Por JC - redacao@diarinho.com.br
O zum-zum-zum da política e o ti-ti-ti dos políticos
Publicado 09/11/2024 10:14
Um vereador liberal reeleito na praia alagada, ops, alargada, que apoiou Peeter & Ramon na luta inglória contra Ju Pavan e o ex-tudo, está se virando nos 30 para tentar manter sua excelentíssima esposa nomeada em cargo de confiança na prefeitura da Capital Catarinense do Tiro ao Vereador.
Aí não pode
Como os órgãos de controle externo fecham os olhos para a farra que se tornou o nepotismo cruzado na região, resta à sociedade assistir, incrédula, as atitudes nada republicanas daqueles que foram eleitos para legislar e fiscalizar, mas tratam de cuidar primeiro de seus interesses.
Aí não dá
Neste caso, assim como em muitos outros, termina mandato, começa um novo governo e a farra tende a continuar. Mas agora que Camboriú e BC City elegeram pai & filha para o comando das cidades vizinhas, seria prudente a proibição da prática de nepotismo entre os municípios, senão a porteira vai ficar aberta para um mix de nepotismo cruzado, cara de pau e apadrinhamento, sempre com o uso de recursos públicos.
Será que será?
Fofoqueiros de plantão afirmam que o voto recente do mesmo vereador, garantindo a continuidade da CPI da Emasa, teria garantido a boquinha para sua amada em mais quatro longos anos de governo, mas claro, sempre do lado de lá do Rio Camboriú. Ai, ai, ai qui dor!
Foto (Meme/Internet)
Publicado 09/11/2024 09:09
O socadinho escriba esteve em uma reunião ampliada da Cocada no icônico e chiquetoso hotel Marambaia Cabeçudas, em Itajaí, convidado pelo Dolor da Silva, coordenador-geral da campanha da dupla RR do PL pexêro, Robison Coelho e seu vice, o Robin, ops, Rubens Angioletti. O anfitrião foi o sempre gentleman Guilherme Schmitt. O escriba não cita todos os presentes pra não incorrer no erro de não nominar alguém.
VDM
No encontro regado a um farto café da manhã, Dolor teve total apoio dos presentes pra ser o secretário da futura pasta a ser criada na gestão da dupla RR, a VDM: “Vai Dar Merda”. Dolor, com sua paciência e calma, vai poder sinalizar ao prefeito e seu vice que tal situação “Vai dar merda” – objetivo maior da futura secretaria. O Pimenta que tá se aposentando da Receita Federal pode ser o seu adjunto.
Tito
O encontro, além de promover um maior entrosamento entre a raça de fofoqueiros da Cocada pexêra, visou relembrar o saudoso e um dos seus membros mais fiéis, Tito Arruda, a nossa eterna biruta de aeroporto que, se vivo, completaria no sábado 69 anos. Saudado in memoriam por uma salva de palmas dos presentes.
Centro da Cidadania
Mas brincando pode se falar sério, e uma das falas de Dolor é de que seria importante se pensar em retirar a prefeitura, secretarias, órgãos públicos, cartórios, entre outros do centro e os encaminhar pra zona rural da cidade, que a cada dia que passa se torna mais urbana. Dolor defende a criação de um “Centro da Cidadania”. “O problema não é de metragem, ser longe e sim uma questão de tempo”, enfatiza.
Um milhão
Hoje, a prefeitura, em informação preliminar, gasta mais de um milhão de reais/mês com aluguéis pra acomodar uma série de órgãos públicos e o cidadão que paga a conta de tudo, muitas vezes tem dificuldade de se locomover pra se ver atendido em uma cidade que não se preparou para o presente e o futuro que se apresenta a cada dia. Estacionar e se locomover é um suplício.
Futuro
Um local planejado com ruas largas, estacionamento e centralização, poderia ser uma mão na roda. Lógico que é preciso se avançar na mobilidade para o que se pensa, como futuro, não se torne uma dificuldade ainda maior.
Lixo
Outra crítica de Dolor é com relação ao fato antigo e polêmico do lixo que é produzido em Balneário Camboriú e é depositado no aterro da Canhanduba, em Itajaí. Dolor defende que cada cidade cuide do seu lixo e frente ao papo de que a Dubai City não tem espaço, “que construam uma usina”, debulha.
