Por Magru Floriano - magrufloriano2008@gmail.com
Magru Floriano é graduado em História e Pedagogia, pos-graduado em Educação e Marketing, mestre em Educação. Professor universitário aposentado. Colunista e repórter desde a década de 1970
Publicado 16/10/2025 01:00
Cipoal aéreo I
Dia desse falei aqui no Blog do Magru sobre os fios que estão abandonados nos postes da cidade fazendo com que o chão seja mais limpo que o céu. Agora, leio no nosso Diarinho que em Balneário Camboriú, desde março, está sendo realizado um mutirão que já retirou dos postes da cidade cerca de 23 toneladas de fios. Uniram forças: Cosip, Celesc, empresas de telefonia, Procon, fiscalização da PMBC, secretarias de Obras e Planejamento, Guarda Municipal.
Cipoal aéreo II
O que me deixa mais ‘encasquetado’ é saber que temos dois vereadores altos funcionários da Celesc e uma bancada governista com maioria plena para aprovar o que bem entender em termos de projetos e pedidos ao Executivo, mas as coisas andam muito devagar por aqui. Como Balneário Camboriú consegue livrar os postes desse cipoal medonho de fios de telefonia e Itajaí fica parecendo uma teia de aranha?
Esquerda e direita I
A próxima eleição vai ser totalmente diferenciada tanto para as forças de direita como para as de esquerda. No espectro ideológico da direita há uma tendência de consolidação de cenário favorável, com a maioria do eleitorado tendendo a votar em um candidato com pauta mais conservadora. Mas, esse ponto forte é também o ponto fraco do grupo, porque vai se apresentar um número maior de candidatos para colher esses votos em campo fértil. Isso significa dizer que o clima na direita será de guerra civil, com o principal adversário abrigado dentro da mesma trincheira. Estima-se que a direita fique com 70% dos votos dos itajaienses.
Esquerda e direita II
No espectro ideológico da esquerda resta trabalhar com um cenário mais tímido, menos ambicioso. Estima-se que a liderança de Lula posso amealhar para os candidatos que o apoiam na governança do País algo próximo de 30% dos votos dos itajaienses. O lado positivo é que esse cenário de força mais fraca leva à tendência de aparecer menos candidatos, concentrando forças em uma ou duas candidaturas no máximo.
Esquerda e direita III
Para deputado estadual a direita conta com muitos nomes: Osmar Teixeira, Anna Carolina Martins, Ana Campagnolo, Agnaldo Hilton dos Santos ... A esquerda vai poder contar com Hilda Deolla ou João Paulo Tavares Bastos, representantes da esquerda moderada. Para deputado federal as coisas parecem mais tranquilas, tendo como principais protagonistas Rubens Angioletti e Jorge Goetten (direita) e Ana Paula Lima (esquerda).
Esquerda e direita IV
Tem tanto candidato à direita que o palanque pode afundar. Até Anna Carolina Martins deverá estar no palanque do governador que busca reeleição. Ela deverá sair do PSDB em direção ao Republicanos ainda esse ano. É o que se comenta à boca miúda pelos becos da cidade. Será que nós vamos poder ver o João Martins no comício do governador Jorginho, tremulando sua bandeirinha no meio da multidão? Imperdível!
Não é draga
Leitor envia mensagem informando que a ‘draga’ que está abandonada no Saco da Fazenda é uma ‘falsa draga’, sendo apenas uma estrutura flutuante da empresa Geotesc. Não teria motor próprio e, portanto, dificilmente teria combustível no seu interior. De qualquer modo ficam as demais observações sobre a integridade física da embarcação.
Busto do Almirante
O colunista e proprietário do jornal digital Sem censura – João Martins – publicou duas notas essa semana discordando da cobrança que fizemos aqui no Blog do Magru sobre a homenagem abandonada ao patrono da Marinha do Brasil – Almirante Tamandaré. Permita-me, amigo João, ‘disconcordar’ da sua linha de argumentação. Quando se decidiu pela homenagem em praça ao Almirante, na verdade, estava promovendo uma homenagem à instituição que o tem como patrono, no caso a Marinha do Brasil. Se ele é herói ou covarde, isso depende de qual narrativa histórica escolhemos. Mas elas não estão no escopo da homenagem. Trata-se, vou repetir, de homenagear um Força Pública com histórico de relevantes serviços à Itajaí. Portanto, na minha avaliação, a homenagem é devida e deve ser concluída.
