Blogs | Blog do JC


Blog do JC

Por JC - redacao@diarinho.com.br

O zum-zum-zum da política e o ti-ti-ti dos políticos


Taquarinhas

Publicado 14/11/2024 17:48

 

O bocudo e intisicado deputado Ivan Naatz (PL) desde o início desta semana está analisando mais informações sobre o rápido e dinâmico leilão da Caixa Econômica Federal que passou nos cobres, digo, vendeu terrenos alienados de cerca de 600 mil metros quadrados da praia de Taquarinhas, na Dubai city.

Acesso controlado

Os terrenos foram arrematados pela Biopark Gestão Sustentável Ltda., empresa recém-criada (agora, em 19 de outubro) em Balneário Camboriú, que pagou perto de R$ 32 milhões pela área que deverá ser transformada num parque de preservação da fauna e flora da mata atlântica, com acesso controlado e cobrança de ingressos. É a promessa...

Projeto parado

Como os terrenos estão numa área de preservação ambiental, assegurados também por decreto municipal, foi proposto e atualizado um projeto de lei de autoria do parlamentar que tramita na Alesc desde 2019, e transforma em parque estadual grande parte desta área da praia de Taquarinhas.

Tá pronto

A área fica na chamada região das praias agrestes de Balneário Camboriú. Depois de algumas emendas de interesse do governo do estado anterior e de passar pelas principais comissões da Casa, a proposta ficou pronta para ir à votação final em plenário.

Estacionado

Só que isso desde abril do ano passado. De lá para cá não houve mais movimentação e o projeto ficou “estacionado” nas internas da Leléia – porque também não houve interesses internos e externos de agilizar a votação da proposta, segundo os observadores de plantão. Então, agora que tá tudo dominado, digo, vendido, perdeu o objeto. Ou não?

Propostas paralelas

Em paralelo ao projeto, tanto o deputado Ivan Naatz quanto o vereador Mané, digo, André Meirinho (Progressistas), de BC, fizeram gestões junto à Caixa para que doasse o terreno para a prefa ou ao estado para viabilizar a transformação num parque ecológico. Até uma espécie de patrocínio para manter o nome da instituição num futuro parque foi sugerido pelo vereador, via o chamado sistema “naming rights”.

Venda

A Caixa, banco público, entretanto, acabou optando pela venda, mesmo tendo que reduzir em R$ 200 milhões o preço inicial dos terrenos depois de dois leilões frustrados. Depois de homologado este processo, a área passa a ser privada novamente, mas com promessa de uso ambiental, conforme orienta a lei municipal da Dubai city.

Fica em cima

A análise é em torno do objetivo final alcançado que, pelo menos no caso do projeto de Ivan Naatz, era frear o avanço da especulação imobiliária em uma das últimas áreas litorâneas intocadas pela construção civil em Balneário Camboriú, na região das praias agrestes. A conferir, na prática, essa nova realidade daqui para a frente.

Foto (Divulgação) 


Persona non grata

Publicado 13/11/2024 20:15

 

Eu acho que algum vereador aqui de Itajaí com o mínimo de discernimento, se é que isso existe, deveria estabelecer o título de “persona non grata” àqueles que fizeram obras ou ações que prejudicaram ou destruíram a imagem de nossa cidade ou de nosso patrimônio material e imaterial. Podiam fazer uma CPI das obras inacabadas com a grana do Fonplata, mas CPI acaba em nada e enche linguiça.

E o Oscar vai para...

O título impediria – pelo menos moralmente – o agraciado de tocar mais os pés em Itajaí.  E aproveito a ideia para sugerir o primeiro indicado: Auri Pavoni. Porque ele destruiu uma de nossas avenidas mais tradicionais, bonitas e queridas, a avenida Marcos Konder, além de assassinar mais de uma centena de árvores históricas, fora a papagaiada.

Pinóquio

Além do absurdo completo de cortar árvores, Pavoni disse que elas seriam retiradas e replantadas. Embuste. Bem que o DIARINHO avisou… Não vi, até agora, nenhuma ser replantada. Fora que o Inis (o órgão público que deixa cortarem árvore em extinção) avaliou árvores como doentes que, na opinião de qualquer pessoa com o mínimo bom senso, não estavam doentes porcaria nenhuma. Simplesmente usaram a “tecnicidade” para avalizar um verdadeiro crime.

Mais

Desde o começo (a “obra maldita” iniciou em maio deste ano, se não me engano) foi dito aqui na coluna que era uma obra assassina de árvores, desnecessária, na contramão da história e que não ficaria pronta neste governo que se encerra melancolicamente. E não vai ficar mesmo. Agora, finalmente, reconheceram que não vai ficar pronta este ano. Pqp...

Pista de corrida

Ficou uma pista de corrida a avenida Marcos Konder. Desnuda de árvores que levaram mais de 50 anos para ficar no tamanho que estavam. Nessas árvores queridas e históricas a decoração de Natal mais bonita de Itajaí era instalada. Sem sinalização pra pedestres, a avenida ainda vai causar muita desgraça.

Malcriado, eu?!

Agora, sem árvores, já teve leitor destas mais que estrebuchadas linhas me sugerindo que pendurassem as luzes de Natal nos galhos do Pavoni. Mas não vou falar isso aqui na coluna. Porque depois me chamam de malcriado.

