A agressão começou quando torcedores do time paulista retornavam de Caxias do Sul, pela BR 101, após a vitória sobre o Juventude, enquanto os colorados voltavam de São Paulo, após derrota para o São Paulo por 3 a 0.
Continua depois da publicidade
A emboscada, organizada por integrantes da torcida santista, fez o trecho da rodovia virar um palco de guerra. Houve mobilização de todas as forças policiais para tomar o controle da BR 101 que chegou a ser interditada por causa da confusão.
Segundo a Polícia Militar, sete ônibus da torcida do Santos interceptaram um ônibus do Internacional. O encontro aconteceu quando os veículos trafegavam em sentidos opostos — os santistas iam para São Paulo e os colorados para Porto Alegre. A emboscada teria sido planejada, segundo informações de torcedores que estavam em Itapema. A suspeita é de que a localização do ônibus do Inter tenha sido monitorada até o momento do ataque.
Ataque covarde
Por volta das 10 horas da manhã, membros da torcida do Santos atravessaram a pista da BR 101, atacaram e depredaram o veículo dos gaúchos. Os vândalos ainda saquearam pertences dos passageiros e lançaram foguetes e objetos contra o ônibus.
Pedras, barras de ferro e materiais furtados de uma obra próxima foram utilizados. Parte da estrutura metálica que separa as pistas foi derrubada e houve depredação no local. Foguetes foram disparados contra os torcedores gaúchos.
A ação mobilizou equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Militar — com apoio do Batalhão de Choque, Bope, 12º BPM de Balneário Camboriú, 31º BPM de Itapema e da Guarda Municipal —, além de ajuda aérea do helicóptero Águia e a presença do subcomandante-geral da corporação, coronel Jofrey dos Santos Silva.
Por volta das 11h, a situação já estava controlada, mas a BR 101 seguia com bloqueios e trânsito lento por causa dos ônibus parados, barreiras policiais e presença de curiosos. O ônibus do Internacional, totalmente depredado, seguiu viagem sob a escolta da PRF.
Feridos
O Samu atendeu seis torcedores do Santos no local. A Prefeitura de Itapema informou que três torcedores do Internacional — G.G.C., 33 anos; W.L.L., 42 anos, e J.F.S., 70 anos — foram levados ao Hospital Santo Antônio, após serem atingidos por rojões e outros artefatos. Eles permanecem em avaliação médica. Outros três torcedores do Santos foram atendidos na UPA de Itapema após passarem mal durante a revista. Todos foram liberados.
Dez integrantes da torcida do Santos foram encaminhados à delegacia, mas acabaram liberados. A identificação completa dos santistas está sendo feita na delegacia para que eles possam ser responsabilizados.
Continua depois da publicidade
“Bando de abobado”
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), se manifestou nas redes sociais sobre a selvageria na BR 101, em Itapema. Sem economizar nas críticas, o governador disparou: “Um bando de abobado resolveu vir pra Santa Catarina pra brigar durante deslocamento entre as torcidas do Santos e Inter. Vão parar atrás das grades. Já mandei levantar tudo: quem os trouxe, autorizações etc. Não são bem-vindos aqui, nem pra passar de um estado para outro!”, escreveu, junto a um vídeo que mostra a prisão dos envolvidos.
Em outro vídeo, no qual torcedores aparecem enfileirados durante revista da polícia, o governador comentou: “Agora estão meditando e refletindo sobre o que fizeram...”.
Continua depois da publicidade