REGIÃO
PF faz operação contra quadrilha que usa “mulas” para levar drogas ao exterior
Polícia desarticulou bando depois de apreensão de cocaína no aeroporto de Navegantes
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
A Polícia Federal desarticulou uma quadrilha de tráfico internacional que aliciava pessoas para levar drogas ao exterior. As ordens de busca e apreensão e as prisões foram cumpridas nesta quinta-feira em Biguaçu, São José, Itajaí e Grande Florianópolis.
A investigação começou bem antes, quando houve a prisão em flagrante de um traficante de 20 anos, em setembro de 2024, no aeroporto internacional de Navegantes. O homem foi flagrado com três quilos de cocaína presos ao corpo com ataduras, numa tentativa de embarcar para Paris, na França. O esquema que dava ao traficante a aparência de uma “múmia do pó”, foi descoberto durante a passagem pelo raio-x do terminal.
Continua depois da publicidade
O traficante foi encaminhado à sede da Polícia Federal em Itajaí e depois levado ao presídio da Canhanduba, mas permaneceu menos de 24 horas preso, sendo liberado durante a audiência de custódia.
Durante a investigação, a PF identificou que o grupo traficava há três anos em Santa Catarina, utilizando o método de aliciamento para transportar cocaína em voos internacionais com destino à Europa.
Durante as diligências desta quinta, a PF apreendeu R$ 17,8 mil em dinheiro na casa de um dos principais investigados, além de um revólver calibre 38 em outro endereço. Um traficante foi preso em flagrante.
Franciele Marcon
Fran Marcon; formada em Jornalismo pela Univali com MBA em Gestão Editorial. Escreve sobre assuntos de Geral, Polícia, Política e é responsável pelas entrevistas do "Diz aí!"
