Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Prestação de contas


O candidato ao senado Cláudio Vignatti esteve na caminhada que o prefeito Edson Pirica (PMDB) fez no sábado com “seus candidatos”, Cláudio Dalvesco à leleia e Marquinhos, O que eu tô fazendo aqui, a federal

Na próxima quarta-feira, o homem-pássaro, prefeito Edson Periquito (PMDB), reunirá os pega fogo da imprensa para lançar a famosa revista de prestação de contas. A coisa foi uma novela para sair, mas Pirica vai por na praça uma revista chiquetosa, com mais de 70 páginas, 500 obras e investimentos que ultrapassam R$ 215 milhões. Ufa!

Luz vermelha para Volnei

Pesquisas que circulam de boca em boca, nos quatros cantos da city peixeira, apontam uma luz vermelhinha para o ex-prefeito e candidato à leleia, Volnei Morastoni. A candidata loiruda Susi Bellini já teria encostado no ex-alcaide VM, e o próprio Níkolas Reis, que corre pra estar em Brasília, teria números que superam Décio Lima e Volnei.

Eleição perdida

Ou seja, se o cenário é realmente esse, vamos ter o fortalecimento de dois polos opostos ao grupo do Volnei: Níkolas indo aos píncaros de um sonho de ser prefeito em 2021 e a irmã do ex-homem dos galináceos preparando os glúteos branquelos para sentar em uma das cadeiras estofadas da leleia barriga-verde.

Oh, Pai eterno!

Por outro lado, tem boca de estopa alardeando que os votos do Laudelino Lamim, Deodato Casas e Paulinho Amândio somam quase 35 mil em Itajaí. Se isso se confirmar, vai faltar voto para eleger tanto Volnei como a Susi. Qui coisa!

Dose dupla

Uma prigunta que fica quanto aos milhões anunciados que serão investidos na nova iluminação impiçada da avenida Atlântica, na Maravilha do Atlântico Sul. O socadinho escriba fica cá coçando o cocuruto questionando sobre a licitação realizada pela prefa, no valor de cinco milhões de realzitos e que deixa nítido que a obra será realizada com recursos do município.

Espirrando mais...

Agora, o homem da bengala, atucanado governador Leonel Pavan (PSDB), caneteia mais cinco milhões para a obra. É muita grana e há algum tempo a coluna antecipou o nome da empresa vencedora da licitação do homem-pássaro, Edson Pirica (PMDB), a Mercolux.

Super poderes?

A forma utilizada pela administração Pirica é que levanta dúvidas, desde a publicação do edital, que, além de ser vendido (uma irregularidade), apresentou prazos que somente empresas com poder de ilusionismo ou pura magia poderiam cumprir. Mas a Mexcolux parece ter algum desses super poderes e sagrou-se vencedora. Tem língua frouxa lascando que a empresa já possui a maquete da obra, o que comprovaria seus “super poderes”.

Pra lá de iluminada

Portanto, meus caros leitores dessas mais do que estrebuchadas linhas, até que se esclareça ou se diga o contrário, a obra da nova iluminação chiquetosa da avenida Atlântica vai custar a facada de R$ 10 milhões. Não tem nada de implicância, mas não dá para entender o motivo deste montão de dinheiro. A obra de iluminação e reurbanização da Quinta avenida, com tudo que foi feito, além do acréscimo de grana adicionado pela atual administração, teve um custo bem mais modesto.

Nem te ligo!

O secretário de Planejamento Auri Pavoni adotou ritmo de tartaruga para se manifestar em relação às irregularidades cometidas pelo Dentinho, o homem do jet ski, que fechou uma rua que dava acesso ao rio Camboriú. Pelo visto o tal Dentinho é outro poderoso que faz e desfaz e apara tudo no peito, ou no bolso, dando um cala boca nas artoridades responsáveis pela fiscalização. Ninguém se coça, nem liga. Nem a Fatma e muito menos a prefa.

Puxa a zorelha desses afobadinhos, Claudir!

De arrepiar o depoimento de um senhor da praia mais cobiçada do sul do mundo ao narrar suposta agressão que foi vítima por parte de uma tchurma de puxas do galã de novela mexicana, Claudir Maciel. Conta que colocou o adesivo do candidato Cláudio Dalvesco e não foi respeitado por eles.