Coniventes

Mas não me espanta um cara vir lá de Balneário Camboriú f. com Itajaí. Nem um prefeito como o Volnei  avalizar um cara desses. Enrolador tá cheio. O que me espanta é a cidade ver seu patrimônio destruído e não fazer nada. Ficar de braços cruzados. Todos. Os vereadores, pessoal metido a preservar o patrimônio e a natureza, e a população em geral.

Pra terminar

Por isso essa ideia singela do prêmio persona non grata cabe para o tal do Auri Pavoni e para mais uma renca, diga-se de passagem. No dia da premiação a piramidal, com certeza, ficaria lotada. Depois os agraciados dariam o fora de Itajaí para nunca mais pôr os pés por aqui. Não seria uma bênção? Dê aí a sua opinião.

Foto (Divulgação)


Transição na Saúde

Publicado 13/11/2024 20:16

 

A advogada, vereadora eleita e minha musa dos olhos verdes, Jade Martins Ribeiro (MDB), tem se dedicado à transição de governo da prefeita eleita Juliana Pavan (PSD).

Coordenando 

Jade tem coordenado a área da Saúde e na semana passada realizou reuniões com a equipe da secretaria para entender a realidade atual da pasta. Nesta semana, os trabalhos se concentram em visitas técnicas.

Visitas técnicas

Nesta segunda-feira, as visitas aconteceram no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e no Programa de Combate à Dengue. No primeiro, as denúncias e reclamações são pela falta de profissionais especializados no atendimento.

Visitas técnicas 2

Já no segundo, a preocupação é com a temporada de verão, onde os casos de dengue são mais acentuados. Em fevereiro deste ano, por exemplo, o município de Balneário Camboriú declarou situação de emergência em saúde pública devido ao risco epidemiológico da doença.

Prioridades

Para Jade, a Saúde é uma pasta sensível e as reuniões têm trazido preocupações. “Temos sido surpreendidos de forma negativa com o que temos encontrado.

Reclamações 

São muitas reclamações de servidores e das pessoas que utilizam os serviços de saúde pública. Quarenta e cinco dias é um período curto de transição e por isso temos que elencar o que é prioritário diante de tantas prioridades”. Nesta terça-feira a equipe visita o hospital Ruth Cardoso.

No legislativo

A loira, apesar de coordenar a transição da pasta da saúde, não será a secretária. Jade já informou que dia 1º de janeiro assumirá sua cadeira no legislativo, onde pretende fazer um mandato voltado para diversas áreas e temas que pretende defender na Câmara de Vereadores. O nome do secretário que assumirá a Saúde deve ser anunciado nos próximos dias por Juliana Pavan.

Foto (Divulgação)


Novo Velho

Publicado 13/11/2024 08:50
Alterado 13/11/2024 11:22

 

Era uma vez...
...um partido que se dizia diferente, a ponto de se autointitular Partido Novo. Mas foi-se a época em que a sigla tinha regras rígidas de conduta, proibia as coligações e jurava que não fazia política com cargos. Na city pexêra, a direção do partido Novo anda assediando candidatos a vereadores que não se elegeram para se filiarem na sigla, com a promessa de cargos pra eles e até quatro chegados.

Contrapartida
A contrapartida para a filiação dos candidatos é que eles novamente se candidatem em 2028 mas, antes disso, apoiem os candidatos que o partido vai apoiar para deputado estadual e federal nas eleições de 2026. Com a sedutora promessa de empregar o candidato derrotado e mais quatro cabos eleitorais, o partido se iguala a todas as outras siglas e já pode, pelo menos em Itajaí, ser chamado de partido Velho.

Como explicar?
O pior de tudo vai ser em 2026, quando o diretório do partido Velho, ops, Novo da city pexêra deve apoiar o galego Rubens Angioletti (PL) como candidato a deputado federal. Ou seja, a sigla constrói a cama e os apoios, mas decide entrar de cabeça na campanha de um candidato de outro partido. Óia, pode ser que o partido tenha mudando bastante regras, mas isso vai ser difícil explicar lá pra estadual.

Alianças opostas
E se o partido Novo ficar mesmo na aliança do atual prefeito de Chapecó e pré-candidato a governador João Rodrigues (PSD), contra a reeleição do governador Jorginho Mello (PL)? Como aceitar que o partido trabalhe para um candidato a deputado federal da outra aliança? E como fica o prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), que pode compor chapa ou concorrer ao senado ao lado do João Rodrigues?

Aconchegados
Além de assediar um monte de lideranças para compor a chapa da eleição de vereadores de 2028, o Novo também já teria garantido que todos os seus candidatos nessa eleição possam sentar a buzanfa numa cadeira estofada de um cargo comissionado no governo da dupla RR, Robison Coelho (PL) e Rubens Angioletti (PL). Ou seja, nada diferente do que sempre criticavam e esperneavam sobre política, não é?

Sede de cargos
A sede por espaços do Novo foi estampada na coluna do JotaCê de ontem, com a notícia da briga do galego Rubens Angioletti (PL) para emplacar a assessora Flávia Stein (Novo) como secretária de Agricultura. A moça teria uma rejeição alta por ser turrona e ter pouco jogo de cintura político, mas não tem santo que faça o galego desistir da pupila no comando da pasta. E fala não pra ver!

