BANDEIRA BRANCA
EUA reduzem tarifas para café, laranja, carne bovina e outros produtos brasileiros
Medida foi anunciada nesta sexta e está sendo avaliada pelo governo brasileiro
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
A Casa Branca publicou nesta sexta-feira um decreto do presidente Donald Trump, dos Estados Unidos, para isentar determinados produtos agrícolas de tarifas de 50% que estavam em vigor desde abril. Entre os produtos estão carne, café, açaí, algumas frutas tropicais frescas ou congeladas e castanha-do-pará. Com a nota publicada pela Casa Branca, alguns itens deixarão de estar sujeitos às tarifas recíprocas. Ainda não há definição sobre qual será o percentual de redução das tarifas para os produtos citados.
Após o encontro do presidente Lula com Trump, em 26 de outubro, o recuo da taxação sobre o Brasil passou a ser negociado na última quarta-feira pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, com o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, em Niágara, no Canadá, à margem da reunião do G7, grupo dos países mais industrializados do mundo.
Continua depois da publicidade
Segundo o Itamaraty, os dois conversaram sobre o andamento das negociações envolvendo tarifas comerciais. Mauro Vieira informou que o Brasil encaminhou, no último dia 4 de novembro, uma proposta de negociação aos EUA após reunião virtual entre as equipes técnicas dos dois países. O chanceler ressaltou a importância de avançar nas tratativas, conforme orientação dos presidentes que falaram do tema durante encontro recente na Malásia.
Uma nova reunião aconteceu na quinta-feira e, nesta sexta, saiu o texto dos Estados Unidos com as novas medidas. Nele, Trump diz que tomou a decisão depois de considerar informações fornecidas por autoridades, o andamento das negociações com parceiros comerciais, a demanda interna por produtos e a capacidade de produção.
“Depois de considerar as informações e recomendações que esses funcionários me forneceram, o status das negociações com vários parceiros comerciais, a demanda doméstica e a capacidade atual de produzir certos produtos, entre outras coisas, determinei que é necessário e apropriado modificar ainda mais o escopo dos produtos sujeitos à tarifa recíproca imposta pela Ordem Executiva 14257, conforme alterado. Especificamente, determinei que certos produtos agrícolas não estarão sujeitos à tarifa recíproca imposta nos termos do Executivo 14257, conforme alterado”, afirma o documento.
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços informou que está analisando a ordem executiva assinada por Trump.
Tarifaço
O encontro entre Trump e Lula durou cerca de 50 minutos em Kuala Lumpur, na Malásia, durante a 47ª Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean).
Durante a reunião, Lula disse que não havia razão para desavenças com os Estados Unidos e pediu a Trump a suspensão imediata do tarifaço contra as exportações brasileiras.
Em julho deste ano, Trump anunciou um tarifaço de 50% sobre todos os produtos brasileiros exportados aos Estados Unidos. Na sequência, ministros do governo brasileiro e do Supremo Tribunal Federal (STF) também foram alvo da revogação de vistos de viagem e de outras sanções pela administração norte-americana.
“O Brasil tem interesse de ter uma relação extraordinária com os Estados Unidos. Não há nenhuma razão para que haja qualquer desavença entre Brasil e Estados Unidos, porque nós temos certeza que, na hora em que dois presidentes sentam em uma mesa, cada um coloca seu ponto de vista, cada um coloca seus problemas, a tendência natural é encaminhar para um acordo”, afirmou o presidente.
Continua depois da publicidade
Na semana passada, Lula disse que voltaria a telefonar para o presidente dos Estados Unidos caso não houvesse avanços nas negociações comerciais entre os dois países até o encerramento da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontece em Belém (PA).
PRODUTOS COM REDUÇÃO DO TARIFAÇO
Continua depois da publicidade
* Carnes
* Café
* Chá
Continua depois da publicidade
* Ervas
* Frutas
* Vegetais
* Tubérculos
* Açaí
* Castanhas e sementes
* Especiarias e condimentos
* Cereais
Franciele Marcon
Fran Marcon; formada em Jornalismo pela Univali com MBA em Gestão Editorial. Escreve sobre assuntos de Geral, Polícia, Política e é responsável pelas entrevistas do "Diz aí!"
