Por Ariel Silva - arielsilva.jornalista@gmail.com
Publicado 24/09/2023 08:21
O Caminhos da Reportagem que a TV Brasil leva ao ar neste domingo (24), às 22h, visitou diversas Unidades de Saúde para mostrar algumas das 29 práticas integrativas e complementares, além de outras terapêuticas ofertadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) à população brasileira. O episódio inédito “Caminhos alternativos no SUS” revela como funcionam, entre outras, a automassagem, Lian Gong, ventosaterapia, escalda-pés, homeopatia, fitoterapia, shantala, técnica de redução do estresse, benzimento e yoga.
De um lado estão profissionais da saúde e usuários satisfeitos com o resultado dessas práticas. De outro, há quem critique a oferta dessas terapêuticas no SUS por defender que não têm comprovação científica.
Rafael Dall’Alba, consultor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), explica que essas práticas não vêm para substituir o tratamento convencional. “Não é optar por uma ou por outra. É integrar esses modelos e gerar uma saúde mais forte, na perspectiva de o Brasil gerar um SUS mais forte, com um profissional da saúde com uma caixa de ferramentas clínicas ampliadas para melhor cuidar da população”.
Já a professora de ciência e políticas públicas da Universidade de Columbia Natalia Pasternak é crítica quanto à oferta dessas práticas pois argumenta que elas não foram aprovadas pelo rigor metodológico e portanto não têm evidências científicas de que funcionem.
Alicia Kowaltowski, professora de Bioquímica da Universidade de São Paulo (USP), também crítica à oferta das práticas no SUS, defende que atividades como yoga ou meditação sejam oferecidas pelo Estado, mas não em Unidades de Saúde. “É muito claro para mim a diferença entre tratamentos de área médica e tratamentos culturais. A meditação é uma coisa cultural, social, que pode melhorar a vida de muitas pessoas e deve ser praticado, deve ser oferecido para a população, mas deve ser oferecido dentro de instalações de socialização, de cultura e de bem-estar, mas não no Sistema Único de Saúde, que deve ser focado em práticas de saúde. Acho que misturar as coisas não faz sentido”, afirma.
Sobre o programa - Produção jornalística semanal da TV Brasil, o Caminhos da Reportagem leva o telespectador para uma viagem pelo país e pelo mundo atrás de grandes histórias, com uma visão diferente, instigante e complexa de cada um dos assuntos escolhidos. No ar há mais de uma década, o Caminhos da Reportagem é uma das atrações jornalísticas mais premiadas não só do canal, como também da televisão brasileira. Para contar grandes histórias, os profissionais investigam assuntos variados e revelam os aspectos mais relevantes de cada pauta. Saúde, economia, comportamento, educação, meio ambiente, segurança, prestação de serviços, cultura e outros tantos temas são abordados de maneira única, levando conteúdo de interesse para a sociedade pela telinha da emissora pública.
Comentários:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Para fazer seu cadastro, clique aqui.
Se você já é cadastrado, faça login para comentar.
🛒✨ Tá sabendo da nova loja Fort Atacadista que inaugura em Itajaí no mês que vem? Será no bairro São ...