Desagradar
Em síntese, se o Robison e Rubens quiserem governar terão que arcar com as consequências de desagradar muitos. Cortar cargos, diminuir custos, desalojar “alojados”, com o intuito de que a paquidérmica máquina pública ande e cumpra com o seu papel de servir a quem paga a conta: o cidadão.
Foto (Divulgação)
Publicado 07/11/2024 20:27
A lua de mel da dupla RR do PL, Robison Coelho e Robin, ops, Rubens Angioletti, afinal, deve ser longa, dada a vantagem acachapante com que venceram a eleição.
Forcinha
Cabe também aos vereadores eleitos uma certa ajuda aos mandatários-mor, que certamente terão reformas estruturantes para fazer logo no início. Lógico que os edis estarão juntos. Tá tudo dominado.
Não tem um
Também é importante citar que além da maioria de edis eleitos pela sua coligação, as outras excelências excelentíssimas já sinalizam que querem e serão governo. Não tem um. Escrevo, um que vá fazer uma oposição mais contundente. Infelizmente, é bom e ruim pro governo e pior pra sociedade. Fazer o que, né?
Olhem lá
Os sabichões detonam que as derrotas dos vereadores Odivan Linhares, o Mamão (PSD) e a bela do Selmo, Cris Stuart (Republicanos), purexemplo, são sinais de que não adianta criar grupinho para ocupar espaço no governo, porque isso não traz reeleição para ninguém. Sério?
Coerência
Os áulicos que se achegam no poder, alardeiam que muito pelo contrário, o povão tá de zoio nesse tipo de prática nada republicana, e tende a votar em quem tem coerência nas posições e não cargos no governo.
Vão ter sim
É lógico que com diminuição ou não da máquina, os vereadores eleitos e reeleitos terão, sim, cargos indicados. Ninguém é bobinho de acreditar que não. Ou estou errado?
Foto (Divulgação)
Publicado 05/11/2024 17:40
Vozes me chegam há algum tempo, me atormentando, dizendo que a minha musa BBB, a vereadora mais votada nestas eleições, Anna Carolina (PSDB), vai deixar o legislativo. Oh dor!
Vai mandar pra caraio
A galega Anna deverá deixar a piramidal e ocupar a chefia da Superintendência Administrativa das Fundações, que abrange a Fundação Cultural, Esporte e Lazer, GML e Instituto Itajaí Sustentável. Vai mandar pra caraio, tipo o novo Normélio Weber.
A falta que ela me faz
Só que, na opinião desse pançudo escriba, Anna Carolina fará falta na piramidal casa do povo porque sempre foi uma vereadora muito combativa e tinha razão em muitas de suas batalhas.
Vai me causar tristeza
Nem sei como vou assistir sessão da Câmara de Vereadores de Itajaí sem escutar (apesar do griteiro) a minha musa e suas pontuações. Talvez a minha insônia aumente pela solidão que a Anna vai me proporcionar, fora do legislativo.
Ladainha berrada
O problema da Anna Carolina é que ela fala gritando o tempo todo. Chata pra caraio. E no meio do berreiro o pessoal acaba desistindo da ideia e tratando de se livrar da ladainha berrada para não enlouquecer de vez.
Foto (Divulgação)
Publicado 05/11/2024 09:48
A vida é mesmo uma roda gigante, depois do vereador lâmpadinha, Anderson dos Santos (PL), ter dado o voto de misericórdia, digo, da discórdia para a continuidade da CPI da EMASA, agora o próprio parlamentar se vê envolvido em um escândalo, digo, denúncia de uso de carro alugado pela municipalidade para fazer campanha.
Tirou da reta
Anderson tirou o seu da reta, alegando que a plotagem teria sido feita pela majoritária, mas o fato é que a foto do Anderson, estava plotada numa caranga, que o município usa.
CPI
Anderson que tinha recém feito sua opção por estar apoiando o novo governo da espevitada Juliana Pavan (PSD), chegou a ser exposto pelos próprios aliados de agora e na casa do povo da Dubai Maravilha, corria a boca miúda se o Anderson também apoiaria a CPI dos veículos locados pela administração pública, e que o tema vem ganhando força na casa do povo da city da praia alagada, digo, alargada - que pode ter mais uma CPI, além da EMASA.3
Foto (Divulgação)
Publicado 04/11/2024 18:02
A secretaria de Educação das Piçarras, dizem as más línguas, parece que vai ter que reformar vários espaços recém inaugurados da escola Felicidade Pinto Figueredo, no bairro Nossa Senhora da Conceição.