Foto (Imagem ilustrativa) 


Frente em Itajaí

Publicado 12/11/2024 10:46

 

Na reunião realizada na Amfri, que tratou da Via Mar e foi comandada pelo deputado mais sorridente do sul do mundo, o sapatinho Carlos Humberto (PL), presidente da Frente Parlamentar que trabalha por uma nova rodovia que amplie a mobilidade entre Tijucas e Joinville, passando por Itajaí e Balneário Camboriú, participaram diversas lideranças políticas da região, como o prefeito-eleito de Camboriú, Leonel Pavan (PSD).

Ex-tudo babou o sapatinho 

O ex-tudo Leonel Pavan, foi só elogios para CH, que foi decisivo na vitória da filha, a espevitada Juliana Pavan (PSD), na disputa pela prefa da Dubai City. “Essa obra será uma conquista de longo prazo para nossa região, por isso a atuação do deputado Carlos Humberto, que pensa lá na frente, com certeza fará a diferença”, discursou Pavan.

Dois anos 

O prazo para conclusão dos quatro primeiros lotes é de dois anos, segundo o Governo do Estado, e prevê a construção de 145 km de rodovia e está orçado em R$ 9,6 milhões.

Joinvile até Itajaí 

O trecho com projetos já autorizados é de Joinville até Itajaí. Um quinto lote definirá o traçado da nova via de Itajaí até o Contorno Viário da Grande Florianópolis. A previsão é que a construção do Corredor Litorâneo Norte seja iniciada após a conclusão dos projetos e a liberação das licenças necessárias.

Foto (Divulgação) 


Normélio assume chefia de gabinete do Volnei

Publicado 12/11/2024 09:53

 

O superintende das Fundações da city pexêra, Normélio Weber, o cabelinho, assumiu a chefia de gabinete do prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB), acumulando as funções. 

Foto (Divulgação)

 


Reforma vem aí

Publicado 12/11/2024 09:28


A equipe de transição da prefeitona dos bairros, Juliana Pavan (PSD), está finalizando nos próximos dias a proposta da temida, prometida e tão aguardada reforma administrativa na estrutura da prefa da praia alagada, ops, alargada.

Encontro de titãs
Com a proposta finalizada, deverá ser agendado novo encontro entre a ex-musa da confusão e o atual prefeito das bochechas rosadas, Fabrício Oliveira (PL).

Tintim por tintim 

Nesta nova reunião, seriam apresentados os detalhes das alterações, o valor da economia que se pretende alcançar e os ajustes para tornar a máquina pública mais eficiente.

Votação em 2024

Conforme a espevitada solicitou no primeiro encontro da transição, no último dia 25 de outubro, a expectativa é de que o prefeito pop star encaminhe a proposta para apreciação dos vereadores ainda em 2024, para que depois da análise e votação a reforma seja sancionada no dia primeiro de janeiro, logo após a sua posse.

Descascar o abacaxi

Quem está se virando nos 30 para entregar a proposta pronta no prazo determinado por Ju Pavan é o procurador das soluções jurídicas, dr. Diego Montibeler, já confirmado como titular da pasta a partir de 2025. Junto do engomadinho, quem está auxiliando na tarefa é o jovem querubim, dr. Daniel Herzmann, que será o subprocurador no novo governo.

Foto (Imagem ilustrativa) 


Luizinho e Marquett anunciam os primeiros sete bagrões do seu governo

Publicado 12/11/2024 08:41

 

Os eleitos prefeito e vice de Penha, Luizinho Américo (PL) e Mário Marquett (PL), anunciaram, os sete primeiros bagrões, digo, secretários para o início da Gestão 2025/2028. Educação, Saúde, Turismo, Governo, Segurança Pública, Agricultura e Pesca e Instituto do Meio Ambiente (IMAP) tiveram seus nomes confirmados

Grupo técnico

“Desde o término do processo eleitoral iniciamos uma série de conversas para construir um grupo técnico e consolidar todas as propostas que defendemos em campanha. Unimos profissionais com larga experiência em seus setores e que, certamente, irão contribuir positivamente para o novo momento de Penha”, frisou Luizinho.

Nomes

A pedagoga Cida Emmerich será a secretária de Educação; o dentista Nestor Filipe da Luz comandará Secretaria de Saúde; a turismóloga Susan Corrêa foi confirmada como futura secretária de Turismo; o oceanógrafo Luiz Carlos Matsuda será o presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMAP); o jornalista Felipe Franco Bieging será o secretário de Governo; Mário Alves de Oliveira Filho, o Marinho, estará na Secretaria de Segurança Pública e João Plácido Vieira Junior estará na Secretaria de Pesca e Agricultura.

Reduzir secretarias

Luizinho e Marquett, junto de sua equipe técnica, vêm trabalhando em uma reforma administrativa pautada, essencialmente, na redução do número de secretarias. Assim que esse trabalho estiver finalizado, o prefeito e vice eleitos para o próximo quadriênio irão anunciar o nome dos demais secretários municipais.

Eficiência da máquina

“E os futuros anúncios seguirão os mesmos critérios técnicos, pautados justamente em máxima eficiência da máquina, com profissionais comprometidos com o nosso município. Todos têm um currículo incrível, mas sobretudo precisam ser humanos para ouvir a população e entender as necessidades do nosso povo. Nosso governo será de verdade”, encerra Luizinho.

