Blogs | Gente & Notícia



Caminhos da Reportagem aborda práticas integrativas e complementares


Publicado 24/09/2023 08:21

O Caminhos da Reportagem que a TV Brasil leva ao ar neste domingo (24), às 22h, visitou diversas Unidades de Saúde para mostrar algumas das 29 práticas integrativas e complementares, além de outras terapêuticas ofertadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) à população brasileira. O episódio inédito “Caminhos alternativos no SUS” revela como funcionam, entre outras, a automassagem, Lian Gong, ventosaterapia, escalda-pés, homeopatia, fitoterapia, shantala, técnica de redução do estresse, benzimento e yoga.

De um lado estão profissionais da saúde e usuários satisfeitos com o resultado dessas práticas. De outro, há quem critique a oferta dessas terapêuticas no SUS por defender que não têm comprovação científica.

Rafael Dall’Alba, consultor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), explica que essas práticas não vêm para substituir o tratamento convencional. “Não é optar por uma ou por outra. É integrar esses modelos e gerar uma saúde mais forte, na perspectiva de o Brasil gerar um SUS mais forte, com um profissional da saúde com uma caixa de ferramentas clínicas ampliadas para melhor cuidar da população”.

Já a professora de ciência e políticas públicas da Universidade de Columbia Natalia Pasternak é crítica quanto à oferta dessas práticas pois argumenta que elas não foram aprovadas pelo rigor metodológico e portanto não têm evidências científicas de que funcionem.

Alicia Kowaltowski, professora de Bioquímica da Universidade de São Paulo (USP), também crítica à oferta das práticas no SUS, defende que atividades como yoga ou meditação sejam oferecidas pelo Estado, mas não em Unidades de Saúde. “É muito claro para mim a diferença entre tratamentos de área médica e tratamentos culturais. A meditação é uma coisa cultural, social, que pode melhorar a vida de muitas pessoas e deve ser praticado, deve ser oferecido para a população, mas deve ser oferecido dentro de instalações de socialização, de cultura e de bem-estar, mas não no Sistema Único de Saúde, que deve ser focado em práticas de saúde. Acho que misturar as coisas não faz sentido”, afirma.

Sobre o programa - Produção jornalística semanal da TV Brasil, o Caminhos da Reportagem leva o telespectador para uma viagem pelo país e pelo mundo atrás de grandes histórias, com uma visão diferente, instigante e complexa de cada um dos assuntos escolhidos. No ar há mais de uma década, o Caminhos da Reportagem é uma das atrações jornalísticas mais premiadas não só do canal, como também da televisão brasileira. Para contar grandes histórias, os profissionais investigam assuntos variados e revelam os aspectos mais relevantes de cada pauta. Saúde, economia, comportamento, educação, meio ambiente, segurança, prestação de serviços, cultura e outros tantos temas são abordados de maneira única, levando conteúdo de interesse para a sociedade pela telinha da emissora pública.

 

 


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

Qual é o Natal mais bonito da região?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Sonhos, ouro e a dura realidade das mulheres no garimpo ilegal do Sararé

GARIMPO

Sonhos, ouro e a dura realidade das mulheres no garimpo ilegal do Sararé

Desperdício no Brasil deixa de abastecer 50 milhões de pessoas

A cada 5 litros, 2 no ralo

Desperdício no Brasil deixa de abastecer 50 milhões de pessoas

O tesouro nacional cobiçado pela indústria da música clássica

Pau-brasil

O tesouro nacional cobiçado pela indústria da música clássica

Obra sobre armas aprovada nos anos Bolsonaro é lançada com dinheiro da Taurus

Lei Rouanet

Obra sobre armas aprovada nos anos Bolsonaro é lançada com dinheiro da Taurus

“Marketing” e “força eleitoral”: por que Hugo Motta insistiu na aprovação do PL Antifacção

PL ANTIFACÇÃO

“Marketing” e “força eleitoral”: por que Hugo Motta insistiu na aprovação do PL Antifacção



Colunistas

Coluna Exitus na Política

Nação sem constituição: trauma e tratamento

Reservatórios de Itajaí estão em estado crítico

Charge do Dia

Reservatórios de Itajaí estão em estado crítico

O presente de Natal de Flávio Dino

Coluna Acontece SC

O presente de Natal de Flávio Dino

Planos A e B

Coluna Esplanada

Planos A e B

Funcionários do Ruth Cardoso sofrendo

JotaCê

Funcionários do Ruth Cardoso sofrendo




Blogs

O corpo avisa, fique atento aos sinais

Espaço Saúde

O corpo avisa, fique atento aos sinais

A Disneylândia é aqui

Blog do Magru

A Disneylândia é aqui

La Vuelta Desafío Brasil estreia com prova de contra-relógio

A bordo do esporte

La Vuelta Desafío Brasil estreia com prova de contra-relógio

Zanatta faz o J de Juliana Pavan

Blog do JC

Zanatta faz o J de Juliana Pavan




Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.