Na caruda

Eles se depararam com a caranga (Uno 86) estacionada na rua 1600, próximo da avenida Brasil, e encheram de adesivos do dublê. O dono do carro flagrou a sacanagem e chiou, pedindo pra retirarem o material. Foi xingado e siscapou de levar uma camaçada de pau. Foi salvo pela PM. “Eles se intimidaram e retiraram mal e porcamente o material”, disse a vítima, que tentou levar o perrengue à imprensa, mas foi desaconselhada por um radialista.

Tututututututu...

Aviso aos navegantes. Quem na Maravilha do Atlântico quiser falar por telefone no período da manhã com o Nai (Núcleo de Atendimento ao Idoso) pode esquecer. As linguarudas de plantão caceteiam que barnabés estariam deixando o foneco fora do gancho de propósito, o que impossibilita qualquer tipo de ligação.

Pesquisas distorcidas?

O presidente estadual do partido Progressista, Joares Ponticelli, em nota oficial, coloca em dúvida as pesquisas do panorama eleitoral estadual. Ponticelli afirma que “A história das pesquisas distorcidas de 2006 se repete”. Leia no blog Notícias da Choupana, no site chiquetoso do DIARINHO: www.diarinho.com.br/blogs.cfm

Lasca a porretada

Já o candidato ao senado João Ghizoni coloca todos os políticos no mesmo saco e ainda caceteia o que diz ser a passividade dos colunistas políticos, ao vislumbrar que não existe debate político no horário político. “É lógico, não tem política no horário político. Bravos são aqueles que perdem o seu tempo na frente da TV ou rádio contando obras, identificando quem mente mais, quem engana melhor...” Leia a nota completa no blog Notícias da Choupana.

Grana carimbada

Puxa da Codetran diz que o socadinho escriba derrapou ao criticar as sinaleiras impiçadas que estão em fase de testes na city peixeira. Segundo o agarrado no saco, a grana espirrada, oriunda de notificações, é de valores carimbados, destinados exclusivamente à sinalização, equipamentos e viaturas. Beleza, então!

Trânsito amalucado

O que coça o cocuruto do escriba é se toda essa dinheirama que pode ser estrebuchada – caso numa licitação a empresa ganhe - mereceria ser gasta em semáforos. Apesar de que tem modelos mais em conta. Afinal, a cidade tem trocentas necessidades nesta área.

Arreda, bocudos!

As línguas desaforadas de plantão alegam que a reunião com os cargos comissionados foi um pretexto do alcaide Bob Carlos (PSDB), do outro lado da vala, Navegantes, pedinchar votos pros candidatos dele. Em pleno horário de trabalho, num vale! Oh, gente bocuda, meu Pai eterno!

Dona justa bizolhar

E tem mais. Na semana que passou, teve quem espirrasse que viu barnabés distribuindo santinhos de candidatos do alcaide Bob Carlos. E que não seriam casos isolados. Seria pertinente que nesta reta final de campanha, quando acontecem coisas que até Deus duvida, que a dona justa Eleitoral ficasse com os bagos dos zoios bem esticadinhos...

Ainda provoca dor...

A decisão final sobre a mais do que debatida lei da Ficha Limpa empatou no Supremo Tribunal Federal, na quinta-feira. Por cinco votos a cinco, a emblemática lei foi jogada à frente. É uma novela. Agora, tanto pode ter um encaminhamento antes das eleições, quanto posterior. E salve-se quem puder...

 


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você faria se encontrasse uma celebridade na Brava ou em BC? 



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Venezuela

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Venezuela

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

Justiça climática

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Além do Globo de Ouro

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil

MARIJUANA

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil



Colunistas

Noite Ancorada

Clique diário

Noite Ancorada

Patinetes largados pelas calçadas de Itajaí

Charge do Dia

Patinetes largados pelas calçadas de Itajaí

O combate à falta de transparência das emendas parlamentares

Coluna Acontece SC

O combate à falta de transparência das emendas parlamentares

Coluna Exitus na Política

A vida e as lições

Fabianinho está no comando da câmara de Camboriú

JotaCê

Fabianinho está no comando da câmara de Camboriú




Blogs

Vigília — haikai moderno

VersoLuz

Vigília — haikai moderno

Fabianinho presidente

Blog do JC

Fabianinho presidente

Inflamação Silenciosa: o elo entre envelhecimento precoce, doenças crônicas e fadiga

Espaço Saúde

Inflamação Silenciosa: o elo entre envelhecimento precoce, doenças crônicas e fadiga



Podcasts

Bistrô da Beth vai dar lugar a arranha-céu

Bistrô da Beth vai dar lugar a arranha-céu

Publicado 16/01/2026 18:52





Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.