Chovendo por tudo
Tem um fofoqueiro que me contou que tá chovendo dentro do auditório novo da escola, os corrimões da rampa de acesso estão com ferrugem exposta e tem mais um monte de problemas na unidade, inclusive nos banheiros.
Outras obras na mesma
Não é só a obra da escola Felicidade que está com problemas, segundo me contou um zolhudinho das Piçarras. O campo de futebol do Quinca Ludo tá virado no alho, cheio de barro em volta e com um gramado que ficou uma M. A promessa era garantir uma vazão da água com um sistema de drenagem decente. Mas não é isso o que tá rolando por lá.
Boleiros tão p. da vida
A turma que curte um futebolzinho nas Piçarras nunca curtiu muito a gestão do secretário de Esporte, o Bira Andrade. A tchurma anda dando graças a Deus que o abobrão se elegeu vereador pra ver ele bem longe da gestão do Esporte da ex-capital do jet ski.
Falta combinar...
Mas rola nos bastidores das Piçarras que o Bira tá articulando pra entregar o Esporte pra alguém que ele possa controlar. Só resta combinar com o prefeito Tiago Baltt (MDB), né.
Foto (Divulgação)
Publicado 04/11/2024 14:21
Alterado 04/11/2024 18:02
O deputado estadual Mauricio Eskudlark está de volta à Leléia, nesta terça feira. No período eleitoral, o parlamentar se licenciou e deu espaço ao suplente Alex Brasil por 2 meses. O rodízio fez parte de um pedido do governador Jorginho Mello e da bancada do Partido Liberal (PL).
Tá prosa com a eleição
Mauricio comemorou pimpão o resultado e se diz “fechado” com o governador Jorginho Mello e o ex-presidente Jair Bolsonaro para 2026. “O PL fez uma grande eleição no Brasil e em Santa Catarina. São 90 prefeitos, 55 vice prefeitos e 587 vereadores. Estamos prontos para 2026. Sou pré- candidato a estadual, fechado com Bolsonaro e Jorginho Mello em 2026. - finalizou o parlamentar.
Segurança, Educação e Saúde
O deputado Eskudlark, destacou também que vai continuar trabalhando em pautas importantes na Casa do Povo Estadual, como segurança pública, educação e saúde.
Foto (Divulgação)
Publicado 04/11/2024 11:50
Alterado 04/11/2024 14:21
Na noite desta chuvosa segunda-feira, acontece uma coletiva no chiquetoso hotel Sandri, em Itajaí, da dupla RR do Partido Liberal, o prefeito eleito, Robison Coelho e seu vice, o Robin, ops, Rubens Angioletti. Na oportunidade serão divulgados de forma oficial, os nomes dos bagrões, digo, secretários de primeiro escalonamento do futuro governo
As cargas e nomes que deverão ser divulgados:
Obras - Tarcísio Zanelatto
Defesa Civil - Onir Mocelin
Desenvolvimento Econômico - Gabriela Kelm , presidente da Associação Comercial de Itajaí (ACII)
Turismo - Ronaldo Jansson Junior , presidente do Itajaí Convention & Visitors Bureau
Comunicação - Calebe Moreno
Urbanismo - João Paulo Kowalski
Superintendência Administrativa das Fundações que engloba a Fundação Cultural; Educação Profissional e Administração Pública (FEAPI); Esporte e Lazer; Genésio Miranda Lins e Instituto Itajaí Sustentável - Anna Carolina Martins
Foto (Divulgação) Gabriela Kelm
Publicado 03/11/2024 11:35
Bocas de tarrafa (sai pra lá bocudos!) assopram nos meus zovidos que a deputada estadual bonitona, Paulinha da Silva (Podemos), em seu discurso na visita do governador à city peixeira na semana passada, teria dito que o Little Jorginho Mello (PL) é o suprassumo de todos, e o melhor governador que a região já teve. Qui lindo!
Arreda
Para esses fofoqueiros, digo, para essas fontes da coluna, a moça tenta minimizar as derrotas que sofreu pro próprio Jorginho: a primeira ao apoiar Moisés da Silva (Republicanos), e a segunda ao apoiar os candidatos do João Rodrigues (PSD) no estado afora.
