Blogs | Espaço Saúde


Espaço Saúde

Dr. André D'Aquino - médico CRM 9970 - RQE 16764 - Prevenção e promoção da saúde e bem-estar Instagram: @dr.andredaquino | Contato: (47) 3508-1000


O Preço da Era Digital: Uma Reflexão Sobre Ser Humano


Publicado 22/01/2025 19:02
Alterado 23/01/2025 10:25

Hoje cedo, algo aparentemente trivial atravessou meu dia de forma inesperada. Uma conhecida de longa data, com quem não converso há mais de vinte anos, compartilhou em suas redes sociais uma frase que reverberou em mim, e dizia assim: “Chega a ser triste que o simples fato de você batalhar para alcançar seus sonhos possa incomodar tanta gente.” A frase, aparentemente carregada de desabafo e vulnerabilidade, ficou ressoando em minha mente. Logo depois, atendi a ligação de um paciente que está em tratamento contra a ansiedade e a depressão. Sua voz era pausada, quase abafada por um cansaço invisível que transcendia palavras. Antes mesmo que eu pudesse digerir a conversa, fui surpreendido por uma notificação na tela do meu celular: uma nova matéria sobre a Síndrome de Burnout – um esgotamento profissional que tem se tornado comum na sociedade atual. E então, essa reflexão se fez inevitável. 

Somos todos humanos. Em nossa essência, somos feitos de uma mesma estrutura biológica, emocional e cognitiva. Entre os mais desinibidos e os mais introspectivos, habitam diferenças que não são defeitos, mas apenas traços de personalidades distintas. Essas nuances compõem a riqueza de quem somos, e dentro dos parâmetros de normalidade, refletem nossa saúde, nossa higidez. 

Porém, o advento da era digital – e em especial das redes sociais – veio como um divisor de águas. Essa revolução trouxe oportunidades, é claro, mas também nos lançou em um cenário de cobranças incessantes. A exposição constante criou novos enfrentamentos: a pressão de se mostrar bem-sucedido, a comparação com os outros, a busca por aprovação na forma de curtidas e comentários. Tudo isso tem desaguado em um mar de estresse, ansiedade e depressão, atingindo até mesmo os mais equilibrados, e veja, não se trata de uma opinião isolada, mas de fatos do dia a dia nos consultórios que de alguma forma atendem e tratam a saúde mental. 

Doenças com esgotamento emocional e profissional, depressão e ansiedade, e temas como competitividade e sucesso sempre existiram, porém, não eram amplificados pelos filtros perfeitos e pelas performances cuidadosamente editadas das mídias sociais. Hoje, é como se estivéssemos todos em uma vitrine, vulneráveis a críticas, julgamentos e – muitas vezes – às nossas próprias expectativas inatingíveis.

Mas como lidar com isso? Tenho certeza que a resposta não está em negar a era digital, mas em aprender a navegar por ela com mais consciência.

Precisamos redefinir nossas relações com o sucesso e a felicidade e entender, mais do que nunca, que o verdadeiro valor da vida não se mede em aprovação social, mas na conexão que cultivamos conosco e com aqueles que nos rodeiam.

Ser humano é aceitar nossas vulnerabilidades e imperfeições. É aprender que o descanso não é fracasso, mas uma necessidade. É compreender que, por trás das telas, todos estamos lutando batalhas que nem sempre são visíveis. Que possamos aprender a nos acolher, tanto nos momentos de brilho quanto nos de sombra. E que, acima de tudo, possamos nos lembrar de que somos muito mais do que aquilo que os outros veem ou esperam de nós.

Dr. André Vicente D'Aquino
@dr.andredaquino - contato 3508.1000
Médico - CRM/SC 9970, RQE 16764
Membro da American Society of Regenerative Medicine
Membro da Associação Brasileira de Medicina Integrativa e Biorregulação
Vice-Presidente da SOBOM - Sociedade Brasileira de Ozonioterapia Medicinal

 

 


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

Qual é o Natal mais bonito da região?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Sonhos, ouro e a dura realidade das mulheres no garimpo ilegal do Sararé

GARIMPO

Sonhos, ouro e a dura realidade das mulheres no garimpo ilegal do Sararé

Desperdício no Brasil deixa de abastecer 50 milhões de pessoas

A cada 5 litros, 2 no ralo

Desperdício no Brasil deixa de abastecer 50 milhões de pessoas

O tesouro nacional cobiçado pela indústria da música clássica

Pau-brasil

O tesouro nacional cobiçado pela indústria da música clássica

Obra sobre armas aprovada nos anos Bolsonaro é lançada com dinheiro da Taurus

Lei Rouanet

Obra sobre armas aprovada nos anos Bolsonaro é lançada com dinheiro da Taurus

“Marketing” e “força eleitoral”: por que Hugo Motta insistiu na aprovação do PL Antifacção

PL ANTIFACÇÃO

“Marketing” e “força eleitoral”: por que Hugo Motta insistiu na aprovação do PL Antifacção



Colunistas

Coluna Exitus na Política

Nação sem constituição: trauma e tratamento

Reservatórios de Itajaí estão em estado crítico

Charge do Dia

Reservatórios de Itajaí estão em estado crítico

O presente de Natal de Flávio Dino

Coluna Acontece SC

O presente de Natal de Flávio Dino

Planos A e B

Coluna Esplanada

Planos A e B

Funcionários do Ruth Cardoso sofrendo

JotaCê

Funcionários do Ruth Cardoso sofrendo




Blogs

A Disneylândia é aqui

Blog do Magru

A Disneylândia é aqui

Quando a opinião vira diagnóstico: o colapso silencioso da medicina moderna

Espaço Saúde

Quando a opinião vira diagnóstico: o colapso silencioso da medicina moderna

La Vuelta Desafío Brasil estreia com prova de contra-relógio

A bordo do esporte

La Vuelta Desafío Brasil estreia com prova de contra-relógio

Zanatta faz o J de Juliana Pavan

Blog do JC

Zanatta faz o J de Juliana Pavan




Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.