Blogs | Gente & Notícia



Caminhos da Reportagem aborda práticas integrativas e complementares


Publicado 24/09/2023 08:21

O Caminhos da Reportagem que a TV Brasil leva ao ar neste domingo (24), às 22h, visitou diversas Unidades de Saúde para mostrar algumas das 29 práticas integrativas e complementares, além de outras terapêuticas ofertadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) à população brasileira. O episódio inédito “Caminhos alternativos no SUS” revela como funcionam, entre outras, a automassagem, Lian Gong, ventosaterapia, escalda-pés, homeopatia, fitoterapia, shantala, técnica de redução do estresse, benzimento e yoga.

De um lado estão profissionais da saúde e usuários satisfeitos com o resultado dessas práticas. De outro, há quem critique a oferta dessas terapêuticas no SUS por defender que não têm comprovação científica.

Rafael Dall’Alba, consultor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), explica que essas práticas não vêm para substituir o tratamento convencional. “Não é optar por uma ou por outra. É integrar esses modelos e gerar uma saúde mais forte, na perspectiva de o Brasil gerar um SUS mais forte, com um profissional da saúde com uma caixa de ferramentas clínicas ampliadas para melhor cuidar da população”.

Já a professora de ciência e políticas públicas da Universidade de Columbia Natalia Pasternak é crítica quanto à oferta dessas práticas pois argumenta que elas não foram aprovadas pelo rigor metodológico e portanto não têm evidências científicas de que funcionem.

Alicia Kowaltowski, professora de Bioquímica da Universidade de São Paulo (USP), também crítica à oferta das práticas no SUS, defende que atividades como yoga ou meditação sejam oferecidas pelo Estado, mas não em Unidades de Saúde. “É muito claro para mim a diferença entre tratamentos de área médica e tratamentos culturais. A meditação é uma coisa cultural, social, que pode melhorar a vida de muitas pessoas e deve ser praticado, deve ser oferecido para a população, mas deve ser oferecido dentro de instalações de socialização, de cultura e de bem-estar, mas não no Sistema Único de Saúde, que deve ser focado em práticas de saúde. Acho que misturar as coisas não faz sentido”, afirma.

Sobre o programa - Produção jornalística semanal da TV Brasil, o Caminhos da Reportagem leva o telespectador para uma viagem pelo país e pelo mundo atrás de grandes histórias, com uma visão diferente, instigante e complexa de cada um dos assuntos escolhidos. No ar há mais de uma década, o Caminhos da Reportagem é uma das atrações jornalísticas mais premiadas não só do canal, como também da televisão brasileira. Para contar grandes histórias, os profissionais investigam assuntos variados e revelam os aspectos mais relevantes de cada pauta. Saúde, economia, comportamento, educação, meio ambiente, segurança, prestação de serviços, cultura e outros tantos temas são abordados de maneira única, levando conteúdo de interesse para a sociedade pela telinha da emissora pública.

 

 


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você faria se encontrasse uma celebridade na Brava ou em BC? 



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Venezuela

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Venezuela

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

Justiça climática

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Além do Globo de Ouro

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil

MARIJUANA

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil



Colunistas

Merísio pode entrar na disputa ao governo

JotaCê

Merísio pode entrar na disputa ao governo

Santa Catarina presente em Barcelona enquanto o jogo ilegal perde espaço

Direito em movimento: esporte, jogos e entretenimento

Santa Catarina presente em Barcelona enquanto o jogo ilegal perde espaço

O dilema da esquerda em SC

Coluna Acontece SC

O dilema da esquerda em SC

A vida que ninguém posta

Ideal Mente

A vida que ninguém posta

Entre mundos

Clique diário

Entre mundos




Blogs

Túnel entra na reta decisiva. Será que sai?!

Blog do JC

Túnel entra na reta decisiva. Será que sai?!

Quando o gesto vira poema

VersoLuz

Quando o gesto vira poema

Barco Brasil confirma passagem pelo Ponto Nemo

A bordo do esporte

Barco Brasil confirma passagem pelo Ponto Nemo

Inflamação Silenciosa: o elo entre envelhecimento precoce, doenças crônicas e fadiga

Espaço Saúde

Inflamação Silenciosa: o elo entre envelhecimento precoce, doenças crônicas e fadiga




Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.