Escolhe um
Conclui a raça de bocudos que é importante a moça escolher de uma vez a liderança que lhe representa, já que daqui a pouco ninguém mais vai saber quem é bom mesmo. Ou o melhor é aquele que tá no poder? A verdade é que pelas filmagens, a declaração de amor de Paulinha não tocou o coração do mandachuva-mor da Santa & Calorenta Catarina.
Foto (Divulgação)
Publicado 03/11/2024 08:25
Outubro foi um mês de conquistas para a agência Huna Comunicação para o bem, comandada pelas jornalistas Melissa Bergonsi e Sílvia Mendes, com sede em Navega city. A dupla tá com a boca nas zorelhas de felicidade.
Prêmio Aberje
Responsável pela estratégia de campanha que reelegeu o prefeito Liba Top, ops, Fronza (PSD) com impressionantes 82% dos votos, a Huna também levou para casa o Prêmio Aberje, a mais renomada premiação em Comunicação Empresarial no Brasil.
Disputa
A agência venceu na categoria Público Interno da regional Sul com o projeto de comunicação interna “Vidas: Um movimento pelo que mais importa”, desenvolvido em parceria com a Portonave e focado na segurança do trabalho. Na próxima semana, as equipes da Huna e da Portonave embarcam para São Paulo, onde representam o Sul do Brasil na etapa nacional do concurso. Boa sorte!
Foto (Divulgação)
Publicado 02/11/2024 20:22
O vereador pexêro eleito, Pedro da Celesc (PL), deve propor que o nome do teatro municipal de Itajaí seja laureado com o nome do arquiteto e ex-vereador que nos deixou precocemente, o Tito Arruda, a nossa saudosa biruta de aeroporto. Além de ser autor do projeto, Tito foi um entusiasta do teatro. Merecida homenagem.
Foto (Divulgação)
Publicado 02/11/2024 19:21
O prefeito de Navega City, Liba Top, ops, Fronza (PSD), esteve em, Brasília em busca de liberação para revitalizar o molhe. Falou com o secretário Nacional de Portos e Aeroportos, Alex Sandro de Ávila, e afirmou que foi muito bem recebido. Também passou por agenda com o diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery. Tá podendo!
Novidades...
Liba é um ferrenho defensor da revitalização do centro e do bairro São Pedro com a construção de um parque linear que vá do ferry-boat, passando pela transformação do prédio da prefa em um mercado de artesanato, e se estenda até o molhe.
Liba e Castilho: dragagem
É o primeiro prefeito em muitos anos que não dá as costas para o rio. Pelo contrário. Enxerga como potencial turístico, uma atração para quem mora e visita Navega City. Nestas agendas, Liba esteve na companhia do diretor da Portonave, Osmari de Castilho. Trataram também sobre o quiproquó da dragagem do canal. Eitcha que a coisa tá feia!
Futuro
Enquanto o prefeito Top estava em viagem, as boas e más línguas dengo-dengo conjecturavam sobre as mudanças no secretariado de Liba para a gestão 2025-2028. O fiel escudeiro Ademir Campestrini tirou uns dias de folga, e Liba afirma que só vai definir o primeiro escalão a partir de 15 de novembro, quando se sentará com Campestrini e com o vice Ricardo Ventura.
Sol e Lu
Por enquanto, sabe-se que alguns nomes podem passar a integrar o governo como o da vereadora Sol Dapner (PSD), que não foi reeleita e é a aposta para assumir o Departamento de Bem Estar Animal (Daba). A Lu Bittencourt (PL) também deve integrar a prefa depois de ter o tapete puxado pelo PL de Jorginho Mello. Assistência Social, quem sabe?
Bom nome
Na Comunicação, o nome da jornalista marqueteira Melissa Bergonsi, que transformou Liba em prefeito e trabalhou na reeleição, é sempre ventilado para oxigenar e dar um novo gás na pasta. Um bom nome, com expertise, trânsito e humildade.
Fotos (Divulgação) Molhe e dragagem. O prefeito de Navega City, Liba Top, ops, Fronza (PSD), e o chefão da Portonave, Osmari de Castilho, estiveram em Brasília. Encontraram-se com o secretário Nacional de Portos e Aeroportos, Alex Sandro da Silva, e o diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery
Publicado 02/11/2024 19:09
O ditado popular de que “decepção não mata, mas ensina a viver” anda sendo bem difundido entre apoiadores da dupla RR, o prefeito eleito Robison Coelho (PL) e o seu vice, o Robin, ops, Rubens Angioletti (PL).
