SOB NOVA DIREÇÃO
Codeba assume o Porto de Itajaí nesta quarta
Seminário marca a mudança de comando e vai reunir gestores, secretário nacional de portos e lideranças do PT
João Batista [editores@diarinho.com.br]
O Porto de Itajaí faz um seminário que marca o início da gestão da Companhia Docas do Estado da Bahia (Codeba) como chefe da autoridade portuária no complexo portuário de Itajaí após o rompimento com o Porto de Santos. Durante o evento que acontece nesta quarta-feira, será assinado o novo convênio de gestão transitória, com prazo de um ano, até que Itajaí tenha sua própria Companhia Docas.
Além da oficialização da nova gestão, o evento terá a entrega de equipamentos pra guarda portuária de Itajaí, marcando o primeiro ato administrativo da relação institucional entre o Porto de Itajaí e a Codeba.
Continua depois da publicidade
Depois da abertura, o seminário seguirá com uma mesa de debates, que vai abordar a retomada das operações do porto e apresentar as principais ações e projetos estratégicos para 2026.
O evento contará com a presença do secretário Nacional de Portos, Alex Ávila. Ele vai falar do protagonismo dos portos da região sul na movimentação nacional de cargas e contêineres e dos principais projetos do Ministério dos Portos para o primeiro semestre de 2026. Entre eles está o leilão do arrendamento definitivo do Porto de Itajaí, com estudos técnicos já aprovados, e a concessão do canal de acesso portuário.
O superintendente do Porto de Itajaí, João Paulo Tavares Bastos Gama, e o presidente da Codeba, Antônio Gobbo, vão falar da movimentação dos portos, com a apresentação institucional da nova autoridade portuária. Completarão a mesa o presidente nacional do Sebrae, Décio Lima, tratando da relação porto-cidade e aspectos econômicos, e a deputada federal Ana Paula Lima (PT), abordando o novo marco legal dos portos.
Balanço positivo
Um dos destaques nas apresentações será o balanço na retomada do Porto de Itajaí e as perspectivas de crescimento com um novo ciclo de investimentos a partir das novas concessões. O complexo portuário de Itajaí fechou o mês de novembro de 2025 com alta de 20% na movimentação em relação ao mesmo período do ano anterior, somando 1,5 milhão de toneladas, sendo 564.547 só no Porto de Itajaí.
No acumulado do ano, entre janeiro e novembro, o complexo teve alta de 11% na movimentação, enquanto o porto peixeiro cresceu quase 500%, passando de 754.052 pra 4,2 milhões de toneladas entre 2024 e 2025, fase marcada pela volta das operações após a crise no terminal. “Isso demonstra regularidade operacional, eficiência e confiança do mercado, com impacto direto na economia de Itajaí, de Santa Catarina e do Brasil”, disse o superintendente.
Na movimentação de contêineres até novembro, o Porto de Itajaí registrou 326 mil TEUs na área arrendada e no cais público, num crescimento recorde de mais de 1000%, diante dos menos de 30 mil TEUs movimentados no mesmo período de 2024. Até o último dado disponível, novembro foi o melhor mês nas operações de contêineres em 2025 no Porto de Itajaí, com 40.223 TEUs movimentados.
Leilões nos próximos meses
Continua depois da publicidade
Com a movimentação em alta e faturamento recorde – a projeção era de R$ 180 milhões em 2025 – o Porto de Itajaí inicia o ano mirando os principais projetos. A concessão do canal portuário, que vai preparar o complexo pra receber navios de até 400 metros de comprimento, tem edital previsto pra sair até março. Já o leilão do porto é esperado até junho. Para isso, o Ministério dos Portos pretende ter o aval do Tribunal de Contas da União (TCU) pro edital até abril de 2026.
Outro avanço esperado é a criação da Companhia Docas de Santa Catarina, empresa pública federal que ficará responsável pela gestão do Porto de Itajaí. O processo está em andamento junto ao governo federal e deve ser concluído em cerca de um ano. A partir do momento em que a nova Docas for criada, o convênio prevê que a Codeba deixe automaticamente a gestão em Itajaí, com o terminal voltando a ter administração autônoma em definitivo.
João Batista
João Batista; jornalista no DIARINHO, formado pela Faculdade Ielusc (Joinville), com atuação em midia impressa e jornalismo digital, focado em notícias locais e matérias especiais.
