SAÚDE PÚBLICA
Sete hospitais públicos de SC entre os 100 melhores do Brasil
Levantamento nacional destaca unidades catarinenses; Marieta ficou fora da lista
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
Um levantamento inédito revelou os 100 melhores hospitais públicos do Brasil, e sete deles ficam em Santa Catarina. Entre os destaques está o Hospital Ruth Cardoso, de Balneário Camboriú, recém-estadualizado. SC é o estado da região sul com mais hospitais na lista. Na sequência vem Paraná com cinco e Rio Grande do Sul com dois.
São Paulo lidera o ranking com 30% das unidades citadas, seguido de Goiás (10%), Pará (7%), Santa Catarina (7%), Pernambuco (6%), Rio de Janeiro (6%), Paraná (5%), Amazonas (3%), Bahia (3%), Distrito Federal (3%), Maranhão (3%), Minas Gerais (3%), Ceará (2%), Espírito Santo (2%), Mato Grosso do Sul (2%), Rio Grande do Sul (2%), Tocantins (2%), Piauí (1%), Rio Grande do Norte (1%) e Sergipe (1%).
Continua depois da publicidade
Além do Ruth Cardoso, aparecem na lista os hospitais Governador Celso Ramos e a Maternidade Carmela Dutra, de Floripa, o Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria, de Joinville, o Hospital Regional de São José e Instituto de Cardiologia Santa Catarina (ICSC), de São José, e o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, de São Miguel do Oeste.
O hospital Marieta Konder Bornhausen, atualmente considerado o maior hospital de Santa Catarina, não aparece na lista porque embora atenda mais de 90% pelo SUS, também oferece atendimento por convênio de plano de saúde ou particular, ficando de fora da lista que é 100% SUS.
O estudo divulgado nesta semana, foi feito pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross), em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS), Instituto Ética Saúde (IES), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
A pesquisa é a primeira fase classificatória do Prêmio Melhores Hospitais Públicos do Brasil, promovido pelas cinco entidades. A premiação final, que vai divulgar o top 10 das melhores unidades públicas do país, está prevista para maio deste ano.
Para o médico sanitarista Renilson Rehem, ex-presidente do Ibross e coordenador do estudo, dar visibilidade aos melhores hospitais públicos é uma forma de fortalecer o SUS.
Os critérios de avaliação incluíram acreditação hospitalar — processo voluntário de certificação dos serviços de saúde —, taxas de ocupação e de mortalidade, disponibilidade de leitos de terapia intensiva e tempo médio de internação dos pacientes.
SP na liderança
Segundo os organizadores, a liderança de São Paulo acontece porque o estado tem mais hospitais públicos que atendem exclusivamente pelo SUS, tanto proporcionalmente quanto em números absolutos. Das 30 instituições paulistas destacadas, 17 são estaduais e as demais municipais.
O levantamento considerou hospitais federais, estaduais ou municipais que oferecem assistência 100% SUS, sem convênio com operadoras de saúde. Foram incluídos hospitais gerais — adultos e pediátricos — e especializados em ortopedia, oncologia, cardiologia e maternidade. Ficaram de fora os hospitais psiquiátricos e de longa permanência.
Continua depois da publicidade
Foram avaliadas apenas instituições com mais de 50 leitos e produção registrada no Sistema de Informações Hospitalares (SIH) do Ministério da Saúde, no período de agosto de 2024 a julho de 2025.
HOSPITAIS DA REGIÃO SUL
Santa Catarina
Florianópolis: Hospital Governador Celso Ramos
Continua depois da publicidade
Joinville: Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria
Balneário Camboriú: Hospital Municipal Ruth Cardoso (já estadualizado)
São José: Hospital Regional de São José Dr. Homero Miranda Gomes
Continua depois da publicidade
São Miguel do Oeste: Hospital Regional Terezinha Gaio Basso
São José: Instituto de Cardiologia Santa Catarina (ICSC)
Florianópolis: Maternidade Carmela Dutra
Paraná
Curitiba: Complexo do Hospital de Clínicas da UFPR HC e MVFA
Curitiba: Complexo Hospitalar do Trabalhador
São José dos Pinhais: Hospital e Maternidade Municipal de São José dos Pinhais
Araucária: Hospital Municipal de Araucária
Cascavel: Hospital Universitário do Oeste do Paraná
Rio Grande do Sul
Erechim: Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim
Porto Alegre: Hospital Cristo Redentor
Franciele Marcon
Fran Marcon; formada em Jornalismo pela Univali com MBA em Gestão Editorial. Escreve sobre assuntos de Geral, Polícia, Política e é responsável pelas entrevistas do "Diz aí!"