Nem te ligo
A tchurma anda pra lá de desconfortável com as conversas que só ouvem de terceiros ou pela imprensa. Na hora de pegar no pau da bandeira e fazer campanha, Robison e Rubens tinham tempo pra todos, agora nem atendem alguns.
Acertos ocorrendo
Os acertos andam ocorrendo e tem apoiador de primeira hora puto da cara porque nem o amigo do amigo tá sendo chamado. A ciumeira é que Robison e Rubens só teriam zoinhos para os técnicos e os eleitos, inclusive vereadores que eram adversários na eleição.
Esquecidos
Aqueles que estavam dia sim e no outro também na campanha, e pegavam com força no pau da bandeira pra lá e pra cá, andam esquecidos e pra lá de incomodados. E se espernearem, não sobra nem uma secretaria de escola. Oh, dor!
Gente de fora
O que esses incautos não entendem é que quase nunca o prefeito governa com quem faz campanha. São raríssimos os nomes com capacidade de gerenciar alguma coisa que se habilitam a botar o corpinho na campanha e dar o rosto a tapa.
Choque de realidade
Aí, quando os eleitos desejam montar um governo de qualidade, olham pro lado e ganham um choque de realidade, sendo obrigados a chamar gente de fora ou do outro lado! Tem um grave problema que permeia o serviço público e, em Itajaí, não é diferente. O plano de cargos e salários privilegia poucos. Os últimos prefeitos empurraram com a barriga e deu no que deu.
Mapeados
Ou seja, o faz-me rir é pouco pra que alguém habilitado e com conhecimento assuma a bronca, digo cargo. Um bom profissional não vai se sujeitar a ocupar um cargo, disponível 24h, ganhando merreca e tendo que responder pra meio-mundo. Nessa altura do campeonato, cargos de secretários, diretores executivos e diretores já estão mapeados pra quem tem currículo e conhecimento.
Sobram carguinhos
E esses, em sua grande maioria, não eram os que estavam abraçados na labuta diária da campanha. Aí, quando forem chamados “os de sempre e os de verdade”, como se autointitulam, sobram carguinhos pequenos com expectativa salarial bem abaixo pra quem achava que ia tirar o pé da lama.
Messiânicos
Além dos mais experientes em campanha, que já estão acostumados a levar na cola, mas a cada eleição precisam se agarrar em alguém pra acreditar que vai ser diferente, agora também tem a tchurma dos messiânicos, mais ideológicos e ligados ao galego vice-prefeito eleito.
Muita ideologia
E depois, não vamos ser hipócritas, o grande problema é que quem tem muita ideologia, na prática, não resolve poioca nenhuma, só faz discurso e prega baboseira e vai ficando para trás, fora dos espaços mais estratégicos do governo. Simples assim.
Foto (Divulgação)
Publicado 01/11/2024 21:07
Alterado 01/11/2024 21:48
O secretário de Comunicação do futuro governo do prefeito eleito de Itajaí, Robison Coelho (PL), é o jornalista Calebe Moreno que deixou a apresentação do Balanço Geral da NDTV. Além da apresentação do jornalístico ao meio-dia, Calebe, também, saiu do programa Bote a Boca no Trombone, na rádio Menina FM.
Foto (Divulgação)
Publicado 01/11/2024 20:50
Em reunião realizada na manhã desta sexta-feira, o Sapatinho sorridente, deputado Carlos Humberto (PL), informou a prefeitona dos bairros, Juliana Pavan (PSD) a destinação de emenda de 1 milhão de reais para a área da educação municipal em 2025.
Recurso vai para Creche do Ariribá
A espevitada Ju Pavan de cara já pediu que o volumoso recurso seja destinado a reconstrução da sede própria do Nei do Bairro Ariribá, que terá de ser derrubado para garantir a continuidade da obra de expansão da Avenida Martin Luther. Em virtude da lerdeza do atual governo, que em 8 anos não conseguiu planejar a realocação da unidade, este será mais um abacaxi que Juliana terá de descascar.