Foto (Divulgação) 


Encontro da Vitória

Publicado 12/11/2024 08:30

 

Na segunda-feira, o Republicanos da Santa & Bela Catarina, realizou em Palhoça o “Encontro da Vitória”, marcando uma celebração pelo sucesso do partido nas recentes eleições municipais. Sob a liderança do deputado federal e presidente estadual do partido, Jorge Goetten, o evento contou com a presença do governador Jorginho Mello (PL), e também do deputado estadual Sérgio Motta.
 

Parceria com o governo estadual 

O Republicanos consolidou um expressivo crescimento, elegendo 4 prefeitos, 6 vice-prefeitos e 56 vereadores no estado barriga verde. Em seu discurso, Goetten destacou o fortalecimento do partido e a importância da parceria com o governo estadual. “Esse é o primeiro evento que sela a parceria do Republicanos com o PL em Santa Catarina. O apoio do governador Jorginho Mello será essencial para ampliarmos essa base e consolidarmos nossa aliança para 2026. Estamos aqui para fazer a diferença em Santa Catarina, e esse é apenas o começo de uma jornada que exige dedicação e união”, afirmou o deputado.

Jorginho, parabenizou 

O governador Jorginho Mello, por sua vez, parabenizou as novas lideranças e reforçou o compromisso do Governo com o Republicanos. “A união com líderes comprometidos como o deputado Jorge Goetten e o deputado estadual Sérgio Motta vai ser fundamental para fortalecer nossa visão de uma Santa Catarina ainda mais desenvolvida. Juntos, vamos trabalhar para proporcionar um futuro melhor a cada cidadão catarinense”, declarou o governador.

Compromisso com o desenvolvimento 

O deputado estadual Sérgio Motta também falou sobre a importância do momento e do comprometimento do Republicanos com os catarinenses. “O nosso compromisso é com o desenvolvimento e o bem-estar das famílias catarinenses, consolidando o Republicanos como um partido de forte representação e valores”, pontuou Motta.

Metas ambiciosas 

O “Encontro da Vitória” marca o início de uma nova fase para o Republicanos em Santa Catarina, com metas ambiciosas de crescimento e fortalecimento para as próximas eleições.

Foto (Divulgação) 


Ju Pavan volta pra casa do povo

Publicado 12/11/2024 08:25
Alterado 12/11/2024 08:30

 

Na sessão ordinária da Casa do Povo da Dubai city desta terça-feira, o plenário voltará a contar com a presença da única mulher integrante do atual mandato. A toda poderosa Juliana Pavan (PSD), agora prefeita eleita da praia alagada, ops, alargada, reassume sua cadeira estofada na Avenida das Flores.

Ela está voltando

A filhota do ex-tudo solicitou licença da Câmara no início de Agosto deste ano, para poder se dedicar integralmente ao processo eleitoral. Deu um bom exemplo, diferente de outros mandatários da região que pintaram & bordaram com o uso da máquina pública durante as eleições deste ano.

45 dias de muito trabalho 

Além de seguir acompanhando os trabalhos da comissão de transição, a espevitada volta a Câmara para dar sequência e concluir seu mandato, marcado pela forma combativa com que defendeu suas ideias e posições.

Reforma vem ai

Neste período, também deverá chegar para votação o projeto da reforma administrativa, que está sendo elaborado pelo time de Ju Pavan e será remetido para o prefeito pop star Fabrício Oliveira (PL).

Bola voltará 

O ex-vice-prefeito e galã da terceira idade, Aldemar Bola Pereira (PSD), que substituiu Ju Pavan durante este período na Câmara, retornará a cadeira estofada a partir de janeiro de 2025, pois foi reeleito para seu quarto mandato no Legislativo.

Foto (Divulgação) 


Burrocracia

Publicado 11/11/2024 15:02

 

Leio no DIARINHO o triste caso do tamanduá que por negligência de autoridades públicas acabou atropelado em Barra Velha. O bichinho apareceu na escola e informaram às autoridades. Em Curitiba/PR, uma cobra resolveu estudar em uma escola na semana que passou – imediatamente os bombeiros apareceram, recolheram o animal que não era peçonhento e o levaram de volta pra natureza.

Se ferrou

Em Barra Velha, os bombeiros empurraram pra fundação ou seria “afundação” de Meio Ambiente. Nesse empurra de autoridades, irresponsáveis, o tamanduá se ferrou atropelado pelo homem que invadiu, há muito, o seu habitat. O que será que os alunos da escola aprenderam com esse lamentável episódio? Preservar o pouco da fauna que nos resta? Acho que não....

Entrar no site

A chefona do órgão, ouvida pelo jornal, se explicou, dizendo que pra atender uma ocorrência como a que levou à morte o animal – que corre risco de extinção – primeiro tem que entrar no site da Ouvidoria. Cumé que é? Eu nem sei o que dizer. Fico com vergonha da falta de ação e inércia e burrocracia, digo burocracia. Infelizmente.

Esperança

Não devemos perder a fé na humanidade, mas quanto mais eu conheço os homens, mais eu gosto dos meus cachorros... Se você brigar com seu cachorro (não faça isso!) e atravessar a rua e voltar no mesmo instante, o seu cachorro vai te receber como se você fosse a melhor pessoa do mundo. Então, procure ser a pessoa que seu cachorro pensa que você é.

