Por Gustavo Fonseca - redacao@diarinho.com.br
Blog Doutor Multas
Publicado 09/08/2018 01:43
Acidentes de carro são responsáveis por uma quantidade impressionante de lesões em uma base anual. De acordo com a Association for Safe International Road Travel, há cerca de 2,35 milhões de pessoas feridas ou incapacitadas devido a acidentes automobilísticos por ano.
Muitas vezes, as lesões que ocorrem são diferentes do que as pessoas normalmente esperam.
Hérnia de disco
Todo mundo sabe que as tensões no pescoço e nas costas são comuns em acidentes de carro, geralmente referidas como "chicotadas". Mas essas lesões podem ser muito mais sérias do que apenas uma leve tensão. A força de uma colisão faz com que o tecido entre as vértebras da coluna saia ou se rompa. Isso é chamado de “hérnia de disco”.
Uma hérnia de disco pode pressionar e inflamar os nervos que saem da coluna. Isso causa dor muito intensa, perda de sensibilidade e até perda de controle de seus músculos, geralmente em seus braços ou pernas.
Esses sintomas podem ocorrer imediatamente, mas também podem se desenvolver nas semanas e meses após um acidente de carro. Estas lesões podem causar incapacidade a longo prazo.
Lesões no Joelho
Muitas vezes, durante uma colisão com um veículo motorizado, um motorista ou passageiro é jogado para frente e bate o joelho no painel. Isso pode resultar em trauma direto no joelho, o que pode resultar em muitos tipos diferentes de lesões, como uma patela quebrada (joelheira).
A cartilagem do joelho também pode ser danificada, resultando em um menisco rasgado ou condromalácia patelar. A gravidade da lesão nem sempre é óbvia imediatamente, já que pode levar algum tempo para que lesões mais sutis desenvolvam inflamação suficiente para que se tornem óbvias.
Lesões Psicológicas
Quando alguém passa por um evento traumático, não são apenas nossos corpos que podem ser danificados. Nosso estado psicológico e emocional também pode ser seriamente afetado. As pessoas que sofreram acidentes automobilísticos graves podem desenvolver uma "fobia", o que significa que a pessoa desenvolveu um medo incomum de dirigir ou mesmo estar em um carro.
Estes podem se tornar tão graves que uma pessoa com uma fobia de carro pode ficar completamente em casa, incapaz de usar um veículo para qualquer finalidade. Quando as fobias se desenvolvem, é muito importante que o atendimento psicológico seja fornecido imediatamente. A acupuntura, psicoterapia podem ser tratamentos interessantes para pessoas com ansiedade e pânico. As fobias que não são tratadas muitas vezes tornam-se de longa data e muito difíceis de tratar.
Como você pode ver, muitas dessas lesões são muito sérias, mas nem sempre são óbvias logo após um acidente de carro, por isso fique atento a elas. E a maioria deles pode piorar com o tempo se não for reconhecida ou tratada. Sempre tenha algum sintoma cuidadosamente verificado e documentado por um médico.
Comentários:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Para fazer seu cadastro, clique aqui.
Se você já é cadastrado, faça login para comentar.
R$ 21.500,00
R$ 25.500,00
Publicado 18/07/2025 17:11