Primeira emenda garantida pela prefeita eleita
Este é o primeiro recurso que a filhota do ex-tudo conquista para a city após as eleições deste ano. Mas de acordo com Juju paz e amor, ela vai trabalhar para captar muitos recursos e assim inúmeros desafios que serão deixados pela administração do prefeito pop star.
Escritório de projetos
“Vou implantar um escritório de projetos e aproveitar o apoio dos deputados e senadores dos partidos que estiveram coligados conosco, para transformar BC em um canteiro de obras”, finalizou a ex-musa da confusão.
Foto (Divulgação)
Publicado 01/11/2024 11:55
O CREA-SC lançou essa semana, o seu novo Programa de Sustentabilidade, baseado nos princípios ESG – Environmental, Social, and Governance. O programa, que segue a portaria 109/2024, busca reduzir o impacto ambiental, promover responsabilidade social e adotar melhores práticas de gestão no Conselho.
Importância
O presidente do CREA-SC, engenheiro Kita Xavier, reforçou a importância dessa iniciativa: “Estamos comprometidos com uma mudança positiva em nossas operações e queremos incentivar nossos colaboradores e parceiros a adotar práticas sustentáveis, garantindo um futuro melhor”.
Gestão de resíduos
A primeira etapa do programa será a gestão de resíduos sólidos na sede, coordenada pelo geógrafo Altamir Granzotto, com implementação gradual nas demais unidades do estado. Cada sala terá apenas duas lixeiras para resíduos recicláveis e comuns, enquanto os orgânicos serão descartados em locais específicos. “Vamos acompanhar os resultados para garantir a eficiência do processo e divulgá-los para ajuste e melhorias”, explicou Granzotto. Desde 2015, o CREA-SC realiza ações de conscientização ambiental, que agora ganham força com o alinhamento ao ESG.
Curso gratuito
Curso ESG – A Unicrea, universidade corporativa do CREA-SC, oferece o curso gratuito "Princípios de ESG", que aborda as práticas de sustentabilidade no mundo atual e sua conexão com o Pacto Global e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Foto (Divulgação) Kita Xavier
Publicado 31/10/2024 15:54
A Comissão Eleitoral da OAB/SC rejeitou a representação apresentada pela candidatura Vivian de Gann dos Santos, da Chapa "Muda OAB", contra a Chapa 3 – "União, Trabalho e Transformação", liderada por Juliano Mandelli. A representação alegou que a chapa da situação, por meio de ato praticado pela subseção da OAB de INDAIAL, teria cometido infrações eleitorais relacionadas a "violência política". No entanto, após análise detalhada, a comissão concluiu que as acusações são totalmente infundadas e rejeitaram liminarmente a denúncia.
Regular
Segundo o relator, Luciano Zambrota, o ato de exoneração do advogado Fernando Dallarosa, apontou como assédio político na denúncia, é de competência exclusiva do presidente da Subseção de Indaial e foi totalmente regular, sem qualquer relação com o processo eleitoral. Além disso, a comissão destacou que tal ato não caracteriza abuso de poder ou violência política, como foi indevidamente sugerido pela oposição.
Ética profissional
A decisão aponta também uma preocupação com a ética profissional: o fato de uma reunião ter sido registrado pelo advogado denunciante sem o consentimento das partes envolvidas, bem como estas desleal a divulgação sensacionalista da representação na imprensa, configurando tentativa de "criar um fato político" para beneficiar uma campanha de oposição. A Comissão Eleitoral classificou esse comportamento como antidemocrático e enfatizou a importância de manter o respeito aos preceitos éticos da profissão.
Rejeitada
Assim, a representação foi rejeitada e o processo encaminhado ao Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/SC para averiguações ético-disciplinares, especialmente quanto ao teor da gravação, que sugere um desentendimento entre o advogado e o presidente da subseção da OAB INDAIAL não relacionado ao processo eleitoral da entidade. Segundo a presidente da subseção do INDAIAL, Caroline Arnhold, as atitudes do advogado denunciante, que desrespeitaram uma mulher no exercício da presidência da subseção, a configurar violência política de gênero, serão apreciadas pelo Tribunal de Ética e Disciplina da OAB.
Foto (Imagem ilustrativa)
Publicado 30/10/2024 15:55
Na noite desta quarta-feira, advogados de Itajaí se reuniram para apoiar as propostas que buscam devolver o protagonismo da advocacia itajaiense, em um momento de renovação.