Tendencioso
Um leitor enviou mensagem destacando o fato do Blog do Magru falar muito mais dos extremistas de direita que dos extremistas de esquerda. Acontece que ele tem razão, mas não tem motivo para reclamar. Vamos dar como exemplo a Câmara de Vereadores. Quantos vereadores podemos qualificar como radicais de esquerda? Contudo, temos três vereadores nitidamente alinhados com o pensamento da ultra-direita. Então, é natural que se fale mais da extrema-direita, porque o protagonismo está com essa força, no cenário político itajaiense. O mesmo vale para o governo municipal. Quantos extremistas de esquerda podemos nominar no governo atual? Vou inventar nomes para agradar ao leitor e dizer que sou neutro, isento ....?
Adeus museu I
Dia desses mostrei aqui no Blog do Magru o abandono que se encontra o prédio da antiga Fiscalização do Porto e a desistência oficial do Instituto Cultural Soto de montar no local o Museu do Porto – por total falta de apoio das instituições públicas. Pior do que isso é saber que Itajaí já desperdiçou diversas oportunidades para ter alguns museus importantes. Lembro que parte do acervo do Museu do Mar, ao ser fechado em Bombinhas, foi oferecido para Itajaí .... mas não deu liga. O Museu Oceanográfico, antes de ir para Piçarras também foi oferecido para Itajaí ... mas não deu liga. O Museu do Pallas, com peças do navio afundado na barra do Rio Itajaí, já está oficialmente sendo projetado para Navegantes. E assim segue o que nossas autoridades chamam de ‘vocação natural de Itajaí à atividade turística’.
Adeus museu II
Até eu, um pequeno colecionador, sofri com essa total falta de sensibilidade de nossas autoridades para as coisas da cultura. Ofereci para o Museu Histórico de Itajaí, em um governo passado, objetos pessoais de Odílio Garcia – meu tio – e a resposta que recebi foi simples e direta: ‘Não temos espaço’. Acabei doando para o Instituto Cultural Soto, para integrar o acervo do agora finado Museu do Porto. Mas este acervo acabou indo para Piçarras. A minha coleção composta por 500 livros de História do Brasil acabou sendo doada também para o Instituto Soto e parte dela integra atualmente o acervo bibliográfico de um museu em Florianópolis. Tentei doar para Itajaí ... mas não deu liga. Tudo isso, bem sei, são águas passadas e águas passadas não movem moinho. O problema não é remoer o passado, é constatar que a mentalidade de nossos dirigentes não muda, apesar de mudar o governo.
Adeus museu III
O Museu Oceanográfico da Univali em Piçarras era para estar em Itajaí. Agora, passando por grande ampliação, vai se transformar no maior museu de Santa Catarina. Até peças do Titanic ele tem em seu acervo. Enquanto o Museu Oceanográfico cresce de forma exponencial ficamos aqui em Itajaí vendo a roda-gigante girar na ‘Maior festa portuguesa do Brasil’ tomando um chopp e ouvindo música sertaneja ou pagode. E nem podemos acusar o atual governo municipal disso ou daquilo, porque essa mentalidade administrativa vem de sempre. A ‘cidade das praias’ foi superada por Balneário Camboriú e Bombinhas; a ‘maior festa portuguesa do Brasil’ é apenas um parquinho infantil; o Porto de Itajaí foi superado pelo Portonave ... mas somos a primeira economia de Santa Catarina. Ufa! Estamos no pódio!
