O município promete uma folia inspirada no “carnaval raiz” dengo-dengo, com atrações para toda a família. A programação terá bailes, concursos, blocos e escolas de samba, na Vila do Samba Vilma de Souza Dias. A montagem da estrutura e definição das atrações ficarão a cargo da empresa contratada.
Continua depois da publicidade
A Vila do Samba será montada na Arena de Eventos do Pontal, batizada de Vilma de Souza Dias, uma das principais figuras da cultura carnavalesca de Navegantes. Moradora do bairro São Domingos, ela foi por 25 anos porta-bandeira da Escola de Samba Unidos do São Domingos, fundada por sua família em 1980.
O projeto segue a proposta de fazer o resgate histórico do carnaval dengo-dengo, com raízes desde 1930, segundo o superintendente municipal de Cultura, Marcos Montagna. “Estamos resgatando a essência da festa popular, valorizando os ritmos tradicionais, as baterias, os blocos, os bailes e a participação das sociedades e das escolas de samba que construíram essa história ao longo do tempo”, comenta.
As sociedades que marcaram a história da festa, como Vera Cruz, 1º de Janeiro, Almirante Tamandaré e União serão homenageadas, dando nome aos bailes de máscaras e presente nas cores da decoração. Os detalhes da programação estão sendo definidos, mas moradores e turistas terão opções de bailes para crianças, adultos, terceira idade e até para os pets.
O edital da Fundação Cultural de Navegantes prevê a contratação de artistas e bandas locais e regionais, como o grupo Siri na Lata, a cantora Bárbara Damásio, a banda Jacarezinho e a Banda S/A. O requisito visa garantir a qualidade artística, a valorização cultural e o investimento público no evento, com atrações reconhecidas na região.
A Vila do Samba terá uma estrutura completa para os foliões, com palco para os shows, pavilhão gastronômico, vila do chopp, espaços instagramáveis, banheiros, brinquedos infláveis, charangas, serviço de pintura facial e corporal, máquina de espuma e equipes de segurança e limpeza. O acesso será gratuito pra população.
BC terá carnaval de rua com blocos, escolas e charangas
Em Balneário Camboriú, a programação do Viva Folia BC 2026 acontecerá na avenida Atlântica e nos bairros da cidade. Detalhes das atrações devem ser divulgados pela prefeitura ainda nesta sexta-feira, quando encerrou o prazo pra credenciamento de blocos e escolas de samba.
O edital tem investimento estimado de R$ 711 mil. O projeto prevê a seleção de até 15 blocos e escolas de samba, que desfilarão na Atlântica de 14 a 16 de fevereiro, e 12 charangas acompanhadas de bandas, que circularão pelos bairros de 13 a 17 de fevereiro.
A estratégia da prefeitura foi de descentralização do evento, com roteiros itinerantes de charangas nos bairros, e não só desfiles na orla, visando ampliar a atratividade turística e a geração dos impactos econômicos da festa pra cidade.
Continua depois da publicidade
Os trajetos e horários dos desfiles das charangas serão definidos pela secretaria de Turismo e terão duas horas de apresentação. Na Atlântica, a ordem dos desfiles dos blocos e escolas também será decidido pela secretaria, com apoio da Liga Carnavalesca Independente de Balneário Camboriú.