PRA BRILHAR
Alunos de Itajaí representam o Brasil em mundial de robótica nos EUA
Grupo com seis alunos precisa de apoio para viagem internacional
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
Itajaí estará representada no cenário internacional da educação e da robótica educacional. A equipe Maremoto, formada por seis alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio São José, foi convidada para representar o Brasil no First Championship, um dos maiores eventos mundiais de robótica educacional. O campeonato acontece entre os dias 29 de abril e 2 de maio de 2026, em Houston, no estado do Texas, nos Estados Unidos.
O convite é resultado do desempenho ao longo de 2025. A equipe venceu a etapa regional da First Lego League Explore, em maio, e voltou a conquistar o primeiro lugar na etapa nacional, em novembro. Com isso, garantiu reconhecimento em nível nacional e a vaga no campeonato mundial. O Brasil terá apenas duas equipes nessa categoria no evento, o que torna a conquista ainda mais expressiva.
Continua depois da publicidade
A presença da equipe Maremoto no mundial coloca Itajaí e a escola em evidência no cenário internacional da educação, mostrando como investimentos em práticas pedagógicas inovadoras desde os primeiros anos geram resultados concretos e inspiradores.
Para viabilizar a participação no evento internacional, a equipe busca apoio e parcerias institucionais, já que os custos envolvem inscrição, deslocamento internacional, hospedagem e logística. Os interessados em colaborar e apoiar a viagem para os Estados Unidos podem entrar em contato com Ana Paula de Moura Soares, coordenação pedagógica do São José, no telefone (051) 98108-4889.
A First vai além da robótica. O programa utiliza desafios práticos, criativos e colaborativos para despertar, desde cedo, o interesse das crianças pela ciência e tecnologia. As atividades desenvolvem competências como trabalho em equipe, resolução de problemas, pensamento crítico e liderança, habilidades consideradas fundamentais em um mundo cada vez mais impulsionado pela tecnologia.
No Colégio São José, a robótica e a inovação fazem parte do currículo por meio da disciplina de Tecnologia Aplicada à Educação (TAE), oferecida da Educação Infantil ao Ensino Médio. A partir desse trabalho contínuo e estruturado, a instituição conta hoje com cinco equipes de competição, que representam a escola em eventos regionais, nacionais e internacionais de robótica educacional.
A equipe Maremoto surgiu nesse contexto pedagógico, a partir das aulas de TAE, nas quais os estudantes desenvolvem projetos que integram robótica educacional, cultura maker e pensamento computacional. Atualmente, os alunos estão em fase de preparação para o mundial, com alto engajamento, autonomia e entusiasmo.
Franciele Marcon
Fran Marcon; formada em Jornalismo pela Univali com MBA em Gestão Editorial. Escreve sobre assuntos de Geral, Polícia, Política e é responsável pelas entrevistas do "Diz aí!"