Prerrogativas da profissão
A Chapa 102 - OAB Forte e Presente apresentou suas propostas, que surgiram das demandas identificadas junto aos advogados. Com um compromisso firmado de atuar com portas abertas para advogados e advogadas, a chapa está focada em defender as prerrogativas da profissão, promover uma gestão transparente, oferecer apoio ao jovem advogado, dar autonomia às comissões temáticas e representar ativamente a classe nos conselhos municipais .
Daniel e Karen
Formada por profissionais experientes e comprometidos com o futuro da advocacia em Itajaí, a Chapa 102 conta com Daniel Melim Gomes (OAB/SC 11.832) como Presidente; Karen Pinto (OAB/SC 36.012), Vice-Presidente; Bianca Celestino dos Santos (OAB/SC 43.538), Secretária Geral; Regiane Zendron (OAB/SC 22.104), Secretária Adjunta; e Tiago Luiz Xavier Gonçalves (OAB/SC 37.359), Tesoureiro.
Reescrever
A eleição para a diretoria da subseção e para os conselheiros estaduais está marcada para 22 de novembro, das 9h às 17h, e ocorrerá de forma on-line. Para os integrantes da chapa do Daniel Melim, os advogados de Itajaí, essa eleição representa a oportunidade de reescrever a história da advocacia local com mais força e presença.
Foto (Divulgação)
Publicado 29/10/2024 20:52
Alterado 30/10/2024 15:54
A chapa Muda OAB, que disputa a presidência da entidade com a advogada Vivian De Gann, protocolou, uma representação junto à comissão eleitoral denunciando assédio de integrantes da situação contra advogados que apoiam a oposição. Na denúncia, foram anexados documentos (cópia de mensagens e áudios) que comprovam a exoneração do presidente da comissão da jovem advocacia de Indaial, Fernando Dalarrosa, após declaração de apoio à oposição. Segundo Vívian, há vários relatos sobre intimidações e constrangimentos em diversas subseções e na Capital. “Querem calar a advocacia”, protestou.
Terrorismo
Candidato a uma vaga ao Conselho Federal, o ex-presidente Tullo Cavallazzi Filho já tinha feito a denúncia durante entrevistas concedidas na última terça-feira em Criciúma. “O que está ocorrendo é terrorismo e nós não vamos permitir. Todo o assédio será denunciado. Vamos criar um canal exclusivo para receber denúncias de todo o Estado”, avisou.
Retratação pública
O ex-presidente da comissão da jovem advocacia, Fernando Dalarrosa, disse que interlocutores da situação exigiram uma retratação pública para não destituí-lo do cargo. “Eu entendo que a OAB é um espaço democrático e que proibir advogados de fazerem a crítica é algo inadmissível. Como não atendi a exigência, fui exonerado e excluído de todos os grupos”, conta.
Foto (Divulgação) Fernando Dalarrosa
Publicado 29/10/2024 20:50
A secretária de Saúde da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, a bonitona Zama Freitas, parece que tá perdida faz tempo. A abobrona tirou a Unidade Básica de Saúde da Várzea do Ranchinho na capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú, e transferiu pra um prédio no Monte Alegre. Tirou de um bairro e levou pra outro, primeiro erro.
Dificuldades de acesso
Outro erro crasso e sem noção é que colocou a UBS em um prédio comercial, de representações de empresa etc e tal. O cidadão, ferrado, sofrendo, precisando de atendimento médico, vai ter que vir da Várzea, junto com o povo do Monte Alegre e pra adentrar no edifício precisa apresentar foto, certidão de nascimento, RG, bons antecedentes e o escambau. Uma vergonha!
Inalda e Silveira berraram
Os vereadores — a bocuda Inalda do Carmo (PSD) e o Alexandre Silveira (MDB) — já berraram na tribuna da casa do povo contra esse descalabro. Mas, parece que a secretária Zama botou botox nos zovidos e nada. E o prefeito da ponte aérea, Elcio Bisturi Kuhnen (MDB), que é médico? Largou de vez? Entrega logo pro Pavan, então!
Foto (Divulgação)
R$ 42.500,00
R$ 1.500.000,00
R$ 2.000,00
⚖️🚔 MAIS UM FAMILIAR ENVOLVIDO! A Polícia Civil de Itajaí prendeu o cunhado do homem que matou a mãe ...