Foto (Divulgação) 


Vereador Professor Bruno de Floripa

Publicado 11/11/2024 11:18

 

Na tarde do último sábado, mais de 400 representantes, participam da Plenária Nacional do Partido dos Trabalhadores.  É a primeira participação do Professor Bruno, recém-eleito vereador da capital manezinha.

Dobrou 

Na oportunidade, além de ouvir análises de conjuntura, o dirigente teve a oportunidade de relatar a experiência aqui na capital catarinense, onde o Partido dos Trabalhadores (PT) dobrou seu número de cadeiras na casa do povo de Floripa.  

Compromissos 

Em sua fala, Bruno destacou “a importância do programa e o quanto as propostas e compromissos são fundamentais ao partido, cidade, Estado e país”. 
Segundo Bruno, “o posicionamento parlamentar será junto das lutas que impactam a vida da classe trabalhadora”. 

Temas 

Os principais temas tratados, foram críticas a: política de emendas parlamentares e ao clientelismo; candidaturas escolhidas sem debate e participação popular e coligações com partidos de direita. Das críticas e reflexões sobre a eleição de 2024, a conclusão da Plenária é que a tarefa coletiva é alavancar lutas pelas pautas populares e reformas estruturantes, girando o PT à esquerda para abrir caminho junto do povo e refundar instituições com uma Constituinte que dê vez e voz ao povo.

Convicto 

“Saio desta Plenária ainda mais convicto da importância da militância e da coletividade; com isso que a gente vai pra cima, pra que o povo saiba quem tá do lado dele e quem não tá. Partindo do concreto pra atacar as estruturas! Por que se a gente não faz assim, a gente se perde e a gente perde o povo. Agir como o PT agia!” analisa o vereador eleito.

Foto (Divulgação) 


O grande João Macagnan

Publicado 11/11/2024 10:53


Itajaí perdeu no domingo um político marcante em sua história: João Omar Macagnan. Macagnan foi prefeito de Itajaí, deputado estadual, presidente de partido, secretário de Estado e foi um político da maior importância aqui em Itajaí, sempre com aquele jeito cordato e político que lhe era peculiar, sempre com muita inteligência e eficiência. 

Recordar é viver
João foi prefeito de Itajaí de 1989 a 1992, Um excelente prefeito. Em 1996, Macagnan era o candidato a prefeito de Itajaí pelo PFL, com muito mais bagagem do que o ex-homem dos galináceos, Jandir Bellini, que era o candidato pelo PP. Foi o gesto de aceitar ser vice de Bellini naquela eleição, quando tinha tudo para ser ele o cabeça de chapa, que permitiu a eleição de Jandir.

Acordo
O acordo era Jandir sair na cabeça de chapa para prefeito em 1996 e Macagnan ser cabeça de chapa em 2000. Em 1998, entretanto, veio o advento da reeleição (invenção do FHC). Jandir estava enrolado com a patuscada do terreno do Patuci (quem se alembra?). Mesmo assim, João Macagnan o apoiou de novo e Jandir veio para a reeleição. 

Era Jandir
Foram gestos políticos de João Macagnan que permitiram ocorrer o que seria conhecido hoje em dia como a era Jandir. Em troca de todo apoio que deu a Jandir, foi deixado pra trás por Bellini e sua trupe na eleição de 2004, quando o barbudinho Volnei Morastoni (MDB), se elegeu pela primeira vez, contando com a força do PT de então e o corpo mole do PP. Mas enfim...

Criador e criatura
João Macagnan foi mais um exemplo de criatura que se torna maior que seu criador, já que nasceu politicamente no berço político de Arnaldo Schmitt Júnior e fez a migração do grupo que criou a sua volta para o novo, representado na época pelo grupo em torno de Bellini. Assim como Arnaldo havia renovado em 1982 se tornando prefeito pelo MDB, depois de ser criado no PDS, sucessor da Arena (quem se lembra?)...

Enfim
MInhas sinceras condolências à família e aos amigos desse grande político brasileiro, João Omar Macagnan. Que deixou obras como a Contorno Sul, exemplo e muita história na política da nossa pequena Pátria, sempre com muita dignidade e, sem dúvida, grandeza de espírito.

Foto (Divulgação) 


Marieta continua com as irmãs

Publicado 11/11/2024 10:48

 

O secretário estadual da Saúde, Diogo Demarchi Silva, esteve no hospital Marieta Konder Bornhausen, na semana que passou, onde conversou com o prefeito eleito Robison Coelho (PL), a direção do nosocômio e parlamentares. Além de recursos necessários à Saúde e ao hospital também, se discutiu a renovação por mais 35 anos da concessão, para que a congregação das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada continue tocando o hospital.

Mandar mais

O estado prepara projeto neste sentido que deve ser encaminhado à Leléia, passando pelo crivo dos deputados estaduais, englobando o Marieta e mais três hospitais. O que deixou alguns temerosos é que o estado pretende ampliar o seu ‘poder de mando’ com relação ao Marieta e diminuir o do município.

Hemosc

O saudado e almejado banco de sangue, o Hemosc, também se encaminha pra uma solução, garante o bagrão estadual da Saúde. Uma casa na rua Lauro Müller, no centro histórico de Itajaí, recebeu o aval da área cultural e de preservação pra instalação. Daí pintou um novo imbróglio, pois se descobriu de que a área é considerada de Marinha, o que está sendo dirimido com a União - pra resolver mais esse entrave.

