador eleito com cara de padreco, Raimundo Colombo (DEM), é que tem uma tropa querendo sartar para o Democrata peixeiro. As línguas afrouxadas falam nos nomes dos progressistas Dedé da Murta, Calinho Mecânico, Vanderley Dalmolin, Tonho da Grade e até da bela verdolenga Anna Carolina. Será que será?

Tchurma de palmeirenses

Cezar Fagundes (PDT), suplente de vereador que assumiu terça-feira uma cadeira no legislativo de Barra Velha, em substituição ao Bengo dos Santos (PPS), é uma influente liderança política em Itajuba, mas sempre bem-humorado, tem a piada na pontinha da língua. Na semana passada, após assumir sua vaga na casa do povo, o seguidor dos preceitos brizolistas saiu com essa: “Olha, assumi e em dois dias já tenho maioria na câmara. O prefeito Samir pode governar tranquilo”.

Quatro em um...

Na verdade, a maioria, segundo Cezar, seria formada pelo próprio Fagundes, por Cezar do Rio Novo (DEM), Maneca Pinheiro (PMDB) e ainda pelo suplente Valdemar Boró (PMDB). Mas não porque eles sejam todos pró-governo ou tenham formado um bloco de situação. Não é nada disso. Cezar lasca que os três parlamentares e o suplente são palmeirenses. “Já temos a maioria, pois na câmara ninguém tem uma torcida maior que a nossa”, celebrou Fagundes. Eita coisa!

PMDB rachado

O vice-governador eleito Pinho Moreira lascou no seu discurso, em Itajaí, que é presidente do PMDB de Santa Catarina e que vai de José Serra (PSDB) neste segundo turno. Já a tchurma do João Matos garante que o presidente é ele e que Pinho Moreira foi apeado do cargo, foi cassado. O deputado federal João Matos é um dos coordenadores da campanha estadual da Dilma Rousseff (PT), que tem Michel Temer (PMDB) de vice. O caldeirão ta fervendo...

Piçarras pega fogo

O final da sessão da casa do povo de Piçarras pegou fogo, na terça-feira. Tudo por conta do Flávio Tironi (DEM) ter questionado o apoio de Ademar Galo (PSDB) ao atual presidente, Oscar Francisco Pedroso, o Tampa (PMDB), na reeleição. Tironi acusou Galo de não consultar as bases políticas para firmar o apoio, que tem o aval do PSDB e DEM, aliados na campanha. O PMDB também era da coligação, mas trocou a fidelidade por meia dúzia de cargos oferecidos pelo burgomestre Pinguim.

Picuinha política?

Para Tironi, Galo não deveria ter ultrapassado a hierarquia partidária, uma vez que ele precisou dos votos da coligação para se eleger. O desabafo não foi bem aceito por Tampa e Galo. Galo lascou que não ficaria fora da mesa diretora por ‘picuinha política’ e por isso colocou seu nome como vice na chapa de Tampa à reeleição. O desabafo mais parecia de um galo da madrugada, acordando a bicharada às 5h da matina.

Bateu na mesa

Já Tampa foi mais enérgico. Afirmou que a diretoria do PMDB estava presente na sessão e que a falação de Tironi rompia qualquer futuro acerto com o DEM. Tampa tinha a intenção de reeditar a penca, ops!, a tríplice local de 2008 (PMDB, PSDB e DEM). E Tironi fez questão de frisar que não faria parte de jeito e maneira deste grupo, coordenado pelo PMDB.

Destilando veneno

Todo esse ódio do vereador dos lambaris (Tironi possui um pesque e pague) se dá em função de um acerto frustado em 2008. Na ocasião, PMDB, PSDB e DEM apertaram as mãos para formar uma chapa de oposição. O mandabrasa foi mais ladino. Desfez os acordos, pegou na caruda a presidência da câmara e uns cargos ao lado do Pinguim. Acho que vai rolar teste de fidelidade nas Piçarras...

Mais lambadas (ui!)

O ex-prefeito de Barra Velha, Valter Zimermann (DEM), está às voltas com mais um problemão na dona justa. O democrata foi novamente multado pelo tribunal de Contas da Santa & Suada Catarina, pelo perrengue de irregularidades na compra de um terreno com dispensa da apresentação da papelada de certidões e pagamento de despesas da prefa, sem o devido empenho prévio. Leia mais no blog Noticias da Choupana, no saite pra lá de chiquetoso do DIARINHO: www.diarinho.com.br/blogs.cfm

Exultante

Quem anda pra lá de feliz com o resultado das eleições é o advogado Marco Weisheimer, que participou da equipe que ralou na coordenação da campanha do Cláudio Vignatti. Ao se integrar à equipe, o candidato petista ao senado estava bem abaixo nas pesquisas. Mas na reta final faltou pouco para se eleger. O nome de Vignatti está nos píncaros da lua, junto à coordenação da presidenciável Dilma.

Democracia

Quem acompanhou a apuração das eleições na Maravilha do Atlântico ao lado do governador atucanado Leonel Pavan (PSDB) foi seu vice-prefeito entre 97 e 2000, o empresário Rudis Cabral (PMDB), que não escondeu de ninguém seu voto para Dilma, Angela Amin, Dalvesco e Marquinho. Pavan e Rudis reataram a amizade depois de muitos anos, apesar das rusgas criadas pela adversidade política.

Pra todo lado

Ficou acertado quem serão os bons-da-boca que vão atiçar o pedincho da campanha da petista Dilma Rousseff na Santa & Bela Catarina: Ideli Salvatti, na coordenação geral; João Matos, coordenação do vale e região norte do estado; Paulo Afonso, na Grande Floripa, região sul e planalto; e o Cláudio Vignatti no oestão do estado. Aliás, neste sábado acontece, no Tiradentes, a partir das 10h, uma grande reunião com o PT, PDT, PMDB, PSB e PR, em apoio a Dilma. A tchurma vermelinha tem o comitê na rua Franklin Máximo Pereira, em frente ao Tintão, e alerta que quem quiser pegar material de campanha é só chegar lá...

 


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você faria se encontrasse uma celebridade na Brava ou em BC? 



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Venezuela

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Venezuela

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

Justiça climática

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Além do Globo de Ouro

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil

MARIJUANA

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil



Colunistas

Noite Ancorada

Clique diário

Noite Ancorada

Patinetes largados pelas calçadas de Itajaí

Charge do Dia

Patinetes largados pelas calçadas de Itajaí

O combate à falta de transparência das emendas parlamentares

Coluna Acontece SC

O combate à falta de transparência das emendas parlamentares

Coluna Exitus na Política

A vida e as lições

Fabianinho está no comando da câmara de Camboriú

JotaCê

Fabianinho está no comando da câmara de Camboriú




Blogs

Vigília — haikai moderno

VersoLuz

Vigília — haikai moderno

Fabianinho presidente

Blog do JC

Fabianinho presidente

Inflamação Silenciosa: o elo entre envelhecimento precoce, doenças crônicas e fadiga

Espaço Saúde

Inflamação Silenciosa: o elo entre envelhecimento precoce, doenças crônicas e fadiga



Podcasts

Bistrô da Beth vai dar lugar a arranha-céu

Bistrô da Beth vai dar lugar a arranha-céu

Publicado 16/01/2026 18:52





Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.