Marketing I
Muitos vereadores da bancada governista (quem não é governista em Itajaí?) já entenderam o principal esquema de marketing político do vereador Victor Nascimento. Ele apresenta projetos vistosos, mas que sabe que são inconstitucionais ou que não vão merecer o voto de seus pares. O que ele quer não é a aprovação dos referidos projetos, mas a divulgação dos mesmos junto ao seu eleitorado mais à direita. Essa semana, por exemplo, Victor apresentou um projeto que, na minha avaliação, é inconstitucional. O projeto ‘Proíbe o uso de símbolos e imagens religiosas cristãs em manifestações públicas de cunho carnavalesco, LGBTQIA+ e congêneres, no âmbito do Município de Itajaí’ estabelecendo multa de até dez mil reais aos infratores que utilizarem peças como: crucifixo, cruz, imagem de Jesus Cristo e santos católicos, bíblia sagrada, ícones relicários, terços e demais objetos litúrgicos ....
Marketing II
Ele deve ter plena consciência de que seu projeto é inconstitucional, porque a parte legítima na defesa desses bens culturais é a Igreja Católica, uma entidade que gira fora da esfera da competência legislativa de nossos vereadores. Mas, mesmo assim, apresenta o projeto para fazer mídia junto ao seu eleitorado. O problema que os seus projetos acabam desgastando os demais vereadores que compõem a bancada governista junto com ele, deixando todo mundo em saia justa com o eleitorado cristão. Essa leitura mais atenta dos projetos de Víctor começou a ser necessária para alguns vereadores desde a aprovação do título de ‘Persona non grata .... ma non troppo’ ao presidente Lula.
Marejada I
A confraria Café de Quinta se reuniu nesta quarta à noite na Marejada, para comer um bolinho de bacalhau e uma sardinha na brasa. Os confrades foram unânimes quanto a avaliação positiva: a festa está muito bem organizada.
Marejada II
Fui pagar uma conta com ‘dinheiro vivo’ e a moça do caixa foi direta: ‘Não recebemos dinheiro aqui’. Alertei a senhora de que o Art. 43 da Lei de Contravenções Penais proíbe a recusa de moeda corrente, sob pena de multa ao estabelecimento comercial. Nada feito, tive de puxar um cartão e engordar a conta dos banqueiros. Essa é a segunda vez que tenho dinheiro vivo recusado este ano. Mas, isso não é novidade, porque já passei pela experiência de ter cheque recusado. O pior, que logo ali na frente, também terei os cartões recusados, porque está ficando muito mais barato e prático para o comerciante trabalhar somente com PIX. Quem não tiver um celular não vai comprar no Brasil. Adeus cheque! Adeus dinheiro! Adeus cartão! Ave PIX !
Aniversário
Nossos parabéns de hoje vão para: Mário César Schneider.
Agenda
* 10 de outubro a 21 de novembro – Galeria de Artes da Univali. Exposição ‘visualizações materializadas’ de Cristilla, victor Lark, Jorge Schroeder, Loraine Oliveira, Olinda Schauffert. Local: Campus de Itajaí – perto da reitoria.
* 02 a 19 de outubro – Centreventos – 36ª Marejada.
* 16 de outubro a 19 de novembro – Casa da Cultura Dide Brandão – 4ª edição da mostra ‘Nossa alma – sob o olhar feminino’. Artistas: Ana Clara de Souza, Mariana Ferret, Oara de jesus, Sarah Uriarte, Violeta Alves.
* 16 de outubro a 10 de novembro – Casa da Cultura Dide Brandão – exposição ‘O peito’ de Flávia Lapa.
* 16 de outubro – Casa da Cultura Dide Brandão – 20 horas – Coral Villa-Lobos. Reserva de convite a partir do dia 14 no Museu Histórico.
* 22 de outubro – Celebração do centenário do Palácio Marcos Konder – 19 horas.
* 25 de outubro a 06 de fevereiro de 2026 – Museu Histórico de Itajaí – exposição de fotos sobre as enchentes no Vale do Itajaí.
Comentários:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Para fazer seu cadastro, clique aqui.
Se você já é cadastrado, faça login para comentar.
R$ 22.900,00
R$ 18.300,00
R$ 1.800.000,00
R$ 1.900,00