Foto (Divulgação) 


Chama o esgotado

Publicado 10/11/2024 11:54

 

Deu problema aqui na fossa da minha choupana e finalmente consegui alguém para arrumar. Mão de obra está escassa e cara, culpa dos aplicativos de transporte e entregas que estão absorvendo toda a mão de obra existente; não se acha mais especialista em nada. E a prefa ferrou ainda mais – passou asfalto aqui na frente do bunker e nadicadenada de rede de esgoto. Mas, enfim.

Figuras tristes

Enquanto eu procurava um especialista em merda, digo, fossa, me sugeriram contratar ou o Lucas Esgotado, ops, Gotardo (Novo) ou o Mané Meirinho, ops, André (PP). Vereadores da Dubai brasileira e autores da CPI da Emasa e da politicagem. Dizem que eles entendem tudo sobre esgoto.

Espalharam o caos

Entendem tudo sobre difamação, também, e deram show na montagem de vídeos que aumentaram e difundiram para o Brasil uma imagem supernegativa da Dubai brasileira. O problema que ocorreu no tratamento de esgoto da Dubai já foi resolvido. Mas os caras usaram isso pra foder a imagem da city da praia alagada digo, alargada. Tudo pra fazer politicagem. Pqp...

Anonimato

A CPI acabou vingando graças a dois aproveitadores que pularam o tambor pro lado da prefeita eleita, a espevitada Juliana Pavan (PSD) e votaram para a continuação de uma CPI que tinha parecer contrário dado pelo relator, por conta de que tudo o que a tal CPI queria já estava sendo acompanhado pelo Ministério Público desde o começo. Mas cadum, cadum.

Exemplos

Em Camboriú e Itajaí não deu problema nenhum no tratamento de esgoto. Em Camboriú porque tem zero tratamento, zero rede instalada. Em Itajaí tem 30% da rede instalada, sabe-se lá quanto funciona. Não divulgam. Mas devem ser cidades exemplares para Mané e Esgotado. Porque a Dubai brasileira é uma vergonha: 100% de rede instalada e funcionando.

Pra não dizer que não falei de flores

Mas, pelo menos, apesar de politiqueiros e medíocres, Esgotado e Mané são combativos. Aqui em Itajaí os vereadores cagam pra questão da falta de rede de esgoto na cidade mais rica do estado. Vozes me chegam aos sensíveis zovidos dizendo que a rede que está sendo instalada aqui e ali é toda mal feita, que quando for ligada não vai funcionar, vai ter que ser feito tudo de novo.

Não quero crer

Eu torço pelo melhor. Que essas vozes sejam só fofocas de bocudos. Mas esta é mais uma questão que vai ter que ser encarada pela dupla dinâmica eleita Robison e Robin, ops, Rubens. Eles ganharam a eleição e de prêmio levaram uma cidade destruída para consertar. E eu com isso: Encarem!

Cavalo de Troia

O prêmio deixado pelo barbudinho Volnei Morastoni para o vencedor das eleições é um verdadeiro cavalo de Troia, cheio de armadilhas, de coisas mal resolvidas, de prioridades deixadas pra trás. De tudo que está aí. É só olhar e ver.

Coniventes

E tudo que foi (des)feito em Itajaí teve a conivência dos nossos amados edis, que compuseram no último mandato uma bancada de situação totalmente conivente e bovina, e uma oposição que não teve foco e nem foi combativa. Aí fica a prigunta de 1 milhão de dólares: Vereador pra quê? Hein?

Foto (Divulgação) 


Tristeza

Publicado 10/11/2024 21:18
Alterado 10/11/2024 21:54

 

 O advogado e ex-prefeito de Itajaí, João Omar Macagnan, faleceu neste domingo. Macagnan, além de prefeito da city pexêra, foi vereador em Água Doce e deputado estadual. Além de exercer cargos de relevância estadual, Macagnan, foi secretário de Planejamento e Orçamento, no governo do ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP). 

A lugar para todos 

O ex-prefeito Macagnan, usou a frase:"Itajaí, há lugar para todos", como lema do seu governo. A frase foi 'inventada pelo ex-prefeito, o alemão Arnaldo Schmidt, pra dizer que a cidade acolhia todos, por conta de Macagnan, não ser nascido na cidade. O ex-prefeito tinha três filhos, Juliana Kácia, Omar Luiz (já falecido), e João Felipe Macagnan que é diretor na secretaria de Segurança de Itajaí. 

Os pesâmes do articulista aos familiares e amigos. 

Foto (Divulgação) 


OAB da Maravilha do Atlântico, vive raro momento de união

Publicado 10/11/2024 11:51

 

Um fato mais raro do eclipse solar: em 45 anos de história, neste ano pela primeira vez a Subseção dos engomadinhos da Oab terá chapa única na Maravilha do Atlântico. Que loucura!

União, trabalho e transformação 

A sintonia e coesão do grupo é um reflexo da união da classe em prol de um objetivo comum. A Chapa 101, liderada pelo boa pinta, Dr. Rafael Pierozan, propõe uma gestão focada na inclusão e valorização da Advocacia local.

