💼 EDUCAÇÃO FINANCEIRA
MEI subiu: veja como se organizar e buscar ajuda gratuita
Reajuste do DAS-MEI muda o valor pago todo mês
Ana Zigart [editores@diarinho.com.br]
Quem é MEI sabe: todo mês tem boleto para pagar. Em 2026, esse valor muda, mas isso não precisa virar dor de cabeça. Com organização e ajuda gratuita dá para manter as contas em dia e ainda planejar o futuro do negócio.
Com o reajuste do salário mínimo para R$ 1621, a contribuição mensal do Microempreendedor Individual (MEI) foi atualizada. O pagamento do DAS-MEI varia conforme a atividade exercida e vence sempre no dia 20, mesmo quando não há faturamento. Manter a guia em dia garante benefícios previdenciários como aposentadoria e auxílio-doença.
Continua depois da publicidade
Para o educador financeiro Renato Costa, do Sicoob, o principal passo é tratar o DAS como parte do custo fixo do negócio.
Além da organização básica, o microempreendedor pode contar com apoio especializado. O Sicoob oferece gratuitamente o curso Finanças para MEI, disponível na plataforma Se Liga Finanças ON, com aulas práticas sobre controle de gastos, separação das finanças pessoais, criação de reserva de emergência e planejamento financeiro.
Para participar, basta acessar seligafinancas.institutosicoob.org.br, fazer um cadastro simples e iniciar o curso. O MEI também pode agendar consultorias financeiras individuais, gratuitas e online, realizadas por orientadores especializados, pelo site clinicasfinanceiras.institutosicoob.org.br.
Segundo o especialista, buscar orientação faz diferença no dia a dia.
Ana Zigart
Ana Caroline Zigart, jornalista no DIARINHO, pós-graduada em Marketing, Inovação e Criatividade pela Univali. Atua no jornalismo impresso, site e redes sociais.
