OFICIAL
Assinado o contrato que cede ex-sede da PF pro Conservatório de Música de Itajaí
Acordo passa imóvel do governo federal para as mãos do município
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
O casarão Nelson Seara Heusi, ex-sede da Polícia Federal em Itajaí, passou oficialmente pras mãos da prefeitura pra que o local vire a nova casa do Conservatório de Música Popular de Itajaí. O contrato de cessão pela Secretaria do Patrimônio da União (SPU) foi assinado na semana passada e publicado na sexta-feira.
A assinatura do contrato oficializa a cessão do imóvel por 20 anos para o município de Itajaí. A cessão é gratuita e encerra uma espera de mais de cinco anos pra uma definição sobre o futuro do imóvel, que estava desocupado e sofria com abandono, invasões, furtos e falta de manutenção.
Continua depois da publicidade
O casarão ainda passará por melhorias para poder abrigar o conservatório. A previsão da Fundação Cultural é que a mudança ocorra já no primeiro semestre de 2026. Atualmente, o conservatório funciona provisoriamente na Univali. Antes, a escola atendia na Casa da Cultura Dide Brandão.
Com a sede própria, o conservatório poderá organizar melhor as atividades. Haverá salas adequadas para as aulas, um auditório para apresentações, biblioteca acessível, locais para ensaio dos grupos musicais, além de uma secretaria e espaço para guardar os instrumentos.
“O Conservatório de Música Popular de Itajaí é muito mais que uma escola, é um centro de formação artística, cultural e cidadã que transforma vidas. Ter uma sede própria é essencial para garantir autonomia, estrutura adequada e condições dignas para o ensino, prática e difusão da música”, comentou a diretora da escola, Liza Amaral.
Redação DIARINHO
Reportagens produzidas de forma colaborativa pela equipe de jornalistas do DIARINHO, com apuração interna e acompanhamento editorial da redação do jornal.