Continuar sem continuísmo 

Com mais de 23 anos de atuação em Balneário Camboriú e experiência como dirigente institucional, Dr. Pierozan pretende dar sequência ao trabalho da atual presidente, Dra. Emanuelle Moraes Ormeneze Carnevalli, promovendo mais avanços e transformações na Subseção. 

Alinhamento com o projeto estadual

“A presença do Dr. Juliano Mandelli na OAB estadual será um diferencial para Balneário Camboriú e região. Além de ser ex-presidente da nossa subseção, Mandelli compreende bem a realidade e as demandas específicas da Advocacia do interior do estado”, defende Pierozan. Esse vínculo próximo promete fortalecer a Subseção, trazendo uma visão mais humana e ampliando o protagonismo dos Advogados locais nas decisões estaduais.

Eleições estão chegando

As eleições da OAB acontecem em menos de duas semanas, no próximo dia 22/11/2024 (sexta-feira), das 9h às 17h, de forma on line. Lembrando aos ícones do saber jurídico que o voto é obrigatório!

Foto (Divulgação) 


Diárias gordinhas

Publicado 09/11/2024 09:40

 

O prefeito das Piçarras, Tiago Baltt (MDB), enviou pra câmara da ex-capital do Jet Sky, o projeto de lei 049/2024 propondo reajuste nas diárias de viagem para servidores e políticos. O prefeito e o vice podem receber até R$ 1.274,76 para viagens nacionais e R$ 1.770,50 para viagens internacionais. As diárias para agentes políticos podem chegar a R$ 1.062,30 e para demais servidores a R$ 708,20.

Critérios

A justificativa do prefeito Tiago Baltt é o custo de vida como motivo do reajuste, pois os valores não eram atualizados desde 2013. No entanto, a falta de critérios claros para definir esses valores levanta questionamentos.

Impacto e faz-me rir

Com diárias que chegam a R$ 1.770,50 por viagem ao exterior, o projeto vai beneficiar diretamente o prefeito e secretários, que gostam muito de viajar com dindim bancado pelo povo.

Aumentar o salário

Além de inflar os valores das diárias, a prefa também quer aumentar os salários do prefeito, vice e secretários. Os dois projetos, de diárias e salários, estão na câmara pra votação. Qui loucura!

Foto (Imagem ilustrativa)


Multas por vídeo

Publicado 09/11/2024 14:30

 

Projeto do vereador rei do berreiro, Marcelo Achutti, o Quero-Quero (MDB), que previa a proibição de multas através de videomonitoramento, tá dando o que falar e provocou o maior alvoroço na casa do povo.

Inviável

A proposta tramita na casa desde 2021, mas o vereador e dublê de vampiro italiano, Nilson Probst (MDB), acabou colocando uma emenda que a proibição não valeria para o estacionamento rotativo, tornando o projeto inviável e que acabou levando ao pedido de vista do vereador Alessandro Teco (DC).

Importado

O Quero-Quero, digo, Achutti chegou a dizer que até entendia o pedido de vista de Teco, porque o vereador andava de carro importado (Audi Q5) e não estava se importando com a aplicação das multas.

Perdeu o foco

Teco acabou perdendo o foco e o argumento, pessoalizando a discussão pelo número de votos que ambos tiveram na última eleição, enquanto poderia estar discutindo para acabar de vez com as notificações por videomonitoramento. 

Antes criticava 

Pai Atanásio, que assistia à sessão lá do plenário, não pôde deixar de observar que o vereador Nilson Probst (MDB), que sempre foi contra as ações do então secretário de (In)segurança Gabriel Castanheira, onde o ex-banguela dizia que os policiais que ficavam numa salinha pra cuidar do videomonitoramento deveriam estar nas ruas.

Mudou de ideia

Agora que o dublê de vampiro italiano (Nilson) passou a ser governo, sendo vice-prefeito na futura gestão da prefeitona dos bairros, Ju Pavan (PSD), parece ter mudado de opinião sobre as multas. Ou não quer perder essa arrecadação?

Prazo

O projeto tem 15 dias de prazo ao pedido de vista para retornar ao plenário.  Nas redes sociais, Achutti lançou um pedido para que as pessoas sensibilizem o vereador Teco para devolver o projeto para votação o quanto antes. O vídeo pode ser conferido no Insta do vereador Achutti.

Foto (Divulgação)


Tiara em furia

Publicado 09/11/2024 11:24

 

Espalharam-se pelos bastidores políticos durante a semana na capital manezinha, Leléia e arredores do poder executivo algumas declarações públicas da deputada federal e bolsonarista de primeira hora, Julia Zanatta (PL).

Quero ser informada!

A deputada da tiara, digo Zanatta, teria dito que gostaria de ser, pelo menos, informada de algumas estratégias políticas do governador Jorginho Mello (PL), principalmente quanto à participação do MDB no governo estadual e et cetera e tal.

Falou o que queriam falar...

Alguns bocudos de plantão aproveitaram o ensejo para comentar pelos cantos que muitos liberais desta mesma linha bolsonarista (ou não) também gostariam de falar o que a deputada teve a coragem de dizer.

Na imprensa 

Ou seja, algumas decisões políticas estratégicas do governador adotadas de forma centralizada e que muitas lideranças do PL acabam sabendo só pela imprensa. Que coisa!

Notícias Mais Lidas

Filho de Susi teve ajuda do cunhado para matar a mãe e o padrasto

ITAJAÍ

Filho de Susi teve ajuda do cunhado para matar a mãe e o padrasto

Prefeitura de Itajaí descumpre plano para escolha de diretores escolares

DENÚNCIA

Prefeitura de Itajaí descumpre plano para escolha de diretores escolares

Ima arquiva projeto do anel viário norte de BC por falta de retorno da prefeitura

ESTACA ZERO

Ima arquiva projeto do anel viário norte de BC por falta de retorno da prefeitura

Stalker de dentista é presa após seis anos de perseguição e ameaças

OBSESSÃO

Stalker de dentista é presa após seis anos de perseguição e ameaças

Briga por ponto de venda de pastel e caldo de cana quase termina em tragédia

ITAJAÍ

Briga por ponto de venda de pastel e caldo de cana quase termina em tragédia



Diz aí

Operação Recomeço: “A gente não tem previsão para tirar a barreira”

DIZ AÍ, COMANDANTE

Operação Recomeço: “A gente não tem previsão para tirar a barreira”

Comandante da PM de Itajaí será o entrevistado desta terça-feira

“DIZ AÍ, major Ciro"

Comandante da PM de Itajaí será o entrevistado desta terça-feira

"Eu tenho convicção que a privatização da Emasa vai ficar no passado”

Diz aí, secretário, Auri Pavoni!

"Eu tenho convicção que a privatização da Emasa vai ficar no passado”

"Se não prorrogarmos a autoridade portuária, teremos paralisação das operações"

Diz aí, prefeito, Robison Coelho!

"Se não prorrogarmos a autoridade portuária, teremos paralisação das operações"

“O benefício maior para as famílias foi sair da tela e vivenciar o quintal”

Diz aí, professora, Juliana Sperber!

“O benefício maior para as famílias foi sair da tela e vivenciar o quintal”




Transe Tudo

Bons negócios

Novo motor do Renault Duster será feito no Brasil

Novo motor do Renault Duster será feito no Brasil

Day-use na Fazenda dos Caetés: diversão e descanso em meio à natureza

Day-use na Fazenda dos Caetés: diversão e descanso em meio à natureza


Veículos

COMPRO VEÍCULOS

Outros

Compro Veículos

GOL 1.0 2019 todo revisado, quitado, preço de ocasião...somente a vista

Automóveis

Gol 1.0 2019 Todo Revisado, Quitado, Preço De Ocasião...somente A Vista

R$ 42.500,00


Imóveis

VENDE-SE LINDA CHÁCARA NA PACIÊNCIA

Sítio, Chácara ou Fazenda

Vende-se Linda Chácara Na Paciência

R$ 1.500.000,00

ALUGA-SE SALA COMERCIAL

Comercial

Aluga-se Sala Comercial

R$ 2.000,00


Empregos

Caseiro em BC e Região

Ofereço-me para trabalhar

Caseiro Em Bc E Região

VIGIA OU VIGILANTE

Ofereço-me para trabalhar

Vigia Ou Vigilante


De tudo

TAINARA BORBA STUDIO DESIGN

Esporte e saúde

Tainara Borba Studio Design

VENDE-SE LANCHA

Náutica, acessórios, caça e pesca

Vende-se Lancha



TV DIARINHO


⚖️🚔 MAIS UM FAMILIAR ENVOLVIDO! A Polícia Civil de Itajaí prendeu o cunhado do homem que matou a mãe ...




Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

“Ser Navajo é ser mais americano que americano”: indígenas e o ato antimigração de Trump

POLÍTICA

“Ser Navajo é ser mais americano que americano”: indígenas e o ato antimigração de Trump

Órgão do Ministério da Justiça acumula denúncias de assédio moral há dois anos

CRIMES

Órgão do Ministério da Justiça acumula denúncias de assédio moral há dois anos

Volkswagen manteve por 12 anos fazenda com trabalho escravo no PA financiada pela ditadura

TRABALHO ESCRAVO

Volkswagen manteve por 12 anos fazenda com trabalho escravo no PA financiada pela ditadura

Trump não oferece nada à América Latina e pode fortalecer China, diz pesquisador

POLÍTICA

Trump não oferece nada à América Latina e pode fortalecer China, diz pesquisador

População de animais em floresta de SP cai 77% em uma década

Assassinos de onças-pintadas

População de animais em floresta de SP cai 77% em uma década



Colunistas

Juliana esqueceu de reclamar dos apagões que dão prejuízo à cidade

JotaCê

Juliana esqueceu de reclamar dos apagões que dão prejuízo à cidade

“Elefante branco” no centro de Itajaí

Charge do Dia

“Elefante branco” no centro de Itajaí

Coluna Esplanada

Debandada hermana

MPSC apura compra de panetones para servidores públicos

Coluna Acontece SC

MPSC apura compra de panetones para servidores públicos

Educação fiscal e planejamento financeiro nas escolas

Direito na mão

Educação fiscal e planejamento financeiro nas escolas




Blogs

Morro do Encano

Blog do JC

Morro do Encano

COVID-19 e reações à Vacinas: sintomas persistentes e comuns aos dois

Espaço Saúde

COVID-19 e reações à Vacinas: sintomas persistentes e comuns aos dois

Receita natural de isotônico para virose

Blog da Ale Francoise

Receita natural de isotônico para virose




Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.